Pode andar de bicicleta todos os dias?

Perguntado por: acaetano7 . Última atualização: 15 de janeiro de 2023
4.7 / 5 11 votos

Coração. Outros benefícios de pedalar todos os dias estão relacionados ao coração. A prática estimula e melhora a circulação sanguínea, diminuindo os riscos de doenças cardiovasculares, além de fortalecer os músculos do coração e reduzir a pulsação em repouso.

Ao ter uma rotina de pedalada, os seus músculos são capazes de se desenvolver melhor, principalmente porque, nesse exercício, as pernas estão em constante movimento. Além disso, pedalar todos os dias te ajuda a perder gordura, ganhar massa e ter músculos mais fortes, como também o fortalecimento do quadril.

É comprovado que realizar atividade física aumenta a disposição, afinal quando o corpo está em constante movimento, o organismo libera vários hormônios, influenciando positivamente nos órgãos. Assim, um indivíduo que pedala meia hora todos os dias, têm maior capacidade cardiorrespiratória e muscular.

Andar de bicicleta é um exercício que acelera o seu metabolismo, ou seja, faz com que o seu corpo queime calorias mais rapidamente. O resultado é menos acúmulo de gordura no organismo e, consequentemente, uma silhueta mais magra. Como todo exercício físico, pedalar exige força dos músculos.

Invista em carboidratos logo após o seu pedal, para recuperar o glicogênio do corpo, substância que supre a energia para os pedais. Para isso, pratos com massas, pães e tortas são boas pedidas. Outro ponto importantíssimo é a hidratação pós pedal.

Qual a velocidade média de uma bicicleta? Ciclistas que não participam de competições conseguem atingir cerca de 20 km/h em ruas pavimentadas. Ou seja, podemos afirmar que a velocidade média de uma bicicleta gira em torno de 15 km/h a 25 km/h, levando em consideração a estrada e o ciclista.

Já se o seu corpo está acostumado com o ciclismo, esses intervalos podem surgir a cada 2 ou 3 dias, não ultrapassando esse limite. Nesse caso, vale a pena fazer práticas mais leves nos períodos de descanso e, nos dias de treino, optar pelas modalidades mais intensas e longas.

O mesmo estudo alemão diz que 50 minutos são suficientes para acelerar o metabolismo e, consequentemente, queimar mais calorias do que seria esperado. Uma hora é suficiente para controlar ou perder peso. O ideal seria mesmo arranjar, pelo menos, três horas por semana para andar de bicicleta.

Afinal, o que é melhor: pedalar ou caminhar? Se você está na dúvida, a resposta depende de três fatores: regularidade do exercício, intensidade e alimentação. Caso eles estejam alinhados, pedalar é a opção que mais queima calorias. A pedalada de 20 minutos pode equivaler a 4 km de caminhada e queima 800 calorias.

Veja as desvantagens em andar de Bicicleta
Precisa realizar esforço físico para pedalar, por isso, pode chegar suado para o trabalho; O tempo gasto para ir de bicicleta para o trabalho pode demora muito mais que ir de carro, ônibus e metrô (dependendo das linhas de transporte e horários disponíveis);

E o que comer antes do pedal?

  • Batata Doce. Em primeiro lugar temos a batata doce, um dos grandes pilares da alimentação para quem pratica pedal e outras atividades esportivas. ...
  • Torradas com ovos. ...
  • Água. ...
  • Aveia. ...
  • Iogurte Natural. ...
  • Banana. ...
  • Maçã

Mesmo depois que o corpo estiver adaptado, não ultrapasse 20km por dia sem consultar um especialista e saber se você está apto a fazer todo esse trajeto sem sofrer lesões ou prejudicar a sua saúde.

Por outro lado, andar de bicicleta engrossa a perna se você faz os exercícios dentro do seu limite, aumenta a carga e a frequência aos poucos. O ideal é começar com 45 minutos em um ritmo moderado e percorrer pelo menos 15 km nesse tempo.

A prática estimula e melhora a circulação sanguínea, diminuindo os riscos de doenças cardiovasculares, além de fortalecer os músculos do coração e reduzir a pulsação em repouso.

Assim como a bicicleta é um esporte aliado de pessoas que buscam perder uns quilos, ele também é um ótimo fornecedor de ganhos musculares. As pernas são as primeiras beneficiadas, mas o restante do corpo pode ter esse benefício também.

Para manter a posição correta ao pedalar, isso exige usar o core para manter boa postura das costas, estômago levemente contraído e ombros baixos afastados. Essa posição é ideal e previne as lesões causadas por muitas horas de exercícios, e claro, fortalece os músculos das pernas e glúteos.

As dores geradas pelo exercício são uma reação natural do organismo e o esforço além do que o corpo está acostumado pode gerar pequenas lesões musculares provenientes pelo estresse, falta de oxigenação ou hidratação da célula, causando dores, mas é a partir dessa lesão que o músculo vai se reparar de maneira mais forte ...

Alimentos como carboidratos (batatas, arroz, pizza) são bons para a noite anterior do passeio - eles vão ser digeridos durante a noite e te oferecer energia quando acordar. Além disso, granola, aveia e outros grãos estimulam o intestino, e não é isso que você procura antes de começar o seu treino, certo?

Faça a refeição pós-treino até uma hora depois que sua pedalada terminar. Nesta refeição, foque nas saladas, proteínas, gorduras e fibras alimentares. Os carboidratos devem chegar em pequenas quantidades, apenas para saciar o corpo – inhame, mandioca e outros carbos de baixíssimo índice glicêmico são recomendados.

Pedalar é um exercício que acelera o metabolismo, ou seja, a queima de calorias em seu corpo será mais rápida. Isso evita o acúmulo de gordura no organismo. Mesmo que você pedale por apenas meia-hora por semana, certamente irá baixar números na balança!