Onde tem mais descendentes de europeus no Brasil?

Perguntado por: opacheco6 . Última atualização: 23 de fevereiro de 2023
4.5 / 5 7 votos

São Paulo, com quase 120 mil imigrantes é a maior comunidade de estrangeiros do país.

  • Brancos (47.51%)
  • Pardos (43.42%)
  • Pretos (7.52%)
  • Amarelos (1.1%)
  • Indígenas (0.42%)

Em 2019, os principais imigrantes de longo termo foram os nacionais da Venezuela e Haiti. Entre 2010 e 2019, as principais regiões a receber imigrantes de longo termo foram: Região Sudeste (276.761) representou 44% do total de registros, concentrados principalmente no Estado de São Paulo (209.764).

Pomerode

Pomerode (SC)
Colonizada por alemães vindos da região da Pomerânia, norte da Alemanha, esta cidade brasileira de apenas 30 mil habitantes é considerada a mais germânica do país, com 70% da população composta por descendentes diretos dos colonizadores. Eles possuem até mesmo um dialeto próprio.

Não podemos deixar o Rio Grande do Sul de fora quando falamos sobre a Europa no Brasil. O estado é recordista no quesito “cidades que fazem você se sentir na Europa”.

região Sul do Brasil

Fortemente influenciada pela cultura dos imigrantes europeus, a região Sul do Brasil apresenta grande pluralidade cultural. Os estados integrantes são: o Rio Grande do Sul, Paraná e Santa Catarina.

O estado de São Paulo foi a principal região de atração de imigrantes no Brasil (57% do total dos estrangeiros entrados no país), dentro de uma tripartição histórico-geográfica da imigração constituída por: 1) uma região central fortemente atrativa, os estados do Sudeste, caracterizada pelo sistema agroexportador, mas ...

É o caso de Chuí, no Rio Grande do Sul, que apresenta a maior concentração de estrangeiros do país. Por lá, 37,7% dos moradores da cidade nasceram em outras nações.

De acordo com dados da Pesquisa Nacional por Amostra de Domicílios (PNAD Contínua) 2021, 43,0% dos brasileiros se declararam como brancos, 47,0% como pardos e 9,1% como pretos.

Santa Catarina

Santa Catarina foi o estado brasileiro com maior número de pessoas que se declaram brancas.

Antônio Prado

Antônio Prado (RS) – Intitulada a “cidade mais italiana do Brasil”, Antônio Prado recebeu a imigração italiana em 1886.

Os principais grupos de imigrantes em nosso país são: alemães, espanhóis, italianos, portugueses, japoneses e os africanos (que fizeram uma imigração forçada, pois vieram como escravos).

Como mostrado nas porcentagens acima, Newark é uma cidade que concentra uma grande concentração de imigrantes brasileiros, quase 30 mil. E East Newark tem a maior comunidade tanto de moradores nascidos no Brasil, quanto de descendentes de brasileiros.

Campos do Jordão

Campos do Jordão, a Suíça Brasileira.

16. Gramado e Canela, parecem a Alemanha. Gramado e Canela foram cidades colonizadas por alemães e italianos. As cidades parecem tanto a Europa que até nevar, pode acontecer em sua estadia durante o inverno gaúcho.

Campos do Jordão

Campos do Jordão, em São Paulo
Esta charmosa cidade é conhecida como a “Suíça Brasileira”.

Cunhataí

Cunhataí/SC, a cidade mais branca do Brasil.

Gravatá, Pernambuco. Mais um reduto europeu em pleno Nordeste, Gravatá está a 450 metros acima do nível do mar, resultando em temperaturas amenas e baixas, que podem chegar a 10ºC.

A Ucrânia é o maior país totalmente europeu, além disso, a sua posição extremamente centralizada, a torna um divisor entre o Leste o Oeste. Por essas razões, o território que hoje é ucraniano, sempre foi considerado estratégico e, por isso, cobiçado.

O Brasil recebeu muitos imigrantes europeus entre o século XIX (19) e o início do século XX. Os principais grupos que chegaram naquele período foram portugueses, espanhóis, italianos, alemães, turcos, libaneses e japoneses.