Para que serve o chá do salgueiro-chorão?

Perguntado por: amoreira . Última atualização: 19 de maio de 2023
4.5 / 5 6 votos

O chá da casca de salgueiro-chorão é usado para o tratamento de diarreia e febre; A casca da raiz é usada em um banho para o tratamento de doenças de pele parasitárias.

- 1 xícara de água. Colocar a água para ferver e adicionar a casca de salgueiro. Deixar ferver por 10 minutos, coar, esperar amornar e beber até 2 xícaras por dia, de preferência depois das refeições.

Salgueiro-branco pode causar erupções na pele, irritação do estômago, náuseas, vômitos, inflamação dos rins e zumbido nos ouvidos.

Sua principal característica é ter um crescimento rápido com um único tronco reto, e também por possuir folhas estreitas e longas (10–11 cm de comprimento, 1,5–2 cm de largura) com uma cor mais azul-esverdeada. Sua origem é desconhecida, mas pode ser um híbrido entre o salgueiro-branco e o Salix fragilis.

Salgueiro é um nome popular para plantas do gênero Salix, da família Salicaceae, sendo a espécie mais comum o salgueiro-chorão (Salix x chrysocoma), um híbrido de salgueiro-branco (Salix alba, L.) com uma espécie de salgueiro oriental (Salix babylonica, L.).

Originário da Ásia, Europa e da América do Norte, o salgueiro se apresenta em diversas espécies, sendo as mais famosas o salgueiro branco (Salix alba), o salgueiro negro (Salix nigra), o salgueiro frágil (Salix fragilis) e o salgueiro de casca roxa (Salix Purpurea).

O Salgueiro Salix alba, também conhecido como Salgueiro Branco é um salgueiro nativo de zonas temperadas, como o centro e o sul da Europa, o norte da África e o oeste asiático, ainda que, em menor quantidade, também pode ser encontrado na América do Norte.

Dessa forma, o sabugueiro pode ser utilizado em quadros febris, visto que é um poderoso antitérmico; ajuda a tratar problemas renais, reumatismo, prisão de ventre e evita o envelhecimento precoce. Por ser rico em vitamina C, a planta fortalece o sistema imunológico e mantém pele e cabelo saudáveis.

Tratamento para artrite reumatoide

  • Chá de gengibre. O gengibre é rico em gingerol, chogaol e zingerona que são substâncias anti-inflamatórias e imunomoduladoras. ...
  • Óleo essencial de boswellia. O ólos essencial de boswellia, pode ser encontrado em lojas de produtos naturais. ...
  • Pomada de arnica. ...
  • Chá verde.

Salix Alba, também conhecida como salgueiro branco, possui diversas propriedades farmacológicas decorrentes da salicina, sua substância ativa. Essas propriedades são, basicamente: analgésicas, antipiréticas e anti-inflamatórias.

Segundo a tradição oral dos judeus, o salgueiro simboliza as pessoas ignorantes de Israel por não possuir cheiro nem gosto. O salgueiro assim como as demais plantas não possuem poder algum no reino espiritual.

O salgueiro branco é uma árvore perene da família Salicaceae, que chega a atingir até 25m de altura. Possui folhas cinza-prateadas, serrilhadas e coberta com "pelos" macios em ambos os lados. Ele é nativo do centro e do sul da Europa, norte da África e oeste asiático.

A espinheira-santa é uma planta medicinal brasileira, amplamente utilizada na medicina popular no tratamento de gastrite e indigestão. Utilizada há séculos pelos índios no Brasil, Peru, Argentina e Paraguai especialmente no tratamento de úlcera, indigestão, gastrites, dores de barriga e cicatrizante.

Usado durante milhares de anos para o tratamento de febres e dores de cabeça, a casca do salgueiro-branco contém um precursor do analgésico mais popular utilizado nos dias de hoje – a aspirina ou o ácido acetilsalicílico (AAS).

O Salgueiro-chorão é uma árvore pertencente à família das Salicaceae ou salgueiros. É uma árvore nativa do norte da China, mas cultivado há milênios em vários locais da Ásia, tendo sido disperso pelo homem ao longo da rota da seda até à Babilônia. Daí o seu nome científico, Salix babylonica.

No Sul do Brasil ocorre uma espécie nativa de salgueiro, Salix humboldtiana, naturalmente associada às margens de cursos d'água. Essa espécie nativa não tem os mesmos usos que as espécies de vimeiros usadas para confecção de móveis.

Deve ser cultivada sob sol pleno, em solo fértil, enriquecido com matéria orgânica, úmido a bem drenável e irrigado regularmente no primeiro ano após o plantio.

O fruto é do tipo cápsula. O salgueiro-chorão é uma árvore de cultivo milenar e grande impacto por sua folhagem pendente e muito diferente de outras espécies. Geralmente é plantada isolada, como ponto focal e remete a um certo misticismo, melancolia e contemplação.

O salgueiro-chorão gosta de luz ; o sol pleno é propício à fotossíntese de suas folhas. A melhor cor da folhagem aparece quando há muita luz; portanto, plante-a em um local aberto no jardim que garanta pelo menos 6 horas de luz solar por dia. No entanto, também crescerá bem em sombra parcial.