Para que serve um mezanino?

Perguntado por: ameireles . Última atualização: 19 de maio de 2023
4.8 / 5 7 votos

O mezanino na construção civil é uma estrutura para criar novos ambientes, ele funciona como um andar intermediário entre o andar térreo e o andar superior, caso existam mais andares na obra. Se a obra for de apenas um andar, o mezanino fica entre o piso e o teto do ambiente.

Mezanino vem da palavra italiana “Mezannino” que remete a “mezzo”, ou seja, “meio” ou “metade”. O mezanino na arquitetura portanto, nada mais é do que um ambiente em nível intermediário entre o térreo e o andar superior ou a altura máxima do pé direito da edificação.

O mezanino é um ambiente que fica entre o térreo e o primeiro andar e que também está muito presente em apartamentos studio, principalmente no estilo loft, que não tem paredes dividindo os cômodos.

até 500 kg

Suporta até 500 kg por metro quadrado. “Excelente solução para mezanino em ambientes comerciais, como lojas e galpões industriais”, diz.

Os carregamentos foram levados em consideração a partir do estabelecido na NBR 6120:2020. Já a metodologia de cálculo dos elementos estruturais, de madeira e das ligações, será embasada segundo as normas NBR 7190:1997 e NBR 8800:2008. A carga a ser suportada pelo mezanino é de 200kgf/m².

5 inspirações para um mezanino

  1. Escritório. Se você trabalha home office e/ou estuda em casa, que tal aproveitar o mezanino para fazer uma área de trabalho? ...
  2. Brinquedoteca. A brinquedoteca no mezanino é uma ótima alternativa de criar um espaço especial no quarto infantil. ...
  3. Sala de jogos. ...
  4. Sala de TV. ...
  5. Espaço para leitura.

Um dos principais tipos de mezanino, o metálico é o que apresenta melhor custo benefício. Por precisar de menos mão de obra e menos materiais que os demais, é mais barato. Além disso, é projetado conforme as medidas e necessidades do local, não gerando desperdício.

O Mezanino nada mais é que uma área aberta no segundo pavimento de um cômodo / ambiente que possui pé-direito duplo e com vista para o primeiro pavimento, proporcionando a comunicação visual entre ele. O mezanino deve ser dotado de guarda-corpo para proteger as pessoas de cair no primeiro pavimento.

2,7 metros

Aconselha-se a construção de um mezanino em sala ou cômodo com média de 2,7 metros de pé direito, ou seja, a altura do piso ao teto.

Qual a altura ideal para fazer um mezanino? É importante respeitar a medida padrão do pé-direito para residências, mas com uma altura extra de 2,10m já é possível criar um mezanino agradável — que permita a passagem das pessoas e tenha abertura mínima para instalar uma porta convencional.

O jirau é uma espécie de mezanino das lojas. A criação do grupo de trabalho foi sugerida pela secretária municipal de Fazenda, Giovanna Victer. Ela reuniu nesta quarta-feira (22), em seu gabinete, secretários municipais, técnicos da Fazenda e representantes dos lojistas para discutir a questão.

A principal diferença entre loft e mezanino é que o loft é uma parte próxima ao telhado de um edifício e o Mezanino é um andar intermediário entre os andares principais de um edifício.

Mezaninos de madeira são estruturas que cumprem a função de um andar. Eles podem extremamente simples e utilitários, como depósitos de lojas ou eles podem ser extremamente sofisticados, como camarote de bares e salões.

Melhores dicas de como decorar um mezanino

  1. Quarto. O quarto mezanino é uma ótima ideia para quem gosta de projetos com ambientes integrados, ele é muito utilizado em plantas de casas tipo loft. ...
  2. Sala de estar. ...
  3. Closet. ...
  4. Cantinho de leitura. ...
  5. Escritório. ...
  6. Sala de jogos. ...
  7. Brinquedoteca.

O que é mezanino? A definição de mezanino é bem direta e simplificada: trata-se de um piso entre o térreo e o primeiro andar de uma construção. Também pode ser um piso intermediário criado em uma área de pé-direito duplo. Em ambos os casos, o acesso é feito pelo interior da residência.

Um forro apresenta muitas vantagens quando em comparação com uma laje, como é o fato de ser bem mais leve, para começar. Com isso, a fundação, as vigas e os pilares da casa não serão tão exigidas como se você colocasse uma laje, o que ajudará a trazer mais economia para o serviço que deseja fazer.

Outra estratégia interessante para isolar o segundo andar do mezanino para quarto é o painel de metal ou de madeira vazados. Eles são perfeitos para criar uma separação, mas preservando a entrada de luz, caso não haja uma janela próxima. Outra alternativa criativa é usar as paredes de vidro.

Para isso, o mezanino precisa ser construído com estruturas que possam ser desmontadas sem alterar a estrutura da edificação, como é o caso de estruturas metálicas e de madeira. No entanto, ao optar por fazer um mezanino de concreto, um engenheiro civil ou arquiteto deverá ser contratado para acompanhar a obra.

A medida mínima confortável é de aproximadamente 2,10m, que seria a altura de uma porta convencional de passagem. Com isso, seria necessário um mínimo entre 4m e 4,30m de altura total do ambiente para se criar um mezanino inicialmente confortável”.

O sentido da expressão confirma essa hipótese de surgimento, já que “pé” também tem o significado de “árvore” e “direito” quer dizer algo que está no prumo, em ângulo reto. Desse modo, “pé-direito” designava as estruturas de madeira que formavam ângulo certo para dar base à construção.