Pode andar de bicicleta em avenida?

Perguntado por: amaciel7 . Última atualização: 13 de janeiro de 2023
4.6 / 5 2 votos

Traduzindo, a bicicleta só não pode trafegar em avenidas onde sejam atendidos os seguintes requisitos: não haver semáforos. não haver cruzamentos. não haver acesso direto a terrenos, prédios, casas, sítios, garagens, etc, sendo esses feitos apenas através de pistas de aceleração/desaceleração.

De acordo com o artigo 58 do Código de Trânsito Brasileiro (CTB), quando não houver ciclovia, ciclofaixa ou acostamento, os ciclistas podem pedalar na lateral da via, com preferência de circulação em relação aos veículos com motor.

193. Transitar com o veículo em calçadas, passeios, passarelas, ciclovias, ciclofaixas, ilhas, refúgios, ajardinamentos, canteiros centrais e divisores de pista de rolamento, acostamentos, marcas de canalização, gramados e jardins públicos: Infração – gravíssima; Penalidade – multa (três vezes).

Outra exceção à regra da não circulação de ciclistas na calçada está no artigo 59 do CTB, sendo "permitida a circulação de bicicletas nos passeios", "desde que autorizado e devidamente sinalizado pelo órgão ou entidade com circunscrição sobre a via".

O ideal é guardar a bicicleta em um estacionamento com paraciclos, mas se precisar estacionar em um local público, prenda a bike em um lugar que chame bastante atenção, tanto dos motoristas quanto dos pedestres e que seja um local bastante movimentado.

De acordo com o CTB, uma opção para o ciclista, além da ciclovia ou ciclofaixa, é o acostamento. Portanto, caso esteja pedalando em uma rodovia, deve buscar este espaço. Por outro lado, quando não há acostamento, a opção é pedalar na lateral da via.

Dirigir na estrada, apesar de dar a impressão de ser mais fácil do que guiar na cidade, requer muita atenção e cuidado. A direção no trânsito movimentado de uma cidade grande faz com que sua atenção seja solicitada o tempo todo e, por isso, é mais fácil de se manter mais focado.

E o valor da multa para ciclistas? A multa para ciclistas é uma multa média, ou seja, R$ 130,16. Como ambas as multas vão para o CPF, não há contagem de pontos, como ocorre quando a multa é na CNH.

Desde que autorizado e devidamente sinalizado pelo órgão ou entidade com circunscrição sobre a via, será permitida a circulação de bicicletas nos passeios.

A gratuidade do Projeto existe quando é realizada a compra de passe anual com BU e quando o uso ocorre dentro das regras de uso, ou seja, devolução da bike em até 60 minutos de uso de segunda a sábado e 90 minutos aos domingos e feriados com intervalos entre viagens maiores que 15 minutos.

No caso de ser portador de alguma doença crônica, ou se estiver em tratamento de uma doença aguda (por exemplo, uma virose), não saia pedalando sem liberação médica explícita e clara. Quem tem problemas na válvula do coração pode fazer esporte?

Sim. São permitidas a entrada e a circulação de bicicletas.

De acordo com o Artigo 193 do CTB, transitar com o veículo em calçadas, passeios, passarelas, ciclovias, ciclofaixas, ilhas, refúgios, ajardinamentos, canteiros centrais e divisores de pista de rolamento, acostamentos, marcas de canalização, gramados e jardins públicos é infração gravíssima com penalidade de multa de R ...

No guidão são instaladas as manoplas que ficam na extremidade dele. É nas manoplas que o ciclista coloca as mãos para controlar sua bike.