Pode cantar todo dia?

Perguntado por: icordoba3 . Última atualização: 2 de fevereiro de 2023
4.5 / 5 2 votos

Quanto mais você praticar, melhor será a sua voz. Por isso, procure cantar pelo 30 minutos por dia, mas sem esquecer de aquecer e desaquecer a voz. Também evite cantar em excesso para não forçar as suas cordas vocais e provocar nós ou fendas.

Uma série de fatores contribui para o ressecamento das cordas vocais, então cantores costumam normalmente evitar cafeína, vinho tinto e, sempre que possível, ar condicionado.

Por que deve-se evitar chocolate, refrigerante, café e bebidas alcoólicas antes de cantar? Assim como o leite e os seus derivados, o chocolate também pode prejudicar a vibração das pregas vocais, por deixar o muco do trato vocal mais espesso.

O Que Comer Antes de Cantar
Um estômago cheio não é apenas desconfortável, mas também pressiona seu diafragma, resultando em dificuldade em respirar. Para o melhor desempenho, coma bem e você vai cantar como nunca antes.

Falar ou cantar com volume elevado faz com que você feche as pregas vocais (popularmente conhecidas como cordas vocais) com mais força, além de você gastar mais ar. Isso feito por muito tempo vai causando um edema nas pregas vocais e é esse inchaço que deixa a voz mais rouca.

Cantar diariamente
Quanto mais você praticar, melhor será a sua voz. Por isso, procure cantar pelo 30 minutos por dia, mas sem esquecer de aquecer e desaquecer a voz. Também evite cantar em excesso para não forçar as suas cordas vocais e provocar nós ou fendas.

Outra dica de como saber se a sua voz é boa para cantar é identificar a sua extensão vocal. Esse termo engloba as notas musicais que a sua voz consegue alcançar, ou seja, o quão alto ou baixo você pode cantar. Para identificar a extensão vocal, você vai precisar de um profissional especializado em mapeamento vocal.

Tenha uma noite de sono para cantar bem
Dormir bem é a solução para recuperar a energia e descansar as pregas vocais! Por quê? Quando você dorme, não precisa forçar as cordas vocais, tornando a noite de sono em um dos momentos mais benéficos para quem precisa usar a voz constantemente.

a maçã tem ação adstringente, que ajuda a limpar a boca e a faringe, melhorando a ressonância da voz e facilitando sua projeção. Até mesmo o movimento de mastigar a fruta já ajuda a soltar a musculatura que produz a voz.

Estudos mostram que cantar produz endorfina, a mesma substância gerada quando realizamos exercícios físicos, fazemos sexo ou comemos chocolate. Além de ter uma potente ação analgésica, esse hormônio também estimula a sensação de bem estar, autoconfiança, otimismo e conforto.

O fumo gera alterações na voz, principalmente rouquidão. Isso acontece porque as toxinas presentes no cigarro irritam a laringe, causando inchaço (edema), ressecamento da mucosa e até mesmo o câncer de laringe e das pregas vocais.

Não fumar, não beber, não usar drogas, evitar falar ou cantar quando estiver resfriado, evitar gelado, fazer exercícios físicos bem como os de articulação específicos para voz (pois as cordas vocais são músculos a serem trabalhados), não cochichar, não comer chocolate e derivados de leite antes de cantar (engrossam a ...

Evite tomar café pelo menos 4 horas antes de cantar, e tome bastante água para diluir a cafeína. Seja um grito ou um sussurro, esses dois podem afetar sua voz. O que acontece é que tons mais altos ou mais baixos de voz podem causar nódulos por causa do esforço exagerado. O ideal é manter sempre o mesmo tom.

Muita água!
Por fim, não podemos deixar de frisar a importância de beber água para cantar bem. Manter-se hidratado previne diversos tipos de lesões na corda vocal, ajuda a suavizar a voz e melhorar a sua performance vocal como um todo. Portanto, não esqueça sua garrafinha de água em nenhum lugar!

Para limpar sua voz, beber água duas horas antes de cantar ajuda a hidratar e lubrificar suas cordas vocais. A lubrificação que a água traz ajuda a prevenir irritações, para que sua voz fique pronta para brilhar. Só beba água em temperatura ambiente antes de cantar.

Tente inspirar pelo nariz e pela boca ao mesmo tempo.
Inspirar somente pelo nariz não fornecerá todo o ar de que você precisa para cantar, enquanto respirar exclusivamente pela boca ressecará as cordas vocais, afetando a qualidade do som. Sinta o ar entrando tanto pela boca quanto pelo nariz enquanto estiver cantando.

Pratique respirar usando o diafragma.
Para fazer isso, respire tão profundamente quanto puder e empurre sua barriga para fora ao mesmo tempo, mantendo o resto do seu corpo o mais imóvel possível. Não mova os ombros. É imperativo que esses músculos permaneçam firmes, mas não retesados enquanto você cantar.