Para que serve o D100 no RPG?

Perguntado por: arocha . Última atualização: 2 de maio de 2023
4.1 / 5 6 votos

Em alguns exemplos ele pode ser rolado para definir quanto de uma construção será devastada por um ataque poderoso ou em caso de ressurreição qual será a raça como a qual o guerreiro irá voltar.

Os dados RPG influenciam diretamente no andamento do jogo, já que servem para determinar as ações dos personagens durante a partida. Em geral, o mestre da rodada solicita a rolagem dos acessórios quando algum jogador pretende executar determinado movimento. Ou seja, é o dado que define se a ação dará certo ou não.

d12 é o dado de 12 faces utilizado em muitos sistemas de RPG. O dado de 12 faces possui uma probabilidade de 8,33% para cada face se jogado sozinho. Assim, o d12 é dado importante no kit dos mestres e jogadores de RPG.

O caso mais famoso é o d100, ou dado de porcentagem, simulado usando dois d10: um para a dezena, outro para as unidades. Estatisticamente falando, o resultado é o mesmo do que se jogássemos um dado de 100 faces de verdade, isto é, cada lado número tem exatamente a mesma chance de cair.

Consumo – Para um utilitário de médio porte fazer em média 8 km/l na cidade, era um grande feito para a época, mais detalhes na ficha técnica no final do post.

O dado possui 6 lados, o lado 5 é uma possibilidade desses seis lados, então representamos pela fração 1/6 = 0,16 x 100 = 16%.

Considerando um d20, que é o dado de 20 lados, cada lançamento de 1 a 20 tem 5% de chance de ocorrer.

O que é são D4, D6, D8, D10, D12 e D20? Todos esses nada mais são do que dados para RPG. O “D” significa dado e o número que o sucede é a quantidade de faces que o dado possui. Dessa forma, o D20 possui 20 faces, o D4 possui 4 faces e assim por diante.

Quando um personagem tenta realizar uma ação, o jogador rola um dado de 20 faces (d20) e adiciona o valor de sua habilidade relevante e modificador de atributo. Se o resultado da jogada for igual ou superior ao valor necessário para ter sucesso na ação, o personagem é bem-sucedido. Caso contrário, a ação falha.

Lendo o d4
Diferente dos demais dados, o d4 recebe dois padrões de numeração. Assim como é possível ler na parte superior, também é possível ler na parte inferior.

A regra básica para usar dados no RPG de mesa é: Você pega um dado, faz uma rolagem em um momento de tensão da história, soma ou subtrai modificadores do resultado que saiu, compara com uma dificuldade imposta normalmente pelo mestre e assim ver se foi um sucesso ou não.

Como calcular pontos de vida no D&D? No D&D e em muitos RPG de Mesa em geral, os pontos de vida são calculados jogando-se os dados de vida. Cada classe possui um determinado dado de vida, seja d6, d8, d10 ou d12, joga-se esse dado e soma-se o bônus de constituição.

Antes de seguirmos em frente, você precisa saber que existem sete tipos de dados no mundo dos RPGs: existem dados de 4 lados, chamados de d4; dados de seis lados, chamados de d6; e seguindo a mesma lógica, existem d8, d10, d12, d20 e d100.

Um dado para todos governar, o d20 — como é popularmente conhecido — é um icosaedro feito de plástico, acrílico ou metal, que serve como acessório para jogos de RPG de mesa.

Para determinar o HP recebido em níveis seguintes, o processo muda ligeiramente, mas é tão fácil quanto a Vida Inicial: Pontos de Vida em níveis seguintes: Resultado da rolagem do Dado de Vida (ou valor médio do dado +1) + Modificador de Constituição + Outros Modificadores.

Vamos relembrar aqui algumas formas de se fazer este cálculo mentalmente. para calcular porcentagem de 10%, divida o número por 10. para calcular porcentagem de 20%, divida o número por 5. para calcular porcentagem de 25%, divida o número por 4.