Para que serve o teste de Schilling?

Perguntado por: ocardoso . Última atualização: 21 de fevereiro de 2023
4.6 / 5 14 votos

Teste diagnóstico, no qual a vitamina B12 é identificada com cobalto radioativo, ingerida e a absorção gastrointestinal é determinada através da quantidade de radioatividade [medição] em uma coleta de urina de 24 horas.

Para fazer o diagnóstico da anemia perniciosa é preciso fazer alguns exames como: Hemograma completo: esse teste mede os níveis de vitamina B12 e de ferro no sangue; Exame de deficiência de vitamina B12: a médica ou o médico pode avaliar os seus níveis de vitamina B12 por meio de um exame de sangue.

Laboratório Dr. Belizário | Exame Hemograma de Schilling.

A Classificação de Schilling
Doenças para as quais a atividade exercida no trabalho é um fator necessário para o seu desenvolvimento; Doenças para as quais o trabalho é um fator contributivo, mas não necessário; Doenças para as quais o trabalho é um fator provocador ou fator agravador.

O exame mais comum para identificar os níveis de vitamina B12 no organismo é o que mede a sua presença no sangue. Considera-se como valores normais a presença de 200 a 900 pg/ml dessa substância no organismo. Valores menores ou maiores indicam desordens fisiológicas.

Estudos comprovam que a falta de vitamina B12 no corpo está intimamente ligada a problemas neurológicos como esquecimentos, incapacidade de se concentrar, perda da noção espaço-temporal, diminuição cognitiva e uma memória fraca.

Desenvolve-se anemia, causando palidez, fraqueza, fadiga, e, se for grave, falta de ar e tonturas. Uma deficiência grave de vitamina B12 pode lesionar os nervos, causando formigamento ou perda de sensibilidade nas mãos e nos pés, fraqueza muscular, perda de reflexos, dificuldade em andar, confusão e demência.

Grupos de risco à falta de vitamina B12
pessoas que usam medicamentos para diabetes, como a metformina; pessoas com doença de Crohn, colite ulcerativa, doença celíaca ou síndrome do intestino irritável; mulheres com história de infertilidade e aborto.

Entre as doenças autoimunes que podem contribuir para o problema, estão a diabetes do tipo 1, vitiligo e as que afetam a tireoide. É necessária uma exposição ambiental para disparar a genética do indivíduo propenso a essa deficiência.

Diogo Kloppel Cardoso, a anemia perniciosa é uma anemia megaloblástica (ou macrocítica) causada por uma gastrite autoimune que leva à deficiência de fator intrínseco, responsável pela absorção da vitamina B12 em nosso organismo. Em grande parte das vezes, a doença só pode ser detectada depois dos 30 anos de idade.

O diagnóstico da anemia megaloblástica, é feito a partir da solicitação de um hemograma do sangue periférico. Assim, a médica pode analisar se houve diminuição do número de hemácias e de hemoglobina, aumento do tamanho das hemácias, entre outros indicadores técnicos da condição.

Valores de referência no hemograma

  • Hematócrito (%) – 35 a 47.
  • Eritrócitos (milhões/mm^3) – 4,0 a 5,6.
  • Hemoglobina (g/100ml) – 12 a 16,5.
  • Volume corpuscular médio / VGM (µ^3) – 81 a 101.
  • Hemoglobina corpuscular média / HbCM (pg) – 27 a 34.

A silicose é uma doença em que o trabalho é uma causa necessária, sendo, portanto, classificada como Schilling III. A bronquite crônica pode ter o trabalho como provocador de um distúrbio latente ou agravador de doença já estabelecida, sendo assim classificada como Schilling I.

Milhares de pessoas são afastadas devido a doenças relacionadas ao trabalho. Dor nas costas é a doença que mais afasta trabalhadores no Brasil. veja outras.

Entre as principais podemos citar:

  1. Acidentes de trabalho. ...
  2. Dor por motivos posturais. ...
  3. Lesões no joelho. ...
  4. Hérnia inguinal. ...
  5. Depressão e estresse. ...
  6. Doenças cardíacas. ...
  7. LER. ...
  8. Problemas urológicos.

O próprio hemograma pode detectar falta de vitaminas, de forma que o profissional de confiança poderá perceber indícios de acordo com as taxas obtidas.