Para que o cinema foi criado?

Perguntado por: iguterres . Última atualização: 1 de junho de 2023
4.7 / 5 5 votos

A busca para conseguir imagens em movimento para contar histórias vem desde a antiguidade, fazendo com que muitos artistas ficassem noite e dia pensando em como isso seria possível.

Quando surgiu o cinema no mundo? A História do cinema mundial só foi possível com a invenção do cinetoscópio, em 1889, por William Dickson. O assistente de Thomas Edison criou a primeira máquina capaz de capturar imagens em movimento. Os inventos posteriores foram aprimorando essa máquina e moldando o que é o cinema.

O cinema surgiu no final do século XX e esse feito é atribuído a Auguste e Louis, mais conhecidos como irmãos Lumière. Em 1895 eles inventaram um aparelho, chamado cinematógrafo, que tornou possível a reprodução de pequenas filmagens em telas.

1. Arte de compor e realizar filmes destinados a serem projecções cinematográficas. 2. Estabelecimento ou sala de projecções cinematográficas.

O cinema é uma arte sui generis. Ele representa a realidade como a pintura e a escultura, mas também consegue trazer movimento, como a dança. Ademais, consegue encaixar a música na representação da beleza que se une intimamente com a “pintura” que ele retrata.

Uma das principais ações do cinema é a capacidade de fazer o espectador se emocionar e refletir. Isso usado para tratar de questões importantes que envolvem nossa sociedade, resulta em uma ferramenta muito poderosa para atingir as pessoas de maneira diferente.

Como ferramenta de transformação, o cinema colocou classes sociais diferentes em uma mesma sala, mostrou realidades a um público muitas vezes alheio, reforçando ou questionando percepções até que fosse entendido que a arte reflete, sim, a vida.

“Sortie de l'usine Lumière à Lyon” (ou “Empregados deixando a Fábrica Lumière”) é tido como o primeiro audiovisual exibido na história, sendo dirigido e produzido por Louis Lumière.

O cinema brasileiro iniciou sua história em 1898, com a produção de documentários realizados pelos imigrantes italianos Affonso e Paschoal Segreto. De dentro de um navio francês e com uma câmera inglesa, eles filmaram a Baía da Guanabara, no Rio de Janeiro.

Com o ingresso a preço popular, o cinema passou a ser um dos meio de entretenimento de massa. Com filmes mais longos e histórias bem elaboradas, o cinema se popularizou. Com o aumento da demanda, os produtores logo perceberam a necessidade de manter os filmes em cartazes durante todo o ano.

Portanto, podemos encarar o cinema brasileiro como um produto cultural que nos revela e que deixa ver claramente uma identidade nacional própria, revelando uma forma única de sermos através das artes (enquanto componente cultural), uma maneira rica de pensar e agir artisticamente.

O cinema brasileiro é uma forma de preservar e transmitir a nossa identidade para as futuras gerações. Para fortalecer e incentivar o cinema brasileiro, é fundamental que o público apoie as produções nacionais.

Desde que surgiu, o cinema trata do registro da realidade, transformando a forma como olhamos para o mundo. Em sua pedagogia, nos ensina maneiras de interpretar e compreender a sociedade, influenciando nossas escolhas e hábitos.

Vista da Baía da Guanabara

O filme Vista da Baía da Guanabara foi considerado, por algum tempo, o primeiro feito no Brasil, que teria sido realizado pelo cinegrafista italiano Affonso Segretto (irmão de Paschoal) em 1898.

Nesse sentido, Betton (1987) afirma que os elementos específicos da linguagem cinematográfica são: o tempo (a câmera lenta, câmera rápida, interrupção do movimento, inversão do movimento); o espaço (o primeiro plano, os ângulos, os movimentos de câmera); a palavra e; o som (os diálogos, a música).

O profissional formado em Cinema é quem tem conhecimento técnico sobre o audiovisual. O cineasta está habilitado para percorrer as mais diferentes áreas em torno de uma produção, desde o roteiro até a edição.

A origem do Cinema está associada à invenção do cinematógrafo, no século XIX, um aparelho capaz de capturar “imagens-movimento”.

Qualquer filme retrata o pensamento e a criação humana em um determinado modelo social e momento histórico, e portanto, educa a quem o assiste, gerando uma reflexão e uma impressão sobre o mundo.

O cinema transformou-se em uma efetiva ferramenta para a divulgação de destinos ao longo de sua história, possibilitando distintas concepções de imaginários e identidades nacionais.

Além de ser uma forma de entretenimento, o cinema faz parte das ferramentas utilizadas para a criação de repertório sociocultural, sendo assim, um filme não proporciona apenas um momento de distração, mas também auxilia no desenvolvimento do pensamento crítico já que aborda diferentes temáticas.