Onde surgiram os primeiros indícios do atletismo *?

Perguntado por: anobrega2 . Última atualização: 17 de maio de 2023
4.9 / 5 4 votos

Aliás, há indícios da prática do Atletismo há pelo menos cinco mil anos, primeiro no Egito e na China e, logo depois, na Grécia. Tudo isso explica porque, ao criar as competições esportivas, as primeiras provas realizadas fossem as atléticas.

O atletismo surgiu como esporte na Grécia Antiga em 776 a.C., ano que a primeira Olimpíada da história foi realizada, na cidade de Olímpia. Nessa altura, era disputada apenas uma prova nas Olimpíadas, uma corrida com 200 metros que era chamada pelos gregos de stadium.

Pode-se dizer que ao aprimorar essas habilidades, o homem garantiu sua história. Isso tudo explica porque, ao criar as primeiras competições esportivas, as primeiras a serem organizadas fossem as provas atléticas. Há indícios da prática do Atletismo há pelo menos 5 mil anos no Egito, na Grécia e na China.

- Provas de campo (realizadas no campo, dentro do estádio). São elas: salto em altura, salto com vara, salto em distância, salto triplo, lançamento de dardo, disco, martelo e arremesso de peso.

A competição é diputada em dois dias e consiste de sete provas: 100 metros com barreira, salto em altura, arremesso de peso, 200 metros rasos, salto em distância, arremesso de dardo e 800 metros.

1) Atletismo
Vem do grego “áthlos”, que significa “luta, combate em jogos, competição”. Atleta é aquele que combatia nos jogos solenes da Grécia e Roma antigas. Em latim, “atleta” é “lutador”. Áthlos (grego) = luta -> athleta (latim) = lutador -> atletismo (português) = competição de atletas: correr, saltar, lançar.

Na Pré-História
A corrida e os saltos, para escapar das presas dos animais carnívoros. O arremesso era usado para se defender e matar animais que serviam de alimento. Desta forma, os homens e as mulheres foram adquirindo habilidades que, mais tarde, foram aprimoradas e adaptadas para as competições de atletismo.

No entanto, o primeiro registro histórico de uma competição data de 776 a.C. Foi quando Coroebus, da cidade grega de Élis, ganhou a stadium – uma corrida de aproximadamente 200 m – e tornou-se o primeiro campeão olímpico conhecido da história.

No Brasil, o Atletismo começa nas últimas décadas do século 19. Nos anos 1880, o Jornal do Commercio, do Rio de Janeiro, anunciava resultados de competições na cidade. Nas três primeiras décadas do século 20, a prática atlética foi consolidada no País.

Paulo - Atletismo: Morre o criador do atletismo moderno - 08/11/1999. Morreu ontem, aos 76 anos, o italiano Primo Nebiolo, o homem que profissionalizou e moldou o atletismo moderno.

A primeira competição do atletismo paralímpico foi organizada em Stoke Mandeville (Inglaterra) em 1952 como parte das corridas em cadeiras de rodas de os Stoke Mandeville Games organizadas para os veteranos da Segunda Guerra Mundial. Está no programa paralímpico desde a sua primeira edição em Roma, 1960.

O atletismo é um dos mais antigos esportes praticados e o foco dos Jogos Olímpicos. Há registros que os gregos se reuniam para a prática do esporte por volta de 776 a.C., e mais tarde os romanos adotaram o hábito.

Nesse contexto, tem-se que, originalmente, o objetivo do atletismo era premiar o mais forte, o mais alto e o mais rápido dos homens.

Grécia Antiga

Foi na Grécia Antiga, na época em que se realizavam os primeiros Jogos Olímpicos que o atletismo atingiu todo o seu esplendor. Os gregos eram, então, um povo que considerava a prática de atividades físicas tão importante para o desenvolvimento harmônico e integral do homem quanto as ciências e as artes.

Atletismo é o conjunto de esportes formado por três modalidades: corrida, lançamentos e saltos.

O Atletismo envolve os movimentos básicos: andar, correr, saltar, saltitar, lançar, arremessar, os quais são inerentes ao homem.

O atletismo é um conjunto de atividades esportivas (corrida, saltos e arremessos), que tem a origem nas primeiras Olimpíadas realizadas na Grécia Antiga. Nos primeiros Jogos Olímpicos, realizados em 776 a.C., eram realizadas provas de corridas e arremessos de peso.

O cálculo dos pontos da prova foi criado pelo matemático austríaco Dr Karl Ulbrich, que construiu uma fórmula em que, uma marca especificada, por exemplo, 1,82 m no salto em altura, vale um total de 1000 pontos e a partir daí, para cima ou para baixo, pontos são somados.

As modalidades esportivas podem ser classificadas de acordo com a lógica interna que está relacionada à organização estrutural do jogo em si, à prática que envolve os gestos motores, a relação com o adversário, entre outras. A divisão entre esportes coletivos e individuais consideram as relações de colaboração.