Para que serve a sucuba?

Perguntado por: aornelas . Última atualização: 19 de maio de 2023
4.7 / 5 11 votos

Na medicina popular, o látex e as folhas são utilizados como antitumoral, antifúngico, antianêmico, vermífugo e no tratamento de gastrites e artrites. A infusão feita a partir da casca do caule tem sido usada para tratamento de tumores, furúnculos, edemas, artrites e ainda como vermífugo e laxativo.

As formas mais usuais são a utilização de seu látex ou infusão de suas folhas. O látex é retirado de sua casca e colocado em água até que a solução fique esbranquiçada e armazenado em local frio para ingestão moderada.

Tomar 3 vezes ao dia (Receita da comunidade). - Fazer chá da casca ou das folhas da sucuba.

Na medicina indiana, a casca é preparada como uma decocção ou infusão e o látex é aplicado topicamente à pele e ingerido em uma pequena quantidade de água.

BENEFÍCIOS DA CASCA DE COPAÍBA
É antinflamatório e cicatrizante de feridas, principalmente das vias urinárias e pulmonares. Conforme a tradição popular é usada como poderoso cicatrizante, e também na sífilis, bronquite, cistite, tosse, urticária, dermatoses.

A raiz da pé-de-perdiz pode ser usada em pedaços ou em pó. Ela é preparada na forma de garrafada, com vinho branco ou cachaça, associada a outras plantas . A raiz é também usada para preparar chá, feito em forma de infusão, escaldando-se a raiz com água fervente.

É recomendado tomar duas colheres de sopa após o café da manhã, duas colheres depois do almoço e duas depois do jantar.

As raízes são laxativas, mas também abortivas e as flores e sementes são vermífugas. Além disso, a planta produz efeito renovador das células epiteliais, dos órgãos sexuais e do cérebro.

Coloque 1 litro de água, com 2 colheres de sopa de folhas e cascas do cajueiro, para cozinhar juntos por 10 minutos. Após a fervura, retire do fogo, tampe o recipiente e deixe repousar por mais 10 minutos. Coe e beba.

Arg.) Woodson, Apocynaceae, denominada comumente de sucuuba ou janaguba, é uma espécie arbórea, latescente, da região amazônica, cujo tronco é ereto e a casca rugosa. As atividades antiinflamatória e analgésica e a baixa toxicidade foram estabelecidas em diferentes pesquisas.

A folha de alfavaca é rica em ômega-3, um ácido graxo excelente para a saúde cardiovascular. Popularmente conhecido como uma “gordura boa”, o ômega-3 ajuda a controlar o nível de colesterol do corpo e a prevenir doenças ligadas à saúde do coração, como a hipertensão (pressão arterial elevada).

Regula o excesso de insulina no sangue e controla o ganho de peso, intervindo positivamente na diabetes. Além disso, melhora os níveis de colesterol. O chá de alfavaca pode eliminar toxinas e combater processos inflamatórios, pela alta concentração de flavanoides.

A casca interna de Pau Para Tudo pode ser usada para o preparo de um chá cujo aroma é agradável, além de coloração avermelhada. Possui dois fitoquímicos que auxiliam no tratamento de várias doenças: o lapachol e beta-lapachona.

A espinheira-santa é uma planta medicinal brasileira, amplamente utilizada na medicina popular no tratamento de gastrite e indigestão. Utilizada há séculos pelos índios no Brasil, Peru, Argentina e Paraguai especialmente no tratamento de úlcera, indigestão, gastrites, dores de barriga e cicatrizante.

A unha-de-gato já é utilizada na produção de anti-inflamatórios. Possui efeitos benéficos no tratamento de amigdalites, artrite, sinusite, bursite, rinite e problemas digestivos. A planta também é benéfica para o tratamento de doenças reumáticas e musculares, principalmente na terceira idade.