Para que serve o imbiruçu?

Perguntado por: lsiqueira . Última atualização: 19 de maio de 2023
4.3 / 5 6 votos

POPULARMENTE CONHECIDA COMO “IMBIRATÔ, “IMBIRATANHA” E “IMBIRUCU”, É USADA NA MEDICINA POPULAR NO TRATAMENTO DE INFLAMAÇÕES, BRONQUITE, DEPRESSÃO, HÉRNIA, ÚLCERA, PEDRA NOS RINS, CONTRA NERVOSISMO, ETC.

A madeira da planta possui pouca durabilidade, por isso é bastante utilizada para lenha. Entretanto, a casca fornece uma fibra muito forte. Algumas populações regionais utilizam essa fibra na fabricação de cordas, que são bastante resistentes. Para utilizar a fibra é necessário retirar a entrecasca do caule.

A casca interna de Pau Para Tudo pode ser usada para o preparo de um chá cujo aroma é agradável, além de coloração avermelhada. Possui dois fitoquímicos que auxiliam no tratamento de várias doenças: o lapachol e beta-lapachona.

A casca é analgésica, adstringente, balsâmica, descongestionante, diurética, estimulante, depurativa, febrífuga, estomacal, hemostática, peitoral, tônica e vermífuga. Por isso, o chá da casca é usado para uma série de propósitos, mas, especialmente, para curar tosses e problemas respiratórios.

Para o tratamento do câncer, o modo de uso é da seguinte forma: dissolver de 30 a 36 gotas em um litro dágua e tomar 50 ml (que equivale a um copinho de café) ou duas colheres de sopa, 3 vezes ao dia, de preferência após o café, a janta e o jantar.

Segundo a cultura popular do sertanejo, a Mucuíba tem propriedades anti-inflamatórias. “Ajuda no tratamento da gastrite, câncer, inflamação e até dor de dente”, acredita Agda Nascimento.

Para fazer o xarope, segundo Agda, a casca deve ser lavada e, em seguida, esmagada com um pilão. Depois, o material é colocado de molho e deixado por 24 horas até ser coado. O líquido é armazenado em garrafas de vidro. O líquido é deixado três dias em descanso.

Popularmente conhecida apenas como amburana, essa planta é uma espécie medicinal usada de forma caseira no tratamento de doenças respiratórias e intestinais. É facilmente encontrada em feiras livres e casas de produtos naturais.

Imbiriba. Origem: Nordeste. Muito aromática, suavemente picante, carrega um sabor floral que remete ao da pimenta de Sishuan. Como usar: triturada ou em infusão.

No passado, a corda de imbira vermelha era utilizada para prender animais como cavalo, boi ou bode. Para este caso usava-se a corda fina, com seis braças de comprimento.

Ginseng

Catuaba: age como estimulante energético e afrodisíaco. Cansaço, falta de memória, esgotamento mental, nervosismo e fadiga podem melhorar com o uso da planta. Ginseng: atua como afrodisíaco natural. Também funciona como anti-inflamatório, diurético e estimulante.

O Pau Tenente, ou Quassia amara, é utilizada na região da Amazônia para tratar malária, também como inseticida. Além de auxiliar nos casos de distúrbios gastrointestinais, parasitas intestinais, colesterol, diabetes, disfunções no fígado, auxiliar do emagrecimento.

Chá da folha de seriguela funciona? Muitos dizem que a planta é diurética, cicatrizante e anti-inflamatória, além de ter o potencial de melhorar as funções gastrointestinais e reduzir as taxas de colesterol. O chá das folhas é também usado para a lavagem de feridas e de queimaduras.

O chá das folhas ou da casca de jatobazeiro apresenta propriedades diuréticas, o que auxilia no combate a infecções urinárias. Além disso, como ele elimina o excesso de água e o inchaço do organismo, ele ajuda no emagrecimento.

A fruta de jatobá fornece uma grande quantidade de sais minerais, como cálcio, fósforo, ferro, potássio e magnésio. Esses nutrientes são importantes para a formação dos ossos, músculos, dentes e ajudam a manter os sistemas nervoso, cardiovascular e imunológico em bom funcionamento.

"É bom pra próstata, gastrite, bactéria no estômago, cirrose, tosse, gripe. E também um tônico fortificante muito bom", explica.

Resultados: os entrevistados citaram sete plantas medicinais utilizadas no tratamento e na prevenção do câncer: babosa (Aloe vera sp), erva-de-lagarto (Casearia sylvestris), noz-pecã (Caraya illionensis), quebra-pedra (Phyllanthus niuri), cocão (Erythroxylum argentinum), madressilva (Lonicera sp) e carrapicho rasteiro ...