Porque o agro não pode ser considerado pop?

Perguntado por: uramos . Última atualização: 23 de janeiro de 2023
4.8 / 5 19 votos

Enquanto a produção de alimentos cresce, por exemplo, milhões não têm o que comer. Esse crescimento, porém, ainda cultiva outros inimigos. Uma das maiores consequências desse processo diz respeito à questão ambiental.

As cidades estão parando, mas como parar a produção de alimentos? O produtor precisa continuar produzindo, caso contrário, a sociedade não se alimenta. Novamente, a produção agropecuária vai diminuir os impactos no cenário econômico brasileiro. No entanto, o produtor precisa se cuidar também.

A campanha publicitária “agro é tech, agro é pop, agro é tudo”, da rede globo de televisão, como difusora da propaganda sobre o agronegócio no brasil. Revista Eletrônica Internacional de Economia Política da Informação, da Comunicação e da Cultura, v. 21, n.

O Banco Nacional de Desenvolvimento Econômico e Social (BNDES) foi criado pelo governo federal com a missão de alavancar o parque industrial brasileiro, mas hoje financia mais a agropecuária do que a indústria.

O desperdício se dá em todos os momentos do ciclo produtivo desde o plantio e continua até a comercialização no varejo. O descuido parece estar arraigado na cultura brasileira. Por sua vez, tecnologia inadequada, transporte ineficiente e cultura do desperdício constituem o tripé das perdas na produção de alimentos.

De acordo com a emissora, o objetivo da campanha é aproximar o telespectador e consumidor com o produtor rural, além de querer "desmistificar alguns mitos em torno do agronegócio".

O agronegócio hoje é responsável por 52,2% de tudo exportado no Brasil, e este resultado está ligado à alta produtividade motivada por incrementos tecnológicos usados no campo. Percebe-se que o agronegócio no Brasil tem sido o propulsor da economia, mesmo em tempos difíceis vividos pela pandemia do COVID-19.

Algumas bactérias, acumulam agrotóxico, os fungos decompõem essas bactérias, as plantas se alimentam dos resíduos desses fungos, alguns animais se alimentam dos resíduos dessas plantas, e isso pode ir subindo [até o ser humano].

Então, o que aconteceria se o Agro parasse? O primeiro impacto seria o aumento generalizado dos preços, ou seja, inflação. Essa iria acelerar até alcançar níveis absurdos, como os observados no Brasil na década de 1980 (Hiperinflação), que é um pesadelo para quem a conheceu.

Atrás da agropecuária (97%), as causas principais foram o garimpo (0,5%), a expansão urbana (0,4) e a mineração (0,1%). No discurso oficial, as gigantes do agronegócio garantem fazer de tudo para bloquear a compra de gado de fazendeiros que desmatam fora da lei.

Tech – uma das tecnologias se sustenta no uso de agrotóxicos para garantir a produção rápida; porém, contraditoriamente, provoca doenças seguidas de morte.

O Agronegócio – ou o Agro, como passou a ser chamado – é a denominação dada à cadeia produtiva relacionada à agricultura e à pecuária, incluindo todas as culturas agrícolas e espécies animais de produção, como o gado de corte e de leite, suínos, aves e até peixes.

Entre as principais ideias de inovação no agronegócio, estão a sustentabilidade, a gestão baseada em dados e o uso de novas técnicas e ferramentas na produção. Listamos algumas tendências que estão sendo bastante promissoras nessa área.

A primeira grande crítica feita ao agronegócio parte de grupos ambientalistas, que afirmam que a expansão acelerada das cadeias produtivas no meio rural sobre os espaços naturais está diminuindo a cobertura vegetal do país.

O agronegócio e conflitos pela terra. Mas a devastação ecológica, a perda de terra arável e de recursos hídricos e a contaminação por agrotóxicos estão longe de ser os únicos males sociais causados pelo agronegócio no país.

O desmatamento é uma prática muito comum para a realização da agropecuária. A retirada da cobertura vegetal provoca a redução da biodiversidade, extinção de espécies animais e vegetais, desertificação, erosão, redução dos nutrientes do solo, contribui para o aquecimento global, entre outros danos.

Liderando o ranking temos o Rei da Soja, o Grupo Bom Futuro, liderado pelo Eraí Maggi. Seguido por 4 outros grandes grupos do setor. O segundo colocado do ranking é a SLC Agrícola, uma empresa com grande destaque no mundo dos grãos, sozinha ela possuí mais de 448 mil hectares plantadas.

1. China. Dentre os países que mais produzem alimentos, a China foi de longe o principal produtor agrícola de 2020.

Os desafios do agronegócio

  • Produzir mais com menos trabalhadores. ...
  • Economizar água. ...
  • Produzir mais sem poluir. ...
  • Reduzir desperdícios. ...
  • Produzir mais sem desmatar. ...
  • Distribuir melhor os alimentos.

Segundo os pesquisadores da Embrapa Eliseu Alves, Geraldo da Silva e Souza e Renner Marra, os três problemas da agricultura são a concentração da renda bruta, o excedente exportável e o consumo interno de alimentos.

O agronegócio tem causado consequências para o meio ambiente. O aumento do número de máquinas no meio agrícola acelera a produção e aumenta o lucro. Esse benefício traz consigo uma problemática ambiental, onde os agrotóxicos são cada vez mais utilizados e florestas são derrubadas para aumentar a área de cultivo.