O que o Brasil herdou dos europeus?

Perguntado por: imota8 . Última atualização: 23 de fevereiro de 2023
4.7 / 5 17 votos

Culinária, festas, músicas e literatura foram trazidas para o território brasileiro, fundindo-se com outros elementos de outros povos. Além da cultura popular dos países europeus, foi trazida também a cultura erudita, marca essencial das elites intelectuais e financeiras europeias.

Influências europeias
Foi dos europeus que herdamos o costume de consumir carne de boi, de carneiro, de porco e de bode. Além disso, foram eles que nos ensinaram a utilizar na nossa alimentação todos os subprodutos oriundos da criação de animais, como: o leite, a fabricação de queijo, requeijão, embutidos e defumados.

A bacalhoada, que é bastante conhecida no Brasil, foi trazida pelos portugueses. Bolinho de bacalhau e caldo verde são outros pratos populares nas casas brasileiras, como resultado da influência da cultura portuguesa. Mas cultura portuguesa ganha destaque em nossa mesa, mesmo, na hora de saborearmos os doces.

A cultura europeia é uma das principais fornecedoras de elementos culturais para o Brasil. Foram os europeus que mais migraram para o país. Culinária, festas, músicas e literatura foram trazidas para o território brasileiro, fundindo-se com outros elementos de outros povos.

Os imigrantes deram grande contribuição com sua força de trabalho para o desenvolvimento do Brasil, tanto no setor rural, como nas áreas industriais, comerciais e culturais. Contribuíram ainda para a formação do povo brasileiro, desde o século 19, quando começou a se intensificar a imigração para o país.

- Holambra - SP- colonização holandesa; - Caxias do Sul - RS - colonização italiana; - Paraty - R J - colonização portuguesa; -Nova Petrópolis - RS - colonização alemã.

O continente europeu é tido como o principal influenciador da cultura do Ocidente. Nas Américas essa influência aconteceu, principalmente, pelos países colonizadores, com destaque para Portugal, Espanha e Inglaterra, além de França e Holanda.

Dentre as principais heranças temos a língua (no Brasil o nosso português se originou da mistura do português galego com as línguas regionais como o Tupí, já no restante da América Latina se perpetua o uso da língua castelhana e no Chile o Espanhol), algumas danças como o Tango, mecanismos de plantação mais eficientes, ...

Os imigrantes italianos foram os responsáveis por trazer a pizza e a sopa, os alemães trouxeram a cerveja, as carnes salgadas e defumadas, a batatinha, as linguiças e salsichas, os portugueses vieram com o pão, os japoneses nos influenciaram a comer verduras, legumes e peixes (também herança cultural indígena).

Culinária portuguesa e suas delícias
Com influência portuguesa, diversos pratos deliciosos começaram a surgir e ser consumidos no Brasil. Um grande exemplo é a feijoada, que foi uma adaptação da cozinha portuguesa. Pratos com peixes também vieram de Portugal, como bolinho de bacalhau e sardinhas fritas.

Do reino e das ilhas, os colonos e os navegadores portugueses trouxeram, além da cana-de-açúcar e da videira, outras fruteiras (limoeiros, laranjeiras, cidreiras, figueiras, romãzeiras) e as hortaliças (alfaces, couves, repolhos, nabos, cenouras, pepinos, espinafres, cebolas, alhos, mostardas, tomates, gengibres, ...

Além da língua, os portugueses também trouxeram instrumentos feitos de ferros como machados, espadas, facões, armas de fogos e etc que não eram conhecidos pelos nossos índios. Com a chegada dos negros trazidos pelos portugueses, o Brasil incorporou mais características em sua cultura.

Portanto, fazem parte da cultura de um povo as seguintes atividades e manifestações: música, teatro, rituais religiosos, língua falada e escrita, mitos, hábitos alimentares, danças, arquitetura, invenções, pensamentos, formas de organização social, etc.

Os portugueses realizaram uma transplantação cultural para a colônia, destacando-se a língua portuguesa, falada em todo o país, e a religião marcada por festas e procissões. As instituições administrativas, o tipo de construções dos povoados, vilas e cidades e a agricultura fazem parte da herança portuguesa.

A cultura europeia pode ser melhor descrita como uma série de culturas sobrepostas, e que envolve questões de Ocidente contra Oriente, e Cristianismo contra Islão. Existem várias linhas de ruptura culturais através do continente e movimentos culturais inovadores discordam uns dos outros.

Embora tenhamos adotados vários costumes europeus no Brasil, viajar para o exterior sempre causa algumas estranhezas e inúmeras novidades.

  • Cultura europeia. ...
  • Costumes europeus. ...
  • Beijo no rosto. ...
  • Não usar sapatos dentro de casa. ...
  • Não ter lixo no banheiro. ...
  • Comer sopa de entrada. ...
  • Café da manhã ...
  • Cachorros em todos os lugares.

A diversidade cultural presenteada pelos imigrantes que se estabeleceram na região desde o século 19 é de encher os olhos. Arquitetura, música, culinária, festividades e costumes singulares desenham um Brasil ainda mais rico do que aquele imaginado pelos turistas que visitam o Estado.

A imigração e a colonização alemã no Brasil tiveram um importante papel no processo de diversificação da agricultura e no processo de urbanização e de industrialização, tendo influenciado, em grande parte, a arquitetura das cidades e, em suma, a paisagem físico-social brasileira.

O legado cultural desses povos é diversificado através da religião, língua, dança, música e culinária, e todos nós brasileiros somos descendentes desses grupos de imigrantes.

Pomerode

Pomerode (SC)
Colonizada por alemães vindos da região da Pomerânia, norte da Alemanha, esta cidade brasileira de apenas 30 mil habitantes é considerada a mais germânica do país, com 70% da população composta por descendentes diretos dos colonizadores. Eles possuem até mesmo um dialeto próprio.

Não podemos deixar o Rio Grande do Sul de fora quando falamos sobre a Europa no Brasil. O estado é recordista no quesito “cidades que fazem você se sentir na Europa”.