Pode beber água do mar?

Perguntado por: omoreira . Última atualização: 1 de fevereiro de 2023
4.7 / 5 18 votos

Não podemos beber a água do mar, pois ela desencadeia desidratação em virtude da quantidade de sais dissolvida.

Beber água com sal pode aumentar o risco de hipertensão
Sal em excesso na dieta pode causar hipertensão, ou seja, quando a pressão arterial fica constantemente elevada. A condição é um fator de risco para diferentes doenças crônicas, principalmente as que afetam o coração.

Se o peixe for colocado em água doce, a concentração de líquidos de seu corpo será maior que a do ambiente. O peixe absorverá água e não terá como eliminá-la, porque seu rim é pouco desenvolvido. Ele inchará e poderá explodir.

A mistura entre água e sal possui apenas uma fase (é homogenea). Assim não é possível diferenciar o soluto (Sal) do solvente (água).

É possível, sim – e isso já ocorre em vários países onde a água doce de rios, lagos e represas é escassa. Hoje, mais de 100 nações, principalmente no Oriente Médio e no norte da África, possuem usinas que retiram da água salgada o cloreto de sódio (o sal de cozinha), deixando o líquido pronto para beber.

Pássaros e mamíferos marinhos que vivem em regiões frias – como os pinguins, leões-marinhos e focas – têm diferentes soluções para se hidratar. Os pinguins bebem água do mar, mesmo: uma glândula próxima aos olhos filtra o sal excessivo – um mecanismo útil com que a seleção natural não nos presenteou.

A água do mar tem uma salinidade média de 3,5% de sua massa, o que significa que cada litro contém cerca de 35 gramas de sais dissolvidos. Só o cloreto de sódio (NaCl) corresponde a 85% do sal marinho; o magnésio e o sulfato, representam cerca de 10%.

O mar, uma droga gratuita que cura pelo menos 16 doenças!
Férias na praia podem ser uma verdadeira cura para muitas doenças. Descubra os benefícios da água, sol e sal no corpo.

As ondas do oceano produzem íons negativos. Íons negativos aceleram a capacidade do nosso corpo de absorver oxigênio. Eles também equilibram os níveis de serotonina; uma substância química produzida pelo organismo que está relacionada com o humor e o stress.

Segundo os estudos, as ondas dos oceanos geram íons negativos. Quando absorvidos, ocorrem alterações moleculares no corpo, causando uma sensação de paz e equilíbrio. Além disso, o cortisol, nome dado ao hormônio do estresse, tem seus níveis reduzidos no organismo com o barulho das ondas do mar.

Esse processo é desencadeado por qualquer quantidade de água do mar ingerida, mas, claro, quanto maior o volume, maior o efeito. Portanto, se você beber um golinho de água enquanto nada no mar, você não vai morrer, mas vários goles podem colocar sua vida em risco.

A crença de que água com açúcar acalma não tem embasamento científico, mas é possível que o efeito placebo produza a sensação relaxante. Na prática, a mistura não garante efeito sedativo.

A combinação da água com limão é benéfica para a manutenção da saúde, por ser rica em vitamina C, bioflavonoides (que agem no organismo como potencializadores vitamínicos), cálcio, magnésio e limoneno que, de acordo com estudos, promove a melhora do humor e o alívio do estresse, da queimação e do refluxo gástrico.

Água doce: águas com salinidade igual ou inferior a 0,5 partes por mil. Embora o nome possa remeter ao açúcar, o termo se refere apenas à ausência ou baixa concentração de sal. É a água encontrada em rios, lagos e ribeiras.