Para quem ligar quando tem cachorro solto na rua?

Perguntado por: onunes . Última atualização: 14 de janeiro de 2023
4.6 / 5 17 votos

Presencial, via e-mail ou pelo telefone 156.

Se o pet corresponder às situações de recolhimento do CCZ, pode ligar para a prefeitura recolhê-lo (número 156). Você também pode abrigá-lo, mas, neste caso, leve-o direto para o veterinário.

Desde 1º de outubro de 2018, o serviço de Disque Denúncia Animal (0800-600-6428) está em funcionamento nos 39 municípios da Grande São Paulo.

Afinal, como fazer o resgate de animais de rua?

  1. Ganhe a confiança do animal. ...
  2. Procure a ajuda de ONGs. ...
  3. Leve ao veterinário e busque um lar temporário. ...
  4. Encontre uma família para o animal. ...
  5. Apadrinhe um animal abandonado. ...
  6. Disponibilize água e comida. ...
  7. Divulgue nas redes sociais e entre os amigos.

O serviço de Disque Denúncia Animal, 0800-600-6428 funciona nos 39 municípios da Grande São Paulo. São Paulo conta ainda com os trabalhos da Subsecretaria Estadual de Defesa dos Animais para atendimento às denúncias.

O abandono de animais é considerado crime de maus-tratos no Brasil, pela Constituição Federal e pela Lei de Crimes Ambientais, Lei nº 9.605/98. Além de cruel e desumano, abandonar animais em logradouros públicos é crime.

Os moradores das comunidades podem ajudar esses animais em situação de rua com a castração, e atendimento médico veterinário oferecidos pela DIBEA. Caso a comunidade queira ajudar os animais podem estar trazendo para consultar e já agendar a castração.

Bicho solto
Ainda segundo a lei 13.131/2001, os cães e gatos soltos nas ruas devem ser recolhidos. Os donos dos registrados são chamados ou notificados para retirá-los no prazo de cinco dias.

Tire-o da rua:
Aproxime-se com cuidado e deixe o animal se acostumar com você. Uma boa dica é oferecer comida ou esticar sua mão para que cheirem (cães). Se estiver em uma via movimentada, peça ajuda de um amigo ou de quem estiver passando para afastar o animal dos carros.

Caso alguém necessite, basta entrar em contato com o órgão da sua cidade e levar a documentação exigida. Ainda há diversos animais aguardando por adoção. A eutanásia é feita somente com autorização do médico veterinário e de forma ética, indicada pelo CFMV (Conselho Federal de Medicina Veterinária).

Em São Paulo, esse serviço é feito pelo número 181. Outra opção é ligar para o número 190, para pedir o comparecimento da Polícia Militar do Local. Além disso, você pode fazer um Boletim de Ocorrência presencialmente, na delegacia de polícia mais próxima, de acordo com cada estado.

Protetoras de animais
Nesse caso, os abrigos para animais são a melhor alternativa. Os abrigos cuidam dos animais até que sejam adotados e muitos deles têm lares adotivos onde os cães podem ser integrados até que encontrem outro lar permanente.

  1. Polícia Militar:190.
  2. Disque Denúncia:181.
  3. IBAMA (no caso de animais silvestres) - Linha Verde: 0800 61 8080. www.ibama.gov.br/denuncias.
  4. Safer Net (crimes de crueldade ou apologia aos maus-tratos na internet): www.safernet.org.br.

Como denúnciar abuso ou maus-tratos contra animais?

  1. Você pode ir à delegacia de polícia mais próxima de você para efetuar a denúncia pessoalmente;
  2. Podem também ser feitas pelo telefone da central de denúncias do IBAMA: 0800 61 8080 (gratuitamente);
  3. Ou pelo Disque-Denúncia.

De acordo com o Código Civil a obrigação de reparar o dano não se limita às condutas da própria pessoa, pois inclui a responsabilidade do dono, ou detentor do animal pelos danos por estes causados. Assim, desde que provada a sua culpa, o proprietário responderá por tudo que é seu.

O Código Civil em seu artigo 936 descreve a responsabilidade que o dono tem pelos danos e prejuízos causados por seus animais. Por exemplo: se um animal atacar alguém, ou destruir algo de outra pessoa, o dono deverá ressarcir o prejuízo.