Onde se fala o pior português no Brasil?

Perguntado por: iapolinario . Última atualização: 20 de janeiro de 2023
4.5 / 5 5 votos

Em nenhum: não existe essa de português mais ou menos correto. “Já circulou pelo Brasil o mito de que era no Maranhão”, diz o linguista Marcos Bagno, da Universidade de Brasília.

O sotaque do carioca é considerado o sotaque oficial do Brasil - TV Senado.

Por isso, o sotaque carioca é considerado o mais próximo do português de Portugal. A cidade do Rio de Janeiro foi sede da corte portuguesa entre os anos 1808 e 1821 e, deste período histórico, ainda restaram algumas características na fala.

Cada região tem sua forma peculiar de falar, em alguns lugares se puxa o R, como no interior de São Paulo, em outros o S, como no Rio de Janeiro, em algumas áreas se fala bastante rápido, no Ceará, por exemplo, em outras se fala bastante devagar, como na Bahia.

Uma de suas marcas, que hoje caracteriza o português paulista, era o “r” retroflexo, também conhecido como “r” caipira. Ele substituiu o “r” chiado dos portugueses, que os índios não conseguiam pronunciar. Na sintaxe indígena, o plural não redunda ao longo da sentença, o que poderia explicar o hábito paulista.

Voltando para as origens, também é preciso saber por que o sotaque carioca é considerado o original do Brasil. A explicação está no fato de que o sotaque carioca é o que mais se aproxima do português lusitano, ou seja, do português oriundo de Portugal.

Resposta. Não existe português mais bonito e mais correto. A língua apresenta variações geográficas. Vocabulário, ritmo e pronúncia também são influenciados pela diversidade de povos que formaram cada sociedade.

Pesquisa foi realizada por canal estatal da TV portuguesa. Em segundo lugar ficou o líder comunista Álvaro Cunhal.

Um levantamento realizado por um aplicativo de relacionamentos apontou que os mineiros têm o sotaque mais atraente do Brasil. O estudo realizado pela empresa Happn em setembro de 2021 ouviu 2.000 internautas de todas as regiões do país. Dentre eles, 35% revelaram que o “jeitinho” mineiro de falar é o favorito.

O sotaque mineiro é considerado o mais atraente do Brasil.
Já dentre os sotaques mais sedutores, 35% dos brasileiros apontaram o sotaque mineiro como o mais atraente, seguido pelo sotaque gaúcho (33%), paulista (27%), carioca (25%) e pernambucano (17%).

LONDRES - O sotaque britânico é o mais atraente do mundo, de acordo com uma pesquisa feita com 11 mil pessoas em 24 cidades ao redor do mundo. Mais de um quarto dos entrevistados elegeu a pronúncia na pesquisa "Global Dating", realizada pela revista "Time Out".

Usar “moça” ou “moço” para chamar alguém
Procure, ao invés disso, usar os tradicionais “com licença”, “me desculpe”, “bom dia”. O mesmo vale para a expressão usada quando não entendemos algo e queremos que a pessoa repita o que disse. O nosso primeiro impulso é dizer “Hã?”, “Oi?”, “Não entendi”.

A língua portuguesa, também designada português, é uma língua indo-europeia românica flexiva ocidental originada no galego-português falado no Reino da Galiza e no norte de Portugal.

O sotaque do estado do Rio de Janeiro e algumas áreas do sul do Brasil é mais neutro.

Sotaque mineiro é considerado o mais sedutor do Brasil. Crédito: Getty Creative. Os mineiros têm fama de come quieto e o jeito de falar mais gostoso. Pelo menos é o que indica uma pesquisa feita pelo aplicativo de relacionamentos Happn com mais de dois mil usuários brasileiros.

Mesmo depois de décadas falando uma língua que não é a sua, a grande maioria das pessoas ainda terá algum sotaque. Isso acontece porque o cérebro humano “aprende” ou “grava” os sons da pronúncia da língua materna quando somos crianças.

Muito buscada por atores, radialistas, jornalistas e repórteres televisivos – entre outros profissionais que atuam com a fala -, a neutralidade do sotaque pode ser conquistada com do auxílio da fonoaudiologia que através de exercícios, realiza esse feito.

Porta, portão, porteira: conheça a rota do 'caipirês' falado no Estado de São Paulo. A língua se curva para trás, com a ponta quase tocando o céu da boca, e, pronto: está dito o erre puxado tão característico do sotaque do interior de São Paulo.

Os portugueses gostam dos brasileiros
E no final, todos concordam que a vinda dos brasileiros para Portugal foi muito positiva, não só por ajudarem a contribuir para a economia do país, como para o desenvolvimento da cultura portuguesa.