Pode andar com moto elétrica na rua?

Perguntado por: asanches . Última atualização: 29 de janeiro de 2023
4.5 / 5 13 votos

Sendo assim, as motos elétricas podem circular tanto nas vias de trânsito local, quanto nas rodovias, desde que obedeçam às regras de trânsito aplicadas para as motocicletas. Dessa forma, é possível andar com motos elétricas na rua.

Segundo a legislação, as motos elétricas são de duas ou três rodas que possuem motor a combustão acima de 50 centímetros cúbicos. Ou, ainda, motor elétrico acima de 4kW de potência e velocidade final superior a 50km/h. “Para dirigir esse tipo de veículo, o condutor precisa ter CNH na categoria A.

é preciso ter registro e licenciamento; o condutor precisa ser maior de 18 anos. Além disso, estar devidamente habilitado na categoria A ou possuir a ACC (Autorização para Conduzir Ciclomotores), no caso de moto elétrica equiparada com ciclomotor; o uso do capacete é obrigatório.

realizar os exames (aptidão física e mental (exame médico) e avaliação psicológica); realizar o curso teórico e passar no exame; fazer as aulas práticas e passar na prova de direção; aguardar a chegada da ACC e retirá-la no CFC.

Sendo assim, as motos elétricas podem circular tanto nas vias de trânsito local, quanto nas rodovias, desde que obedeçam às regras de trânsito aplicadas para as motocicletas.

Você pode andar na chuva com a scooter elétrica, mas é preciso tomar alguns cuidados para não estragar a sua moto, principalmente o motor. Então, dito isso, se você mora em uma região com chuvas frequentes, é melhor conhecer sabe o que fazer para circular na chuva e não danificar a sua scooter.

Como lavar a scooter elétrica
Bom se a scooter elétrica pode molhar na chuva ela também pode ser lavada, correto? Sim! Inclusive é recomendado que você a mantenha sempre limpa para que a sujeira não danifique alguma peça.

Desse modo, não existe um tipo de moto que não precisa de habilitação para dirigir. Isso porque, todas elas exigem que o condutor possua CNH A ou a Autorização para Conduzir o Ciclomotor (ACC). Contudo, vale ressaltar que apenas as bicicletas elétricas e tradicionais não se encaixam nessa regra.

São veículos de duas ou três rodas, de até 50 cc e máxima de 50 km/h, com motor de combustão interna. A potência máxima destes automóveis deve ser de quatro quilowatts e carga total, com passageiro, não pode ultrapassar 140 kg.

Quanto custa para tirar a ACC? Para o condutor que deseja conduzir ciclomotor a partir da ACC, e não exerce ou não pretende exercer atividade remunerada, o valor da ACC é R$923,32.

E com scooter elétrica? Já as scooters elétricas, ou seja, os ciclomotores são proibidos de circularem nas vias de trânsito rápido e também sobre as calçadas das vias urbanas.

Por ela durar cerca de 60 km, podemos perceber que a sua duração total é de 120 mil km. Inclusive, ciclo completo é quando a sua carga vai de 0 a 100%. Se você usar a moto elétrica diariamente, é provável que deixe-a carregando durante a noite para usá-la no dia seguinte.

Mas quando nos referimos ao mercado atual, podemos dizer que a velocidade de uma moto elétrica no Brasil pode chegar a 120km/h. Esta é a velocidade máxima que a moto elétrica mais veloz do país, a EVS Street da Voltz, pode atingir. Este modelo, inclusive, pode ir de 0 a 60km/h em apenas seis segundos.

Os veículos elétricos são os atuais protagonistas da indústria automobilística na missão de “limpar o ar” do planeta. Por isso, como forma de incentivo ao uso de veículos não poluentes, em oito Estados do país, as motos Voltz são isentas de IPVA.

Anualmente, os motociclistas devem pagar não só a taxa de licenciamento, mas também o Imposto sobre a Propriedade de Veículos Automotores (IPVA). Fora disso, há também o Certificado de Registro do Veículo (CRV), o antigo DUT*, que não apresenta validade.

Autorização para Conduzir Ciclomotor (ACC)
A ACC é uma espécie de habilitação, embora seja distinta da CNH. Ela permite que pessoas conduzam veículos de duas rodas com até 50 cm³ de cilindrada, as conhecidas “cinquentinhas”. O veículo também não pode ser capaz de ultrapassar 50 km/h.