Para que serve o disco de embreagem da Pop 100?

Perguntado por: aazambuja . Última atualização: 19 de janeiro de 2023
4.3 / 5 3 votos

- A embreagem transmite o movimento do motor para a transmissão permitindo assim que a motocicleta inicie seu movimento - Auxilia na mudança de marchas e evita que o motor desligue quando a motocicleta está parada e engrenada.

A prática sobrecarrega a embreagem, que é forçada a trabalhar em giros muito mais altos que o normal. Não acelere sem soltar o manete. A ação é a que mais prejudica a vida útil do componente. Também conhecida como “queimar a embreagem”, a prática é comum entre pilotos principiantes e em subidas muito inclinadas.

E, a resposta é que pode durar 10 mil ou 100 mil quilômetros. Porque a durabilidade depende de diversos fatores: a começar de onde o carro circula, na estrada, onde pouco se passa marcha ou no trânsito congestionado, onde o motorista aperta o pedal da embreagem toda hora.

Desgaste dos discos e separadores da embreagem
De qualquer forma, quando os discos perdem seu revestimento ou os separadores ficam desgastados, o atrito entre eles é menor, fazendo com que patine, gire em falso, mesmo a moto estando embreada.

Existem três práticas que danificam rapidamente a embreagem: deixar o pé esquerdo no pedal de embreagem, pisar fundo no pedal de embreagem quando o carro estiver parado no sinal vermelho e usar o pedal de embreagem na ladeira.

Consumo de 59,6 km/litro
Com tanque de 4,2 litros, pode rodar até 200 quilômetros sem parar no posto. Claro que essa média pode mudar de acordo com o peso do condutor e a forma de pilotagem.

Abaixo, selecionamos alguns dos principais pontos que merecem sua atenção na hora de descobrir se a troca de embreagem é realmente necessária:

  1. Pedal pesado. ...
  2. Dificuldade para subir ladeiras. ...
  3. Trepidações. ...
  4. Patinação. ...
  5. Dificuldade para engatar as marchas.

Especialistas indicam que a verificação do disco de embreagem e do platô deve ser realizada a cada 50 mil quilômetros rodados. A troca costuma ocorrer, de fato, entre os 100 mil e 150 mil quilômetros.

Trepidações durante a arrancada
Este é o sintoma mais característico de que a embreagem deve ser substituída. Quando o componente está muito desgastado, ao arrancar, sente-se a moto trepidando bastante e também demorando para que as marchas sejam acionadas.

CÂMBIO - 4 marchas; transmissão por corrente. FREIOS - dianteiro e traseiro, tambores de 110 mm ø. SUSPENSÃO - dianteira, telescópica; traseira, 2 molas.

Se tudo correr normalmente, ou seja, se você não sofreu acidentes o motor da moto pode durar entre 12 e 15 anos.

Esse problema pode ser causado tanto por um volume baixo quanto excessivo de óleo no motor. No caso da operação do motor com volume de óleo abaixo do recomendado, é possível que as partes móveis não estejam sendo lubrificadas de forma eficiente. Isso dificulta sua movimentação e torna o desempenho do motor mais baixo.

Bomba de combustível com problema, suja ou com falta de pressão: Outro fator que pode ocasionar falhas na motocicleta quando esta atinge determinada rotação é a presença de defeito ou sujeira na bomba de combustível, pois isso impossibilitará o correto bombeamento para o eletro-injetor.

Para muitos motoristas, dirigir com o pé na embreagem é mais confortável e facilita na hora de reagir, mas os especialistas garantem que essa prática prejudica muito o carro. Manter o pedal da embreagem pressionado gera um desgaste prematuro no platô, disco e rolamento.

Se você notar o ruído da sua embreagem quando solta o pedal, as chances são boas de que o rolamento está falhando e precisará ser substituído. Se você notar ruído quando pressiona o pedal da embreagem, o culpado mais provável é o rolamento piloto, que precisará ser substituído.

Alguns chegam a dizer que até pode alcançar os 50 km/L.