Pode andar 2 pessoas na moto?

Perguntado por: epereira . Última atualização: 21 de janeiro de 2023
4.7 / 5 3 votos

De acordo com esta nova resolução do Contran, essas atividades só poderão ser feitas nas motos por meio de semirreboques ou sidecars, sendo que a motocicleta poderá utilizar um ou outro, nunca os dois juntos. Em ambos, a altura respectiva também não pode superar 40 cm contando a partir do assento.

Da mesma forma que o piloto, quem estiver na garupa deve estar vestindo os equipamentos de segurança: calça, jaqueta, botas, luvas e, claro, capacete. Se não houver todo o equipamento disponível, pelo menos, que use calça longa e calçados apropriados. Nada de rodar de chinelo.

Em primeiro lugar, ao subir na moto, o piloto deve subir primeiro. Só depois deste estar na posição correta e com o motor ligado, é indicado que o passageiro suba na garupa. Após isso, o passageiro deve se acomodar e segurar na alça do banco do passageiro ou na cintura do piloto, mas nunca com as mãos soltas.

Com a aprovação, fica proibido carregar objetos no braço e antebraço durante a condução de motocicletas e motonetas. O PL propõe que o descumprimento da determinação seja considerada falta gravíssima.

O que diz a lei? Porém, o Conselho Nacional de Trânsito, o CONTRAN, ainda não tem uma especificação sobre vestimentas. Então andar de bermuda não é proibido, pelo menos não ainda. Mas mesmo não sendo proibido, existem motivos para não andar de moto com bermuda.

Detran alerta: Transportar crianças menores de sete anos em motocicletas é infração gravíssima. Em todo o Brasil, nas ruas das cidades e até em rodovias, é possível avistar crianças pequenas sendo transportadas em motos.

Trabalhadores que ainda não instalaram o baú adequado às exigências e não possuem o Certificado de Segurança Veicular (CSV) podem ser multados em R$ 195,23 e receber cinco pontos na carteira.

A Lei 14.071/20, que alterou o Código de Trânsito Brasileiro (CTB), publicada no ano passado, definiu novas regras de trânsito no país. Desde 2021, houve alteração no CTB sobre a idade mínima para andar de moto. A idade, que era de 7 anos, passou a ser 10 anos.

Motociclista, o uso do capacete é imprescindível para a sua segurança e do seu garupa — Departamento Nacional de Infraestrutura de Transportes.

Dos pés à cabeça
Mas, para que a criança esteja segura na garupa da moto, é preciso que ela use outros equipamentos de segurança, além do capacete. Chinelos e roupas curtas são proibidos.

O CTB nada diz a respeito de dirigir ou pilotar descalço. No entanto, é extremamente recomendável que um calçado seja utilizado. No mês passado falamos sobre a possibilidade ou não de conduzir veículos calçando chinelos, o que resultou em dúvidas sobre dirigir ou pilotar moto descalço.

As viseiras permitidas são aquelas nos padrões cristal, fumê light, fumê e metalizado. No período noturno, deve-se usar apenas a viseira cristal. Os demais modelos podem ser utilizados somente durante o dia.

"Para a segurança do motociclista, a região frontal, braços e antebraços deverão estar livres para manobras no trânsito. Sacolas e pacotes podem causar acidentes, caso enrosquem em outros veículos", afirmou o parlamentar.

Quanto aos dispositivos de transporte de cargas, as famosas caixas para moto, os modelos permitidos são: baú, alforje (ou caixas laterais) e grelha. É liberado ainda o uso de sidecar para transporte de galões de água mineral, com capacidade máxima de 20 litros.

O CTB não prevê penalidades ou infrações de trânsito para quem opta por utilizar vestimentas de banho ou mais confortáveis para dirigir.

A nova regra cria infração específica e estabelece que a condução com capacete sem viseira/óculos de proteção ou com viseira/óculos de proteção em desacordo com a regulamentação do Contran será infração média, sujeita a multa de R$ 130,16 e retenção do veículo para regularização.

Jackeline Santos – A legislação vigente determina o uso de calçado que se firme aos pés, ou seja, é infração de trânsito utilizar na direção veicular, calçado que não esteja firme aos pés ou que comprometa a utilização dos pedais com segurança.