O que fazer com animais soltos na rua?

Perguntado por: obittencourt . Última atualização: 7 de janeiro de 2023
4.7 / 5 5 votos

Ainda segundo a lei 13.131/2001, os cães e gatos soltos nas ruas devem ser recolhidos. Os donos dos registrados são chamados ou notificados para retirá-los no prazo de cinco dias.

Presencial, via e-mail ou pelo telefone 156.

Os animais não podem permanecer sozinhos na via pública sem cuidados por parte de um guia. É consenso no Direito brasileiro que o dono ou detentor do animal responderá pelos danos causados por este, pois é sua obrigação cuidar do animal de modo que ele não possa causar nenhum tipo de problema a terceiros.

Afinal, como fazer o resgate de animais de rua?

  1. Ganhe a confiança do animal. ...
  2. Procure a ajuda de ONGs. ...
  3. Leve ao veterinário e busque um lar temporário. ...
  4. Encontre uma família para o animal. ...
  5. Apadrinhe um animal abandonado. ...
  6. Disponibilize água e comida. ...
  7. Divulgue nas redes sociais e entre os amigos.

Apesar de realmente os pets não contarem com um sistema único de saúde (SUS), em algumas capitais existem hospitais veterinários públicos, que oferecem atendimento de forma gratuita.

A pecuária extensiva:
Consiste na criação a pasto, geralmente sem grandes investimentos e com a ocupação de grandes áreas, podendo ser realizada tanto em grandes latifúndios quanto em pequenas áreas familiares. É o cultivo do gado solto, com certa liberdade, considerado ideal para o chamado “gado de corte”.

Vá a feiras de adoção
Levar em feiras de adoção é a forma mais rápida e eficaz de doar um animal. Entre em contato com os organizadores das feiras e peça para abrir um espaço para você levar o animal. Lembramos que, para isso, ele precisa estar castrado, vacinado e vermifugado!

A lei 13.131/2001 ainda proíbe que se abandonem animais em vias e logradouros públicos e privados. A multa é de R$ 500 por bicho deixado nas ruas. Considera-se abandono o ato intencional de deixar o animal desamparado e entregue à própria sorte. Portanto, a perda do bichinho não é punida.

Lar, doce lar:
A melhor opção é levar o animal para a sua casa. A maioria dos abrigos, ONGs e Centros de Controle de Zoonoses (CCZ) enfrentam superlotação, falta de recursos e dificilmente poderão cuidar tão bem quanto você. Dê um jeitinho! Se você não puder ficar com o cão ou o gato, converse com sua família e amigos.

De acordo com a advogada Carolina Busseni, conselheira da Ordem dos Advogados do Brasil (OAB-BA), não há leis no país que proíbam pessoas de alimentar bichos que vivem nas ruas. “Qualquer pessoa tem o direito de alimentar qualquer vida que esteja com fome ou sede, tanto animais humanos quanto animais não humanos.

A Secretaria Nacional da Defesa e Proteção dos Animais defende uma relação saudável e humanizada da sociedade com a natureza, especialmente com os animais. O Solidariedade combate os maus-tratos em todas as suas formas, seja abandono, situação precária ou testes laboratoriais.

Em 2020, foi lançada uma Coordenação-Geral Nacional de Proteção e Defesa de Animais dentro Ministério do Meio Ambiente.

"Em casos mais graves que precisam de acompanhamento na clínica veterinária, a internação de um bicho de estimação pode custar, em média, R$ 120 por dia", diz Torres.

“Em nível federal, a vedação a essa prática só se tornou norma com a Lei 14.228, de 20 de outubro de 2021. Com isso ficou proibida a eliminação de cães e gatos por órgãos de controle de zoonoses, canis públicos e outros estabelecimentos oficiais”, esclarece o advogado.

O primeiro passo é procurar a unidade do Centro de Zoonoses mais próxima à sua casa. Ela pode ter diferentes nomes, dependendo da cidade em que você mora; Verifique se o Centro de Zoonoses de sua cidade possui animais para adoção; Com esses detalhes em mãos, o próximo passo é buscar o CCZ e encontrar seu novo amigo.

Carrocinha” é como são conhecidos os Centros de Controle de Zoonoses (CCZs), órgãos municipais encarregados de capturar e sacrificar cães e gatos sem dono. A CARROCINHA MATA. Somente uma pequena parte dos animais recolhidos são resgatados pelosdonos ou adotados pela comunidade.

O ideal é acionar o corpo de bombeiros (disque 193 de qualquer telefone) pois, além de tudo, podem haver fios elétricos em contato com a árvore onde o gato está preso.

O confinamento de gado é um sistema de criação em que lotes de bovinos são alojados em currais ou piquetes com dimensões determinadas. A oferta de água e alimentação de qualidade é feita à vontade, por meio de cochos.