Para que serve o chá de tapete de Oxalá?

Perguntado por: acortes . Última atualização: 17 de maio de 2023
4.5 / 5 10 votos

Conhecido, principalmente, como boldo-de-jardim, o boldo-da-terra ou tapete-de-oxalá, falso-boldo, boldo-brasileiro e alumã é uma planta muito utilizada na medicina popular por ser rica em propriedades que ajudam a aliviar sintomas de asma, bronquite, gastrite, azia, distúrbios intestinais, ressaca alcoólica e outros ...

TRE-BA - Boldo-da-terra, Boldo-de-jardim ou Tapete de Oxalá (Plectranthus barbatus)

Muito além da fama, o chá de boldo também facilita a digestão, protege as funções do fígado, reduz os gases, possui ação laxativa leve e que ajuda nos casos de constipação intestinal (prisão de ventre), favorece a eliminação de toxinas do fígado e pode melhorar as respostas imunológicas do organismo.

Também conhecido como Banho de Oxalá, o banho de boldo é utilizado para limpar o miasma espiritual preso ao corpo e melhorar a sensação de angústia.

O que é Tapete de oxalá:
Erva usada para fins medicinais, curativos e espirituais; termo mais usado no meio religioso, o mesmo que boldo, uma das ervas consagradas ao orixá Oxalá, divindade cultuada nos cultos afro-brasileiros.

É o responsável pela saúde física e mental, por isso é invocado nos momentos de enfermidade. Na angústia ou impaciência, é a Oxalá que devemos recorrer, pois como ele tem poder sobre a cabeça ele certamente nos atenderá.

Oração a Oxalá: Grande Orixá, neste dia te peço força e sabedoria. Faça-me olhar o mundo com olhos de amor; ser paciente, compreensivo e prudente. Senhor da pureza cerra meus ouvidos para a calúnia e guarda minha língua da maldade.

Oxalá é o orixá pai de todas as cabeças ,atua no trono masculino da fé na umbanda! Seu elemento é o ar e seu campo vibracional é magnetizador, purificador,acalmador e pacificador.

Você já ouviu falar na planta-tapete? Comumente utilizada como forração em jardins, já que se trata de uma espécie rastejante e de sombra, essa é uma planta muito procurada pela beleza de sua folhagem, que apresenta borda escura e centro mais claro com um brilho metalizado bem diferente.

Ótimo relaxante. O chá de boldo também atua diretamente no sistema nervoso. Se for consumidos em doses pequenas, ajuda a relaxar, acalmar e tranquilizar. Mas lembre-se de não exagerar, se for consumido em excesso pode causar náuseas, dores de cabeça e até convulsões.

No batuque o boldo é conhecido como tapete de Oxalá, folha consagrada para este orixá, por isso o seu uso é grande na religião afro-gaúcha o tornando bastante popular e tendo seu plantio um diversas casas de axé.

O boldo pode ser prejudicial ao fígado se o consumo for exagerado. Ele ainda é contraindicado para grávidas, lactentes, crianças menores de 6 anos, pacientes com doença no fígado (hepáticas) e distúrbios nos rins.

O ideal não fazer a ingestão, pois este há pode levar ao aumento da pressão arterial . Oriento agendar com um cardiologista.

Calmante: possui um leve efeito relaxante e pode ser consumido antes de dormir para auxiliar no sono.

O dia de Oxalá é a sexta-feira. Portanto, o banho de Oxalá terá ainda mais força e poder se for feito nesse dia da semana. Além disso, é interessante preparar o ambiente para fazer o banho.

Outra dica interessante é colocar o boldo em baixo do travesseiro para ter um sono renovador.

sexta-feira

É um forte aliado para quem procura banho de descarrego, principalmente, para proteção. Aprenda o banho de Oxalá e faça o banho na sexta-feira. Ferva dois litros de água e, quando ela estiver morna, acrescente um punhado de boldo macerado. Coe e deixe esfriar enquanto tome o banho higiênico.

É melhor cultivá-los, plantado-os em covas com bastante matéria orgânica. O boldo comum necessita de 1 metro de espaçamento entre plantas, a Vernônia necessita de pelo menos 2 metros e o boldo europeu 0,5m.

Portanto, o banho de boldo serve para quem sente que precisa de uma forte limpeza espiritual ou descarrego. Ele também é conhecido como banho de Oxalá ou de Jesus e é um dos poucos banhos de ervas que pode ser despejado na cabeça.

Na temperatura morna, você deve tomar o seu banho de limpeza normalmente e, logo em seguida, despejar a água para o Banho de Oxalá do pescoço para baixo, mentalizando suas intenções, pedindo proteção, abertura de caminhos, prosperidade, limpeza e purificação.

Oxalá é o pai de todas as coisas geradas na terra. Ele protege os nascidos entre 21/01 e 19/02. Esse Orixá é aquele que ama independente de qualquer coisa ou julgamentos, fazendo com que seus regidos sejam pessoas pacatas, sempre dispostas a tomar partido pela paz.