Para quem foi escrito o livro de João?

Perguntado por: eibrahim . Última atualização: 17 de maio de 2023
3.9 / 5 11 votos

McConkie, do Quórum dos Doze Apóstolos, escreveu: “O evangelho de João é um relato dirigido aos santos; é sobretudo um evangelho para a Igreja” (Doctrinal New Testament Commentary [Comentário Doutrinário do Novo Testamento], 3 vols., 1965–1973, vol. I, p. 65).

Para Quem e Por Que Foi Escrito? A Segunda Epístola de João foi escrita “à senhora eleita, e a seus filhos” (2 João 1:1). Não se sabe se João estava se dirigindo a sua família ou a outro grupo específico de pessoas ou se estava falando à Igreja coletivamente em linguagem figurativa.

A única exceção é o Evangelho de João -- justamente o "estranho no ninho" entre os quatro textos aceitos no Novo Testamento, por não seguir a mesma linha básica de narrativa dos outros três e apresentar uma visão teológica muito desenvolvida e elevada de Jesus, considerado o Verbo de Deus encarnado.

Objetivo. O objetivo de João ao escrever era expor a heresia dos falsos mestres e confirmar a fé dos verdadeiros crentes. João declara ter escrito para dar garantia da vida eterna àqueles que Crêem "no nome do Filho de Deus" (I João 5:13).

Quem Escreveu Esse Livro? O autor identificou a si mesmo como “o ancião” (3 João 1:1) e pela tradição, acredita-se ser o Apóstolo João.

No evangelho de João, o discípulo amado surge como um amigo íntimo e pessoal do Senhor. Com Marta, Lázaro e Maria, João é descrito claramente nesse evangelho como alguém a quem Jesus amava (ver João 11:3, 5). Sua posição na mesa durante a Última Ceia refletia não apenas honra, mas também proximidade.

1. São João Batista era primo de Jesus, filho de Isabel e Zacarias, aqueles que foram prontamente visitados por Maria. São João Evangelista, era judeu da Galileia, filho do Zebedeu e irmão do São Tiago Maior, com quem era pescador.

Dessa forma, o imperador removeu João do caldeirão 13.

Junto com seu irmão Thiago, foi convidado a seguir Jesus em suas peregrinações. É o autor do quarto e último Evangelho Canônico, pertencente ao Novo Testamento, o "Evangelho segundo João". Escreveu a primeira, a segunda e a terceira Epístola de João. Foi o "discípulo amado" de Jesus.

Em 3 João, vemos a preocupação de João quanto às influências apóstatas na Igreja. Também vemos o amor e a alegria de João por aqueles que haviam escolhido uma vida de obediência (ver 3 João 1:4).

Estas são algumas das verdades que é possível que os alunos mencionem: Jesus Cristo tem poder sobre os elementos. O Salvador sabia que tinha uma missão divina a cumprir. O Messias manifestou Seu poder divino por meio de milagres. O Filho de Deus amava e respeitava a própria mãe.

São Lucas

São Lucas foi introduzido na fé por volta de 40 anos. As primeiras referências a São Lucas constam das epístolas de São Paulo, nas quais ele é chamado de “colaborador” e de “o médico amado” (Cl 4,14). Lucas não conheceu Jesus pessoalmente.

Para Quem e Por Que Esse Livro Foi Escrito? Mateus parece ter escrito para o público judeu, para mostrar que Jesus Cristo cumpriu as profecias do Velho Testamento a respeito do Messias (ver Guia para Estudo das Escrituras, “Mateus”).

de Marcos

Acredita-se que o primeiro evangelho tenha sido o de Marcos, escrito entre os anos 65 e 75 D.C.. Os evangelhos de Lucas e Mateus se basearam neste texto.

  • Darkling I listen (1999)
  • The execution of Major Andre (2001)

Ele adverte contra falsos mestres e enganadores dentro da Igreja e aconselha os membros a não permitirem que tais pessoas permaneçam em suas congregações.