Porque comer mais clara e não a gema?

Perguntado por: aperes . Última atualização: 13 de janeiro de 2023
4.3 / 5 12 votos

Se pensarmos nas claras e nas gemas, a ciência nutricional ainda diverge para saber qual é melhor para comer no dia a dia. Contudo, historicamente, a clara é considerada mais saudável para o consumo, pois possui menos calorias.

Para Amanda, tanto a clara quanto a gema do ovo são essenciais para ganhar músculos. “Os nutrientes da gema complementam o que a clara oferece. A clara é rica em albumina, uma proteína formada por aminoácidos que, por ser de fácil absorção, é um dos componentes de suplementos como whey protein e BCAA.

A nutricionista Cristiane Perroni também defende que o ideal é consumir o ovo integralmente para que haja benefícios amplos para a saúde. - Na clara estão presente proteínas de alto valor biológico, e na gema, principalmente gorduras (saturadas e colesterol), vitaminas lipossolúveis A, D, E e K.

“Por isso, a ingestão de clara é mais liberada. É possível, por exemplo, ingerir de cinco a dez claras ao dia, ou fazer uma refeição só com clara de ovos”, informou o especialista, que recomenda o acompanhamento de nutricionistas.

A principal proteína do ovo é a albumina, que fica na clara. Ela é responsável pelo transporte de nutrientes e pela distribuição de água nos compartimentos do corpo. Aliás, engana-se quem pensa que somente as claras são ricas em proteínas. A gema também contém esse nutriente em boas quantidades.

Valores Nutricionais Clara x Gema Bom, é um fato que a clara contém menos calorias, menos colesterol e menos gordura, porém, a gema é sim uma fonte rica de diversos nutrientes e se utilizada corretamente na sua dieta, pode sim não só fazer bem, como te ajudar a alcançar resultados melhores.

Ingerir um número elevado de claras todos os dias, pode estar estimulando alterações orgânicas como aumento da flatulência, pelo perfil de aminoácido presente neste alimento e até aumento do risco para uma sensibilização alérgica em alguns indivíduos.

Então, sem mais delongas, comer ovo diariamente não faz mal à saúde. Juntamente com uma alimentação equilibrada pode até trazer vários benefícios para o organismo. Por exemplo, ajudar a controlar o colesterol, favorecer o ganho de massa muscular ou prevenir doenças nos olhos.

A clara de ovo é uma grande fonte de albumina, proteína que ajuda a regenerar as fibras musculares e estimula a produção de colágeno. Ela também contém vitaminas, como A e E, além de zinco e selênio.

A clara do ovo é composta basicamente de proteína, chamada albumina muito utilizada para ganho de massa muscular. A proteína tem várias funções no organismo, entre elas: Promover crescimento, enzimas, transporte de nutrientes (sangue), hormônios, sistema imune, secreções, entre outros.

Toda refeição é importante, porém o dito popular é que o café da manhã é primordial, afinal, é o momento que você quebra o jejum. Incluir ovos na sua refeição matinal pode ser uma ótima opção, pois eles podem tornar a sua alimentação mais saudável e, ainda, ajudar a alcançar alguns objetivos.

Ovo e Leite
Esses dois alimentos são riquíssimos em proteínas, e não possuem quantidades significativas de creatina. Porém, eles devem estar presentes na rotina alimentar, pois evitam o catabolismo muscular.

Quando falamos em gases, lembramos daquele cheiro forte e característico de enxofre associado ao consumo de ovo. De fato, a proteína presente na clara do ovo possui enxofre em sua composição.

Resultados. Falando de níveis proteicos, o ovo de codorna é o campeão entre as três opções. Já nas quantidades de lipídeo, eles apresentam-se de certa forma similares, mas o ovo de galinha é o que possui menor teor.

Qual é o tipo de ovo mais nutritivo? A cor dos ovos não influencia suas características nutricionais, ou seja, em relação a isso, há pouca diferença entre ovo branco e ovo vermelho. Afinal, ela só está relacionada a uma característica genética de cada uma das galinhas.

Ainda segundo a Mayo Clinic, um ovo grande contém cerca de 186 mg de colesterol - e cada um destes 186 mg encontram-se na gema. A clara de ovo não contém colesterol. Por isso, se comer um ovo (com gema e clara), é importante limitar outras fontes de colesterol provenientes da alimentação durante o resto do dia.

Muitas pessoas compram ovos vermelhos caipiras achando que vão consumir mais nutrientes do que se estivessem comprando ovos de granja. O teste, contudo, não encontrou diferença significativa entre eles. Em alguns casos, a quantidade de nutrientes foi menor nos ovos caipiras.

Isso porque essa proteína leva cerca de três horas para ser digerida, o que prolonga a saciedade e ajuda a manter a forma por meio do controle das refeições e dos horários corretos de se alimentar.

Existem 51 calorias em Clara de Ovo Cozida (3 ).

Devemos seguir a recomendação da RDA (Recommended Dietary Allowance) que é de 0,8g/Kg por dia de proteínas, ou seja, 12 a 15% das necessidades calóricas diárias.

Ovo Cru. Tem gente que substitui a proteína pós-treino por ovo cru para garantir a construção da fibra muscular. “Quando você coze a clara, uma proteína chamada avidina é inativada e você não aproveita a vitamina no desenvolvimento do músculo”, aponta Betina.