Qual a terra da macumba na Bahia?

Perguntado por: nnascimento6 . Última atualização: 29 de janeiro de 2023
4.5 / 5 14 votos

Santo Amaro é o município das regiões do Recôncavo e do baixo sul que possui o maior número de terreiros das religiões de matriz africana.

Uma das razões para isso é o sincretismo religioso forte, então para o Censo, o Rio Grande do Sul é o estado que a proporção de umbandistas e candomblecistas é maior no país.

De acordo com o Centro de Estudos Afro-Orientais, da Universidade Federal da Bahia (UFBA), são 1.165 terreiros cadastrados na capital, que podem ser consultados por meio do portal do CEAO na internet.

Bahia, terra que nos deu o Candomblé e a primeira Santa do Brasil. Não é à toa que a Bahia é chamada de: "Terra de todos os Santos", pois lá tudo inspira fé.

Ceilândia é a cidade com maior número de terreiros, 43.

Bita do Barão

Bita do Barão, o maior macumbeiro vivo do Brasil. Codó, a capital brasileira da magia negra.

A designação "macumba" é mais popular no Rio de Janeiro, em outros locais do Brasil é conhecido como candomblé (na Bahia) e Xangô (no Recife).

Diferentes intérpretes apontam que essa religião surgiu no Sudeste brasileiro nas primeiras décadas do século XX. As práticas nominadas “macumba” e associadas aos negros podem ser pensadas como a origem da umbanda.

Quem trouxe o candomblé para o Brasil foram os negros que vieram como escravos da África. Entre eles se destacavam dois grupos: os bantos (que vinham de regiões como o Congo, Angola e Moçambique) e os sudaneses, que vinham da Nigéria e do Benin (e que são os iorubas, ou nagôs, e os jejes).

A cidade maranhense de Codó (Brasil) é conhecida como "capital da macumba", pois de acordo com os idosos, a cidade teria sido fundada por praticantes de cultos afro-brasileiros. Esta conta com a maior porcentagem de terreiros pela área da cidade no Brasil.

A Umbanda é uma religião monoteísta e afro-brasileira, surgida em 1908, fundada por Zélio Fernandino de Moraes. Baseia-se em três 3 conceitos fundamentais: Luz, Caridade e Amor. A palavra "umbanda" pertence ao vocabulário quimbundo, de Angola, e quer dizer "arte de curar".

Assembleia Legislativa do Estado do Maranhão - Códo: o município com o maior número de terreiros de umbanda do Brasil.

Onilé, orixá da Terra, receberia mais presentes que os outros, pois deveria ter oferendas dos vivos e dos mortos, pois na Terra também repousam os corpos dos que já não vivem. Onilé, também chamada Aiê, a Terra, deveria ser propiciada sempre, para que o mundo dos humanos nunca fosse destruído.

O Centro de Macumba realiza diversos trabalhos diferentes! É possível encontrar Trabalhos Espirituais para o amor, Trabalhos Espirituais para conseguir emprego, e muito mais. Lembrando que se tratam de Trabalhos Espirituais, que significa que a ajuda é concedida por Seres de Luz.

Para a Umbanda o cemitério é um lugar sagrado, pois é a morada de orixás e entidades. Na umbanda há inúmeros locais que são entendidos como ponto de força, locais onde o divino atua mais densamente, há por exemplo, a praia que é o ponto de força de iemanjá.

Pode ser comida, mas também um monte de outras coisas: tem quizilas que proíbem a pessoa dormir fora de casa, de usar chinelos, de sair à meia-noite, de fazer festa... (Depoimento de Genivaldo, pai de santo).

Existem mais de 400 orixás na mitologia iorubá, mas alguns deles se tornaram mais famosos no Brasil, como é o caso de Exú, Oxalá, Ogum, Oxóssi, Iemanjá, Xangô e Iansã.

Sinônimos de Macumbeiro
feiticeiro macumbeiro adivinho adivinhão arúspice astrólogo augure ausente bruxo divinhador hierofante necromante nigromante profeta quiromante vaticinador vidente mágico mago mandingueiro caborjesro cativante encantador pajé sedutor broxo pitonisa mais...

O Dique do Tororó é ainda um local com grande importância para as religiões de matriz africana. Os orixás representados são Iansã, Nanã, Ogum, Oxalá, Xangô, Iemanjá, Oxum e Oxossi.

O terreiro da Casa Branca do Engenho Velho (Ilê Axé Iyá Nassô Oká), representado pela Sociedade São Jorge do Engenho Velho, é um templo de candomblé do município de Salvador, no estado da Bahia. Fundado por volta de 1830, é um dos mais antigos terreiros afro-brasileiros na capital baiana e também no Brasil.

Teve numerosos filhos-de-santo: chegou a fazer um barco com 19 iaôs, façanha lembrada por todos, dada sua extrema dificuldade de realização. Apesar das brigas com as alas mais conservadoras da religião, eis porque Joãozinho da Gomeia é considerado um dos maiores divulgadores da religião dos Orixás no Brasil.

Continuar lendo Foi a Bahia ou a Bahia?