Onde tem harpia no Brasil?

Perguntado por: imoraes . Última atualização: 20 de fevereiro de 2023
4.4 / 5 3 votos

Amazônia

No Brasil, a ave ocorria em todos os biomas. Atualmente, populações grandes, funcionais e diversas são encontradas apenas na Amazônia. Monogâmicas, as harpias utilizam o mesmo ninho por décadas, tendo um filhote a cada três anos.

As harpias vivem em florestas tropicais entre o sul do México e o norte da Argentina. No Brasil ainda podem ser encontradas na Amazônia, embora existam registros em áreas protegidas, como reservas de Mata Atlântica, no cerrado e pantanal.

Harpia, ameaçada de extinção, vive em região de São Paulo que pode ser devastada por termoelétrica.

Segundo estudos genéticos, estima-se que poderia haver ainda 5 mil harpias na Amazônia e 300 na Mata Atlântica. O mapeamento desses ninhos não é um trabalho fácil. As harpias são animais bastante discretos, apesar do tamanho, e na imensidão da floresta, eles ficam muito bem camuflados.

A harpia ou gavião-real é a maior ave de rapina do Brasil e considerada criticamente em perigo no Paraná pela lista de extinção estadual de 2018. A presença no Estado despertou a esperança de que ainda haja outros indivíduos nessa região e talvez no Parque Nacional do Iguaçu.

No Brasil, a ave ocorria em todos os biomas. Atualmente, populações grandes, funcionais e diversas são encontradas apenas na Amazônia. Monogâmicas, as harpias utilizam o mesmo ninho por décadas, tendo um filhote a cada três anos.

“Hoje a harpia é encontrada apenas na região amazônica e em remanescentes florestais do centro-oeste e sudeste do Brasil, além de registros pontuais no Sul”, detalha Menq.

gavião-real

A harpia, mais conhecida no Brasil como gavião-real, é uma ave de rapina muito grande e poderosa – a maior encontrada em florestas tropicais pelo mundo.

A harpia fêmea encontrada no Pantanal; elas podem chegar a 90 cm e pesar 9kg (foto: Flávio Kulaif Ubaid) Campo Grande (MS) – Artigo publicado este mês na Revista Brasileira de Ornitologia relata o primeiro registro de harpia (Harpia harpyja) na planície pantaneira.

Harpia harpyja

No Brasil a maior espécie é a harpia (Harpia harpyja), também conhecida como gavião-real, que possui 105 cm de comprimento, envergadura de 2 metros, e peso de até 9 kg.

Zoológico de Goiânia

O Zoológico de Goiânia (ZooGyn) recebeu, no último sábado (21/01), novo morador. Trata-se de uma ave Harpia macho, de aproximadamente 05 anos, que foi transferido do Centro de Conservação de Animais Silvestres, localizado em Foz do Iguaçu, no Paraná, para a capital goiana.

harpia

Uma harpia, a maior ave de rapina que ocorre no Brasil, é um animal belo e imponente. Um indivíduo pode medir até 1 metro de altura e 2 metros da ponta de uma asa a outra. Não à toa, são predadores de topo de cadeia e é de fato do alto da floresta que observam suas presas.

Condor-dos-Andes

Condor-dos-Andes e Condor-da-Califórnia
O Condor-dos-andes e o Condor-da-califórnia são as duas aves com maior comprimento e envergadura do mundo (cada uma com 1,3 metro e envergadura de até 3 metros).

A harpia é considerada a maior águia do mundo e está na lista dos animais ameaçados de extinção. Um estudo do professor de engenharia florestal Éverton Miranda mostra a perda de habitat das harpias. Segundo ele, o desmatamento é o que mais tem contribuído para o desaparecimento da ave.

Harpias ameaçadas de extinção
Harpias estão ameaçadas de extinção e seu único predador é o ser humano.

águia

Dentre os animais mais fortes do mundo, está a águia, elas são as aves mais fortes que existem. Uma águia é capaz de levantar objetos com até 4 vezes o próprio peso, durante o voo.

urubu-do-mundo

Quando avaliamos o voo dentro do território nacional, quem lidera é o urubu-do-mundo-novo, ou urubu-rei, que voa a até 400 metros do solo. Assim, ele garante sua espécie realmente tenha a tendência de voar mais alto do que qualquer outra, assim como suas parentes africanas, que são recordistas mundiais.

Com uma visão oito vezes mais potente que a humana, esta ave é um dos caçadores mais temido das florestas brasileiras. Sua força é tão grande que em pleno vôo pode arrancar uma preguiça da copa de uma árvore e carregar um animal de mais de 10 quilos.

Existem no Brasil 9 espécies de águias.
Harpia ou gavião-real (Harpia harpyja) Águia-solitária (Urubitinga solitaria), que habita as florestas montanhosas de Roraima. Águia-cinzenta (Urubitinga coronata) Águia-serrana (Geranoaetus melanoleucus)