Para que serve a clara?

Perguntado por: egodinho . Última atualização: 19 de janeiro de 2023
4.1 / 5 18 votos

A clara é rica em proteínas, mas pobre em calorias, gordura e colesterol – o que a torna um bom alimento para perda de peso. Ela também pode beneficiar aqueles que têm altos requisitos de proteína, mas precisam observar sua ingestão de calorias, como atletas ou fisiculturistas.

Para hidratar a clara desidratada é muito simples. Para cada colher de clara recomenda-se que sua dissolução seja feita em 250ml de água, ou seja, essa quantidade de água por dose é o suficiente.

A clara é uma fonte proteica magra e de baixas calorias. Além disso, tem um ótimo custo-benefício se comparada aos outros alimentos ricos em proteínas, como carnes e queijos. Por esse motivo, ela é muito usada por quem quer aumentar a ingestão de proteínas na alimentação, como os que desejam ganhar massa muscular.

“Por isso, a ingestão de clara é mais liberada. É possível, por exemplo, ingerir de cinco a dez claras ao dia, ou fazer uma refeição só com clara de ovos”, informou o especialista, que recomenda o acompanhamento de nutricionistas.

Toda refeição é importante, porém o dito popular é que o café da manhã é primordial, afinal, é o momento que você quebra o jejum. Incluir ovos na sua refeição matinal pode ser uma ótima opção, pois eles podem tornar a sua alimentação mais saudável e, ainda, ajudar a alcançar alguns objetivos.

Clara de ovo e Maizena
Bata a clara em neve e junte com o amido de milho, até obter um creme homogêneo. Aplique no rosto e deixe por 5 minutos. “O amido de milho acalma e reduz a oleosidade, deixando a pele mais lisa e bonita”, aponta Leonardo Abrucio.

O plano alimentar proposto pela dieta da clara do ovo está baseado no consumo de apenas 2 alimentos: clara de ovo e batata cozida. Assim, essa drástica restrição de alimentos contraria um dos princípios de para alimentação saudável: a variedade de nutrientes.

Contaminação: Um dos maiores riscos pelos quais a clara de ovo crua faz mal é a contaminação de bactérias do gênero salmonella. Os sintomas da contaminação incluem diarréia, vômito, náusea e febre.

Mas a clara crua não é a melhor opção por causa do risco de contaminação pela salmonela – bactéria capaz de provocar infecções graves no organismo. “Você consegue o mesmo resultado com fibras, presentes em cereais e sementes (aveia, linhaça, chia)”, diz a nutricionista Renata Amorim, da All Clinik, no Rio de Janeiro.

Podemos trocar o ovo pela albumina? Apesar de trazer benefícios para quem deseja aumentar os músculos, Marianna Magri explica que não é interessante trocar o ovo pela albumina. “O suplemento deve ser usado apenas como um complemento, pois possui somente 54% do total proteico da clara do ovo.

Dentre os seus principais benefícios para a saúde, o consumo de clara de ovo está relacionado ao controle da pressão arterial, à melhora do sistema digestivo e, até mesmo, à limpeza da pele. Com pouca quantidade de calorias, a clara de ovo não tem uma quantidade de consumo recomendada no dia a dia.

Além disso, é fonte de triptofano, um aminoácido percursor de serotonina. Desta forma, comer um ovo ao deitar vai ajudar a reduzir a ansiedade e aumentar a sensação de bem-estar.

Segundo os defensores dessa recomendação, para a reconstrução muscular, o ideal é comer apenas a clara, parte do alimento rica em proteínas e baixa em gordura. A gema, por sua vez, teria apenas gordura e, portanto, não traria benefício nenhum. Pelo contrário.

É isso mesmo! Ao contrário do que se escuta por aí, não há contraindicações para o consumo do ovo — exceto para quem tem alergia a esse ingrediente. Sendo assim, até mesmo pessoas com alterações no colesterol podem consumir ovos.