Onde era falado ó galego-português?

Perguntado por: aornelas . Última atualização: 21 de janeiro de 2023
4.9 / 5 8 votos

O galego-português foi o idioma que deu origem às línguas galaico-portuguesas, ou seja, as línguas originadas na região ocidental da Península Ibérica. O galego-português foi falado durante a Idade Média nas regiões de Portugal e da Galiza, dando origem às línguas portuguesa e galega.

A separação entre o galego e o português se iniciará com a independência de Portugal (1185) e se consolidará com a expulsão dos mouros em 1249 e com a derrota em 1385 dos castelhanos que tentaram anexar o país.

No caso específico da península, foram línguas como o catalão, o castelhano e o galego-português (falado na faixa ocidental da península). Foi este último que gerou o português e o galego (mais tarde uma língua falada apenas na região de Galiza, na Espanha).

O galego-português formou-se a partir do século IX, na antiga província romana da Galécia, como resultado da assimilação do latim vulgar falado pelos conquistadores romanos a partir do século II d.C. Incorporou também léxico de origens pré-celta, celta, germânico, provençal, moçárabe.

Significado de Galego
[Regionalismo: algumas regiões do Nordeste] Qualquer pessoa que não nasceu no Brasil; estrangeiro, gringo. [Regionalismo: algumas regiões do Nordeste] Pessoa de pele muito clara e cabelos loiros; loiro.

O português arcaico se originou através da mistura entre os dialetos árabes e do latim, trazido à península ibérica durante a invasão muçulmana, dando, primeiro, origem ao galego-português, língua que mais tarde seria oficial em Portugal. Esta fase foi chamada de trovadoresca, e terminou em meados do século XIII.

O dicionário traz ainda a expressão "galego", cujo sentido se transformou. No original, é a pessoa natural da Galícia, no Norte da Espanha, mas em Pernambuco são aqueles que têm pele clara e, usualmente, cabelo loiro ou aloirado.

[Regionalismo: algumas regiões do Nordeste] Pessoa estrangeira; quem não nasceu no Brasil; gringa. [Regionalismo: algumas regiões do Nordeste] Quem tem os cabelos loiros e a pele clara; loira. [Linguística] Língua românica falada na Galiza, região situada na Espanha.

Nos 800 anos da língua portuguesa, a Torre do Tombo exibe o Testamento de D. Afonso II, o mais antigo documento escrito na nossa língua.

O primeiro marco para o surgimento da língua portuguesa ocorre no século II a.C., em um período de guerra. Em 218 a. C., os romanos dominam a região da Península Ibérica — local que abrange Portugal, Espanha, um pedaço da França e outras áreas.

O primeiro texto literário escrito em Português (Galego-Português) é da autoria de João Soares de Paiva, "Ora faz ost'o senhor de Navarra". Considera-se que terá sido escrito em 1196 (nunca depois). Trata-se de um cantar trovadoresco, uma sátira política dirigida contra Sancho de Navarra.

Nos anos seguintes, os muçulmanos foram alargando as suas conquistas na Península, assenhoreando-se do território designado em língua árabe como Al-Andalus; que governaram por quase oitocentos anos.

No que tange ao processo de retomada de territórios pelos cristãos, as populações que professavam a crença no Islã tiveram algumas denominações. Assim, quando esses grupos viviam na sua fé, mas sob o governo de reis cristãos, eram denominados “mudéjares”.

Em 1290, concluída a reconquista portuguesa, o rei Dinis I de Portugal decretou que a "língua vulgar" (o galego-português falado) fosse usada em vez do latim na corte, e nomeada "português".

A mais antiga manifestação literária galego-portuguesa que se tem notícia é a "Cantiga da Ribeirinha", também chamada de "Cantiga da Garvaia", composta por Paio Soares de Taveirós provavelmente no ano de 1189 (ou 1198, há rasuras na datação).

Entre as características de sua obra, destacam-se a intertextualidade, recorrência ao mundo onírico, predomínio da violência e da morte e as metamorfoses dos personagens.

'Galego' teria sido surpreendido por três ou quatro homens. Galego (à direita) era procurado pela polícia. Executado com cerca de 40 tiros um homem identificado como Galego ou Macarrão, nesta segunda-feira (9). O crime ocorreu no povoado Belém, no município maranhense de Tuntum, por volta de 1h.

O galego é um dos idiomas oficiais da região da Galiza, onde 56% da população o fala como primeira língua. Costuma ser a primeira língua da geração mais velha. Seu vocabulário vem predominantemente do latim, com algumas influências germânicas e celtas.

Galego é um termo pejorativo usado no sul de Portugal para designar uma pessoa pobre, sem instrução, fazendo um trabalho de baixa qualificação e oriunda do norte de Portugal. É parecida com aqueles termos horrendos pejorativos usados no sul do Brasil para se referir às pessoas do nordeste.

Portugal não tem dados oficiais (e exatos) sobre a etnia do povo, mas estima-se que a maioria seja de etnia Ibérica. Em relação aos grupos minoritários, a etnia predominante é, provavelmente, norte-africana.

Os portugueses, assim como outros povos do sul da Europa e mediterrânicos, são uma população predominantemente morena.