Para que serve a cinemetria?

Perguntado por: imachado3 . Última atualização: 18 de maio de 2023
4.7 / 5 18 votos

A Cinemetria consiste de um conjunto de métodos que busca medir os parâmetros cinemáticos do movimento, isto é, posição, orientação, velocidade e aceleração.

Contextualização: A análise cinemática é um método de avaliação quantitativa empregada em diferentes áreas de estudo. Na área do desenvolvimento motor, essa análise pode proporcionar uma melhor compreensão da aquisição e do desenvolvimento das habilidades motoras.

A biomecânica é um dos métodos para estudar a maneira como os seres vivos (principalmente o homem) se adaptam às leis da mecânica quando realizando movimentos voluntários.

No cotidiano, é possível encontrar a cinemática nas seguintes situações: Identificar a velocidade de um carro; Calcular quanto tempo falta para um automóvel chegar ao destino; Calcular qual a aceleração média durante uma corrida.

Aplicações da Cinemática

  1. Calcular tempo gasto e distância em viagens;
  2. Aproximar distâncias de movimentos retilíneos, oblíquos, circulares;
  3. Entender muito da mecânca automotiva, saber do que se trata quando é falado em aceleração, velocidade máxima, motores, etc.

Divisões da biomecânica
Cinemática: descreve os movimentos, podendo ser lineares ou angulares, a partir da posição, velocidade e aceleração; Cinética: estuda as causas do movimento, podendo estes serem lineares (especificamente relacionado à força aplicada) ou angulares (especificamente relacionado ao torque);

Entender e identificar estas diferenças no movimento é bem fácil quando as alterações são grandes, por exemplo, é nítido identificar a diferença do agachamento entre as mulheres e o rapaz. É fácil de identificar e corrigir.

O estudo de movimentos e de tempos é o estudo sistemático dos sistemas de trabalho com os seguintes objetivos: (1) desenvolver o sistema e o método preferido, usualmente aquele de menor custo; (2) padronizar esse sistema e método; (3) determinar o tempo gasto por uma pessoa qualificada e devidamente treinada, ...

A cinemática é uma das áreas da Mecânica, a que descreve o movimento que já está acontecendo. Ela determina sua posição, a velocidade do corpo e sua aceleração a cada instante. Isso quer dizer que estuda-se os corpos em movimento não preocupando-se com o que fez eles começarem a se movimentar.

A mecânica clássica (logo a cinemática também) foi desenvolvida por Galileu Galilei (1564 – 1642) e por Isaac Newton (1642 – 1727) que conseguiu elaborar uma teoria unificada da física descrita em três leis, conhecidas coma as leis de Newton.

Para facilitar o estudo do movimento humano, pode-se dividir a biomecânica em duas partes: a cinemática — na qual observam-se aspectos como deslocamento, tempo, espaço e massa — e a cinética — na qual são observadas as forças causadoras do movimento.

Há três classes de alavancas, dependendo de como estes elementos se organizam: alavanca de primeira classe ou interfixa, alavanca de segunda classe ou inter-resistente, e alavanca de terceira classe ou interpotente.

As aplicações biomecânicas
A biomecânica tem como principal objetivo analisar fisicamente os sistemas biológicos do nosso organismo, examinando os efeitos das forças mecânicas sobre o corpo em movimentos do dia a dia, do esporte e do trabalho.

Apresentação abordando lançamento oblíquo e equações de movimento usando esportes de forma ilustrativa, também com slides para resolução de um exercício como exemplo.

Cinemática: na Cinemática são investigados os movimentos dos corpos desconsiderando as razões que o ocasionaram. Nessa parte, estudamos movimento uniforme, movimento uniformemente variado, lançamento horizontal, lançamento oblíquo, movimento circular uniforme e movimento circular uniformemente variado.

Como está dividida a cinemática? Está dividida em movimento retilíneo uniforme, movimento retilíneo uniformemente variado, movimento de queda livre e movimento circular uniforme.