Para que serve Sulfametazol de Trimetropina?

Perguntado por: lsoares . Última atualização: 17 de maio de 2023
4.6 / 5 20 votos

Este medicamento é indicado para o tratamento de infecções causadas por micro-organismos sensíveis à associação dos medicamentos trimetoprima e sulfametoxazol, como certas infecções respiratórias, gastrintestinais, renais e do trato urinário, genitais (homens e mulheres), infecções da pele, entre outros tipos de ...

Em comparação com a amoxicilina, o uso de sulfametoxazol-trimetoprim foi associado a um aumento de mais do dobro do risco de morte súbita (OR ajustado 2,46; intervalo de confiança de 95% [IC 95%] 1,55-3,90).

Para crianças a dose recomendada é de 150 mg/m2/dia TMP com 750 mg/m2/dia SMZ administrada por via oral em doses iguais divididas em duas vezes ao dia, durante três dias consecutivos por semana. A dose diária total não deve exceder 320 mg dia TMP e 1600 mg SMZ.

A ação medicamentosa de sulfametoxazol + trimetoprima começa logo após a primeira dose. No entanto, os microrganismos não são eliminados de imediato. Por isso, mesmo que alguns sintomas como febre, dor, etc. desapareçam, é necessário continuar o tratamento pelo período estabelecido pelo seu médico.

O melhor antibiótico para tratar a amigdalite é a penicilina benzatina injetável em dose única. Caso a criança seja alérgica à penicilina, podem ser usados antibióticos pela boca por 10 dias. No entanto, antibióticos como o sulfametoxazol com trimetoprim e as tetraciclinas são ineficazes para tratar amigdalites.

É indicado para tratar infecções causadas por microrganismos sensíveis à associação destes elementos, como algumas infecções respiratórias, gastrintestinais, renais, urinárias, genitais, da pele e outros tipos.

A suspensão de sulfametoxazol + trimetoprima deve ser administrada por via oral, pela manhã e à noite, de preferência após uma refeição, e com quantidade suficiente de líquido.

O principal tratamento em todos os quadros de doença infecciosa intestinal é a reidratação e cuidados de suporte. Esses cuidados serão independente do agente etiológico. Deve sempre priorizar a reidratação oral, mas em casos de vômitos e náuseas persistentes pode realizar por via endovenosa.

Para tratar infecções bacterianas, os médicos normalmente optam por utilizar meropeném – classe de antibióticos considerada mais forte e de amplo espectro -, mas o uso indiscriminado pode elevar ainda mais os índices de resistência bacteriana.

Devido à possibilidade de hemólise, Sulfametoxazol + Trimetoprima não deve ser administrado a pacientes portadores de deficiência de G6PD (desidrogenase de glicose-6-fosfato), a não ser em casos de absoluta necessidade e em doses mínimas.

O sulfametoxazol-trimetoprima, também conhecido como cotrimoxazol ou Bactrim (nome comercial mais famoso), é um popular antibiótico composto por dois agentes antimicrobianos, o sulfametoxazol e a trimetoprima, que atuam em sinergia contra uma ampla variedade de bactérias.

Nas doses recomendadas, sulfametoxazol+trimetoprima é geralmente bem tolerado. Os efeitos colaterais mais comuns são erupções cutâneas e distúrbios gastrintestinais.

Infectrin Pediátrico é usado no tratamento das infecções respiratórias: bronquite aguda ou crônica, bronquiectasia infectada, pneumonias, amigdalite e faringite, sinusite e otite média. Infecções das vias urinárias: cistites agudas ou crônicas, pielocistites, pielonefrites, uretrites, prostatites.

Este medicamento é efetivo contra infecções dermatológicas, respiratórias, gastrintestinais, do trato urinário, renais e genitais - tanto para homens, quanto para mulheres. Bactrim F é capaz de matar as bactérias que causam as infecções e combater a sua multiplicação desde a primeira dose.

Entre ser ingerido e começar a inibir a ação das bactérias no organismo, o medicamento antibiótico leva cerca de 30 minutos. Para amenizar os sintomas da infecção, poucos dias.

Um primeiro sinal de que o remédio não está fazendo efeito é justamente a ausência de melhora ou mesmo uma piora nos sintomas. Medicamentos de uso prolongado ou contínuo podem, eventualmente, parar de fazer efeito.

Medicamentos são produtos que servem para: Prevenir o aparecimento de doenças (por exemplo, vacinas). Aliviar sintomas ou sinais (por exemplo, medicamentos contra dor e febre). Controlar doenças crônicas e reduzir o risco de complicações (por exemplo, medicamentos para pressão alta, diabetes, asma, entre outros).

Esclarecido isso, podemos dizer que o antibiótico mais indicado para garganta inflamada é a amoxicilina.