Para que serve o Fosfoenema?

Perguntado por: acarvalho . Última atualização: 16 de maio de 2023
4.7 / 5 6 votos

Phosfoenema Schering-Plough é um medicamento de uso retal utilizado para alívio da prisão de ventre e como laxativo em casos de constipação intestinal e intestino preso. Uso adulto e pediátrico acima de 12 anos. Leia a bula antes de usar e siga as instruções.

- Aplicar 02 frascos de Phosfoenema® pelo ânus, duas horas antes do exame. – Não é necessário jejum.

L-Enema é um medicamento pronto para uso destinado como laxativo no alívio da prisão de ventre, obstipação/constipação intestinal, intestino preso. se persistirem os sintomas, o médico deverá ser consultado.

sendo que alguns pacientes podem ficar, fisiologicamente, até 3 a 5 dias sem evacuar.

Alguns dos efeitos secundários deste método são diarreia, cãibras, vômito, enjoos e alteração da absorção de alguns medicamentos.

O Phosfoenema® deve ser utilizado com cautela em pacientes com funcionamento inadequado dos rins (função renal comprometida ou insuficiência renal), elevação nos níveis de fosfato no sangue (hiperfosfatemia) ou com insuficiência cardíaca congestiva.

Como fazer a limpeza do intestino?

  1. Beba água salgada. Antes de comer pela manhã, misture 2 colheres de chá de sal com um corpo de água morna. ...
  2. Aposte nos probióticos e prebióticos. ...
  3. Aumente a ingestão de fibras. ...
  4. Consuma amidos resistentes. ...
  5. Experimente chás de ervas. ...
  6. Beba sucos e vitaminas. ...
  7. Hidrate seu corpo.

Este medicamento promove a evacuação intestinal através do aumento do teor de água e do volume das fezes. O esvaziamento do intestino grosso esquerdo (cólon descendente) se dá em geral dentro de 2 a 5 minutos.

Se realizar o enema á noite, depois de ter ido evacuar uma ou várias vezes, mesmo ao deitar-se para dormir, introduza 4 colheres sopa de azeite girassol de 1ª pressão a frio, ligeiramente aquecido a 37ºC – o corpo não vai expulsar o azeite – de manhã, o corpo expulsa o azeite pelas fezes.

Phosfoenema® deve ser administrado por via retal. Adultos e crianças acima de 12 anos: A dose usual de Phosfoenema® é de 100 mL em 24 horas. A dose máxima diária não deve exceder os 100mL em 24 horas.

Adultos e crianças acima de 12 anos. A dose usual de Phosfoenema® é de 100 mL em 24 horas, ou conforme prescrição médica. A dose máxima diária não deve exceder os 100mL em 24 horas.

Segundo o gastroenterologista, é completamente desaconselhado pela comunidade médica que se faça enemas (ou lavagens intestinais) com soluções caseiras. “Há produtos que são altamente agressivos para o reto e para o intestino.

Alimentação: - Manter dieta a base de água, chá, café e sucos coados, pão e biscoito, margarina, geléia, ovos bem cozidos, caldo de galinha, sopas coadas e massas, carne moída, carne branca (peixe e filé de frango), purê de batata, biscoito de polvilho, torradas, gelatina (sem pedaços de frutas).

Quais as contraindicações do L-Enema? L-Enema é um medicamento que não deve ser utilizado em pacientes que estejam apresentando vômitos, náuseas ou dor abdominal, sendo contraindicado em crianças menores de 2 anos de idade.

A lavagem intestinal consiste no processo de introdução no intestino de solução, medicamentosa ou não, por meio de sonda retal. O processo de lavagem intestinal é também denominado enteroclisma. Quando a quantidade de solução infundida é menor (de 50ml a 500ml) é denominada clister ou enema.

Antes de usar, retire a capa protetora da cânula retal.
Com o frasco para cima, segure a capa protetora, retirando-a suavemente. Inserir suavemente a cânula no reto, como se a ponta fosse em direção ao umbigo. Comprimir o frasco até ser expelido quase todo o líquido. Retire a cânula do reto.

Como manter o intestino limpo após a sessão
Grãos integrais, de 2 a 3 vezes por semana, cozidos após deixar de molho por 12 horas. Alimentos limpadores, ricos em proteínas e fibras. Evite gorduras e doces. Polvilhe sementes de linhaça sobre os alimentos, sejam eles cozidos ou crus.

Sinais e sintomas de obstipação

  1. Fezes duras e secas;
  2. Dor, inchaço abdominal e flatulência;
  3. Náuseas e vómitos;
  4. Sensação de que a evacuação não é feita completamente.

Ainda que seja de simples execução, pode acarretar riscos como infecções, perfuração do intestino, hemorragias e transmissão de doenças. Na prática, a indicação da lavagem intestinal é feita pelo médico, acompanhada da prescrição da solução que deverá ser utilizada no procedimento.

O posicionamento do paciente a ser submetido à lavagem intestinal deve proporcionar conforto e facilitar o acesso ao trato intestinal. Para isso, é necessário que o paciente seja colocado em decúbito lateral esquerdo.