Onde Tupã morava?

Perguntado por: ealegria . Última atualização: 5 de fevereiro de 2023
4.4 / 5 2 votos

No princípio o deus Tupã morava no vazio, numa escuridão sem fim. Primeiro, Tupã criou o céu e as estrelas, onde fez sua morada e abaixo criou as águas.

Chamado de “O Espírito do Trovão”, Tupã é o grande criador dos céus, da terra e dos mares, assim como do mundo animal e vegetal. Além de ensinar aos homens a agricultura, o artesanato e a caça, concedeu aos pajés o conhecimento das plantas medicinais e dos rituais mágicos de cura. É a deusa Lua e guardiã da noite.

Anhangá

Inimigo de Tupã, Anhangá é o protetor dos animais e dos caçadores. Embora tenha esse significado, é associado ao mal e a tudo o que vem das regiões infernais.

A estância turística de Tupã se localiza na micro-região homogênea nº 621 denominada Alta Paulista, antiga Zona da Mata. Sua área é de 2,629,108 km² conforme a resolução n° 5 de 10 de Outubro de 2002 do IBGE, publicada no Diário Oficial da União em 11 de Outubro de 2002.

Vizinho dos municípios de Herculândia, Arco-Íris e Iacri,Tupã se situa a 66 km a Norte-Oeste de Marília.

Tupã criou Jaci para que esta pudesse ser a Rainha da Noite e trazer suavidade e encantos para a vida dos homens.

Com a ajuda da deusa lua Araci, Tupã desceu à Terra num lugar descrito como um monte na região do Aregúa, Paraguai, e deste local criou tudo sobre a face da Terra, incluindo o oceano, florestas e animais. Também as estrelas foram colocadas no céu nesse momento.

Comumente considerado como um deus supremo, criador do universo e da luz, Tupã é na verdade uma criação dos católicos europeus, introduzido na cultura indígena tão logo os jesuítas iniciaram o processo de catequização no país no séc.

O povo Tupi-Guarani acreditava em um deus supremo, que chamavam de deus do trovão e o denominavam “TUPÔ. Os índios acreditavam que a voz deste ente supremo podia ser ouvida durante as tempestades. O trovão eles chamavam de “Tupa-cinunga” e seu reflexo luminoso de “Tupãberaba” (relâmpago).

Primeiro, Tupã criou o céu e as estrelas, onde fez sua morada e abaixo criou as águas. Depois, Tupã desceu lá de cima, em grande redemoinho. Logo que Tupã tocou as águas, o sol surgiu no arco do céu. Quando o sol chegou ao ponto mais alto, seu calor rachou a pele de Tupã.

Tapar os poros de. Etimologia (origem da palavra tupir). Aphér. de entupir.

Chamado de “O Espírito do Trovão”, Tupã é o grande criador dos céus, da terra e dos mares, assim como do mundo animal e vegetal. Além de ensinar aos homens a agricultura, o artesanato e a caça, concedeu aos pajés o conhecimento das plantas medicinais e dos rituais mágicos de cura.

Jaci

Antes da criação da raça humana, Tupã casou com Jaci, a deusa mãe do céu, cuja casa era a lua.

Eram os chamados paleoíndios ou paleoamericanos, que tinham uma conformação craniana mais parecida com a dos aborígines australianos e a dos africanos que com a dos índios de traços mongoloides que se conhecem.

Sol e aumento de nuvens de manhã. Pancadas de chuva à tarde e à noite.

Alonso de Carvalho Braga

O progresso do município continuou marcante, e no dia 13 de junho de 1945, Tupã via instalada sua sede em comarca. Em 1º de janeiro de 1948 tomou posse o primeiro prefeito municipal de Tupã, Sr. Alonso de Carvalho Braga, eleito pelo sistema de sufrágio universal.

Uma das cidades mais premiadas por condições de moradia, trabalho, lazer, negócio e estudo. Além disso, possui a maior quantidade de condomínios residenciais dedicados a idosos, e é destaque na saúde por possuir o maior número de enfermeiras por habitante entre as 150 maiores cidades do país.

São Paulo

Pelos cálculos do IBGE, São Paulo e Rio se mantêm como as cidades mais populosas do Brasil, com 12,2 milhões e 6,6 milhões de habitantes. Em terceiro aparece a capital federal, Brasília, com 2,9 milhões de moradores.

Arco-Íris, Bastos, Borá, Herculândia, Iacri, João Ramalho, Parapuã, Quatá, Queiroz, Quintana e Rinópolis são os municípios da região de governo cuja sede é o município de Tupã.

Mitologia brasileira
Tupã: o criador da natureza e dos seres humanos; Jaci: deus a da lua e da noite; Guaraci: deus do Sol; Yorixiriamori: deus do encanto das mulheres e do ódio dos homens.

No princípio ele destruiu tudo que existia e depois criou a alma, que na língua tupi-guarani diz-se "Anhang" ou "añã" a alma; "gwea" significa velho(a); portanto anhangüera "añã'gwea" significa alma antiga.

Continuar lendo Onde morava a sunamita?