Onde usamos a linguagem?

Perguntado por: aqueiroz . Última atualização: 20 de maio de 2023
4.3 / 5 20 votos

Existem diversos tipos de linguagem, como a linguagem oral, utilizada em contexto de fala. Quando escrevemos, utilizamos a linguagem escrita. Para nos comunicarmos com gestos, recorremos à linguagem mímica. Já a linguagem literária é empregada em textos literários.

Existem dois tipos principais de linguagem: a linguagem verbal e a linguagem não verbal. A linguagem é o código usado para estabelecer comunicação. É um sistema de signos e símbolos usados para transmitir pensamentos, ideias, opiniões, informações, sentimentos, desejos,…

Em conversas com familiares e amigos, podemos usar uma linguagem mais descontraída e livre, com coloquialismos e gírias. Já com superiores hierárquicos, pessoas com quem não temos intimidade ou em situações profissionais, devemos utilizar a linguagem formal, respeitando as normas gramaticais.

As funções da linguagem são formas de utilização da linguagem segundo a intenção do falante. Elas são classificadas em seis tipos: função referencial, função emotiva, função poética, função fática, função conativa e função metalinguística.

Os elementos constitutivos da linguagem são, pois, gestos, sinais, sons, símbolos ou palavras, usados para representar conceitos, ideias, significados e pensamentos. Tipos de Linguagem: Linguagem verbal é uso da escrita ou da fala como meio de comunicação.

A linguagem verbal consiste no uso de palavras escritas ou faladas. Podemos citar as conversas do cotidiano. A linguagem não verbal é quando usamos apenas imagens, gestos, silêncio, barulhos etc. para efetivarmos um significado.

A linguagem é a capacidade que os seres humanos têm para produzir, desenvolver e compreender a língua e outras manifestações, como a pintura, a música e a dança. Já a língua é um conjunto organizado de elementos (sons e gestos) que possibilitam a comunicação.

Convencionou-se atribuir o termo linguagem à capacidade geral que temos, enquanto seres humanos, de utilizar sinais com vistas à comunicação.

Em termos de popularidade, hoje em dia, a linguagem de programação Python é sem dúvidas a mais popular no desenvolvimento web, seguida por Java, JavaScript, C++ e C#.

Emotiva, referencial, conativa, fática, metalinguística e poética: São seis as funções da linguagem, sempre inseridas em nossos atos comunicativos.

  • Nível 1: Norma culta/padrão.
  • Nível 2: Linguagem coloquial/informal/popular.
  • Nível 3: Linguagem regional/regionalismo.
  • Nível 4: Gírias.
  • Nível 5: Linguagem vulgar.

Comunicação é o ato de passar a mensagem que queremos a um interlocutor e linguagem é o sistema de sinais que utilizamos para nos comunicarmos. Que tipo de linguagem podemos usar para nos comunicarmos? Podemos nos comunicar utilizando vários tipos de linguagem como gestos, símbolos, sinais etc.

Características da linguagem informal:
Utilização de gírias, palavrões, palavras inventadas, onomatopeias, gestos,…; Uso de palavras abreviadas ou contraídas: cê, pra, tá,…; Sujeita a variações regionais, culturais e sociais; Registro espontâneo e pouco prestigiado, por vezes incorreto e desleixado.

Os elementos da comunicação são componentes que estão presentes no processo comunicativo estabelecido entre emissor e receptor. Isto é, a troca de mensagens entre o falante e o ouvinte é constituído por esses componentes.

Texto é uma produção, verbal ou não verbal, que se constitui com algum código, no intuito de comunicar algo a alguém, em determinado tempo e espaço.

A função referencial é predominante em textos científicos, em textos jornalísticos, em textos de correspondências comerciais.

Aqueles tradicionalmente tidos como os principais são: o nível fonético-fonológico, o nível morfológico, o nível sintático.

Quando e como usar cada tipo de comunicação?

  • comunicação verbal;
  • comunicação não-verbal;
  • comunicação escrita;
  • comunicação visual.

Linguagem verbal: também chamada de linguagem verbalizada, é expressa por meio de palavras escritas ou faladas. Linguagem não verbal: utiliza signos visuais, como, por exemplo, os gestos, postura, ilustrações, placas, músicas.

Continuar lendo Onde usamos a catação?