Qual o símbolo de Oxalá?

Perguntado por: rcamacho . Última atualização: 1 de fevereiro de 2023
4.5 / 5 17 votos

O ìgbín ou caramujo é um dos principais símbolos de Oxalá. Ele representa a calma e a vitória sobre conflitos e calamidades.

Exu Lálú é o justo mensageiro de Bàbá Òsàfuru (Oxalá, que além de usar um cajado especial, tem o poder do sono físico). Lálú também tem ligação com Ògún, Odé e Sàngó.

Oxalá é uma palavra da língua portuguesa utilizada como interjeição para expressar o desejo que algo aconteça. É sinônimo de "tomara" ou "queira Deus". A palavra tem origem na expressão árabe in shaa Allaah, cujo significado é “se Deus quiser”.

Exemplos de firmezas para Orixás: Para Oxalá - um prato branco ou transparente, com água, oferecer a Oxalá e colocar uma vela branca de sete dias, firmeza de Oxalá. A água de fonte pode ser usada, pois é água de Oxalá.

Sua comida é franga de leite, ovelha, milho branco, manjar, arroz com mel. Suas frutas são maçã branca, uva, pêra, melão. Seu dia é o sábado. Sua cor é o azul claro.

O ponto de força dos orixás é na natureza. E quando a gente sai do templo e vai fazer um trabalho desse dentro de um espaço como o Santuário, de vegetação, tem vários pontos de força né. Tem a pedreira, a mata, a cachoeira. Então a gente energeticamente pra gente é muito melhor.

Existem mais frutas, essas são somente algumas para que se possa agradar aos Orixás e Entidades. OXALÁ - Coco verde, melão, uvas verdes, pêras, maracujá. IEMANJÁ - Uvas verdes, mamão, pêra, melancia. OXUM - Melão, pêssego, maçãs.

25 de dezembro

Dia de Natal, 25 de dezembro, também é Dia de Oxalá, sincretizado com Jesus Cristo. O dia de Natal, celebrado no cristianismo, é de grande importância também para as religiões de matriz africana.

Oxalá carrega um opaxorô, símbolo da ancestralidade, sendo ele um dos principais Orixás encarregados pela criação do mundo.

Pomba gira é uma entidade espiritual da Umbanda e do Candomblé, considerada um Exu feminino e a mensageira entre o mundo dos orixás e a Terra.

Pombagira Rainha Maria Padilha Pombagira Sete Saias Maria Molambo Pombagira da Calunga Pombagira Cigana Pombagira do Cruzeiro Pombagira Cigana dos Sete Cruzeiros Pombagira das Almas Pombagira Maria Quitéria Pombagira Dama da Noite Pombagira Menina Pombagira Mirongueira Pombagira Menina da Praia.

ÒSÀLÁ - OXALÁ é o grande Pai. Profissões como teólogos, filósofos, diplomatas, projetistas, orientadores, negociadores, conciliadores conjugais, pediatras, cientistas, físicos, pedagogos, tradutores e atividades ligadas à religião.

5- Mas existem os orixás que não podem usar o azeite de dendê ( e nem seus filhos): Oxalá e toda a sua corte, por exemplo. No mito da criação mais famoso, Oxalá perde a primazia para criar o mundo ao deixar de fazer a oferenda a Exu.

Oxalá é Orixá maior da Umbanda, Ele é a própria Umbanda em sua magnitude, sua cor é o branco, representando a paz, o amor, a bondade, a limpeza, a pureza espiritual, enfim, tudo aquilo que possa indicar positividade. Os domínios de Oxalá são todas as pessoas e todos os lugares.

GUIAS DE TRABALHO E GUIAS DE PROTEÇÃO
Elas indicam os graus de iniciação que aquele filho de fé possui e também indicam os Guias que eles carregam. Já a guia de proteção é uma guia para uso diário, geralmente usa-se a branca de Oxalá, ou a do Guia de cabeça do filho de fé.

Na temperatura morna, você deve tomar o seu banho de limpeza normalmente e, logo em seguida, despejar a água para o Banho de Oxalá do pescoço para baixo, mentalizando suas intenções, pedindo proteção, abertura de caminhos, prosperidade, limpeza e purificação.

Oferendas e Saudações
A cor de Oxalá é o branco e seu dia da semana sexta-feira. Na Umbanda, o batizado é considerado como a obrigação a Oxalá e suas oferendas são milho branco cozido sem sal, rosas brancas e vinho branco doce.

Oxalá, o Pai de Todos
Na Umbanda, a imagem de Oxalá ocupa a posição central, acima de todas as outras no altar. A cor da guia de Oxalá é sempre branca, assim como as roupas e tudo que envolve os rituais deste orixá.

OS FILHOS DE OXALÁ TEM COMO CARACTERÍSTICA MARCAR NATURALMENTE SUA PRESENÇA POR ONDE PASSAM, POIS TEM A AURA DE AUTORIDADE E PODER DO ORIXÁ MAIOR DA UMBANDA. GERALMENTE SÃO CUIDADOSOS E GENEROSOS, UM POUCO PERFECCIONISTAS E DETALHISTAS AO EXTREMO. ALEGRES, GOSTAM PROFUNDAMENTE DA VIDA.

Oxalá é o Orixá Maior representado por Jesus. Essa é a mais usada nos casos de proteção e tratamentos. Já a guia de Sete Linhas, é aquela que tem sete cores, ou seja, representa os sete Orixás da Umbanda. É utilizada também para proteção, pois significa que o médium está sob a proteção das Sete Linhas da Umbanda.

Oxalá na Umbanda Cristã
Dentro do trabalho da “Umbanda de Pretos-Velhos”, todos os Orixás compõem a linha de OXALÁ e as entidades subordinadas são chamadas de Guias Falangeiros de OXALÁ, sendo os mais comuns: Pretos-Velhos, Caboclos e Crianças.