Para que serve o Furadan?

Perguntado por: afigueiredo . Última atualização: 17 de maio de 2023
4.5 / 5 15 votos

Conhecido pela sua eficácia, o Furadan apresenta como grande diferencial o efeito fitotônico, que viabiliza maior vigor da planta, produtividade extra, longividade e perfilhamento, amplia a formação do sistema radicular e melhora germinação e brotação na soqueira.

FURADAN 50 G é um inseticida nematicida que possui ação sistêmica, de contato e ingestão.

A análise mostrou que glifosato, Aldicarbe, paraquate, Picloram e Carbofurano são os agrotóxicos que mais intoxicaram brasileiros na última década. Em relação a mortes, Aldicarbe, paraquate, glifosato, Diurom e Carbofurano são os mais encontrados.

O inseticida agrícola de contato e ingestão Decis 25 EC® é indicado para o controle de diversas pragas nas culturas do algodão, amendoim, batata, cacau, café, feijão, milho, trigo entre outros.

recomendado a 200 ml desse produto em 100 litros de água por hectare.

Mosca- minadora (Liriomyza huidobrensis) 300 a 400 mL/ha Realizar monitoramento constante e realizar aplicação logo no início das infestações. Realizar no máximo 3 aplicações com intervalo de 7 dias. Utilizar a dose maior quando constatada condições ideais para desenvolvimento e elevada pressão da praga.

Os inseticidas piretroides são defensivos químicos com compostos extraídos de flores de Chrysanthemum cinerariaefolium e Chrysanthemum coccineum, da família Asteraceae. Controlam diversas pragas, desde percevejos e lagartas até moscas.

O Carbofurano é um agente químico que age como inseticida, cupinicida, acaricida e pesticida, com uso na agricultura e aplicação em diversas hortaliças, frutas e grãos.

Regent® 20 GR é um inseticida indicado para o controle localizado de cupins de montículo, independente da cultura de ocorrência.

Glifosato

O Glifosato é o defensivo agrícola mais vendido no Brasil e no mundo. Somente no Brasil foram 246 mil toneladas vendidas em 2020, quatro vezes mais do que o segundo defensivo mais comercializado, o 2,4-D.

Estes agrotóxicos respondem por cerca de 70% do total utilizado no Brasil: glifosato; 2,4-D; mancozebe; acefato; óleo mineral; atrazina; óleo vegetal; paraquate (dicloreto); imidacloprido; e oxicloreto de cobre. Fonte: Anvisa (2018) e Pan consolidated (2018).

Recuperação de plantas intoxicadas
Uma dessas alternativas que estão sendo utilizadas é a pulverização foliar após intoxicação pelo herbicida utilizando sacarose, em razão dos benefícios que vem apresentando para as plantas.

O extrato de alho e cebola é um inseticida natural indicado para o combate dos pulgões em plantações de beterraba, alho e cebola. Nas plantações de tomate, o mesmo extrato é um excelente fungicida natural.

Aplicar no início da infestação. Adicionar óleo mineral na calda na proporção de 0,25% (250 ml / 100L). Aéreo: 10 - 50 Aplicar no início da infestação. Aéreo: 10 - 50 2 O intervalo entre aplicações será em função da reinfestação.

Aplicar no início da infestação praga em todas as partes das plantas. Realizar no máximo 4 aplicações por ciclo de cultivo com intervalos de 7 dias. ÉPOCA E INTERVALO DE APLICAÇÃO: Broca-pequena-do-fruto: Iniciar a aplicação quando forem observados os primeiros ovos na superfície dos frutos.

Modo de Usar

  1. Aplicar Forth Inseticida em toda a planta, particularmente o lado de baixo das folhas, a uma distância de 20 cm e principalmente sobre as pragas, obtendo eficácia após 24 horas.
  2. Repita a aplicação a cada 15 dias ou quando necessário.

volume de aplicação: recomenda-se utilizar de 80 a 200 l/ha. quando for indicada a dose em diluição por 100 litros, recomenda-se considerar o volume máximo de 1000 l/ha de calda.

À noite, na maior parte das vezes, o clima favorece: umidade do ar mais alta, menos rajadas de vento e temperaturas mais baixas. Portanto, nesse período o tempo de vida da gota pulverizada nas plantas é maior. Logo, aumentam as chances de o produto eliminar a praga com sucesso.

O acefato é um inseticida e acaricida organofosforado usado no controle de insetos em plantações, como algodão e tabaco, em frutas, em hortaliças e em plantas ornamentais.

Quantidade média de água gasta na pulverização de 100m² = 3 l. Para este cálculo, divide-se a quantidade de água gasta por hectare (300 l) pela capacidade do tanque do pulverizador (20 l). Verifique na receita ou bula do produto a dosagem recomendada. Exemplo: 3 l do produto por hectare (ha) = 3.000 ml por hectare.