O que acontece se eu correr 5 Km todo dia?

Perguntado por: rnovais . Última atualização: 17 de janeiro de 2023
4.5 / 5 20 votos

As contas são simples: correr entre 5 a 11 km por semana reduz o risco de AVC, doenças coronárias, diabetes e hipercolesterolemia. A conclusão é do National Runners and Walkers, um estudo do Laboratório Nacional Lawrence Berkeley, na Califórnia.

É recomendado que seu tempo atual nos 5K seja no máximo 35 minutos, caso contrário talvez não consiga cumprir o treino proposto. Caso não se enquadre nos quesitos acima, recomendamos continuar treinando um pouco mais leve até atingir e então partir para as recomendações abaixo.

Afinal, é possível emagrecer correndo? Sim. É possível emagrecer correndo, pois este é um exercício que permite um gasto calórico significativo, especialmente quando realizado dentro de uma rotina saudável.No entanto, só a corrida pode não ser o suficiente.

Depois de três ou quatro semanas de atividade física já é possível perceber uma melhora no seu condicionamento físico.

A boa notícia é que dá, sim, para perder peso correndo. Ao contrário do que muita gente pensa, o jeito mais eficiente de cortar alguns quilos é apostar na variação de ritmo ao longo de cada treino, o que na corrida recebe o nome de fartlek, e em exercícios intervalados.

Por ser uma atividade mais intensa, correr promove um gasto calórico maior. A corrida, ao contrário da caminhada, é uma atividade que exige mais planejamento de treino, pois precisa de um condicionamento físico maior.

A prática consistente e regular de exercícios traz melhorias significativas para a saúde cerebral, a memória, concentração, força de vontade e capacidade de aprendizagem. Ou seja: correr todos os dias só traz benefícios!

Ou seja, você precisa de quase nove horas de caminhada para perder 1 quilo. A maneira mais saudável de perder peso não é de uma vez só, mas aos poucos. Ou seja, algo em torno de 400 gramas por semana. Isso equivale a 500 calorias por dia – que é o mesmo que andar 8 km diariamente.

Estudos demonstram que um indivíduo não atleta que caminha em um ritmo mais acelerado queima em média 56 calorias por 1 quilômetro (km). Se esse mesmo indivíduo caminhar no mesmo ritmo por 5 km, ele irá perder 280 calorias.

É melhor correr todos os dias ou em dias alternados? A resposta para essas perguntas vai depender exclusivamente de você, da sua disponibilidade de tempo e do seu condicionamento. Algumas pessoas gostam de correr todos os dias; porém a maioria dos corredores precisa de pelo menos um dia de descanso por semana.

Como a corrida de 5 km é uma prova curta não há necessidade de comer, ou fazer o uso de algum suplemento durante a prova. Somente a ingestão de água já é suficiente. Na véspera da prova, e no dia da prova deve-se fazer refeições leves, com uma boa quantidade de carboidratos, um pouco de proteína e gorduras.

A dica é começar com caminhada e, conforme ganhar condicionamento, iniciar a corrida de forma alternada, por exemplo: 1 minuto de caminhada e depois 30 segundos de corrida. Aos poucos, o tempo de corrida irá aumentando, até que, finalmente, será possível fazer todo o trajeto apenas correndo.

Segundo a nutricionista de medicina funcional Karin Reiter, é melhor evitar alimentos pesados, gordurosos e fritos antes de uma corrida, como nozes e carnes, pois podem dificultar a digestão e ocasionar em cansaço e mal-estar. Inclua no cardápio pré-treino: aveia, banana, beterraba, chia, chá-verde e vegetais verdes.

A corrida fortalece os músculos de toda a perna, mas principalmente nos músculos tibiais (anteriores da perna), quadríceps e cadeias posteriores (como bíceps femoral e semitendíneo).

Como correr pode ajudar a definir o abdômen
Com o hábito de correr, a chance de retenção de líquidos é menor, bem como a prisão de ventre e o inchaço, ou seja, a prática acaba contribuindo para um funcionamento mais ativo do intestino. Essa pequena mudança de hábito leva ao fortalecimento dos músculos do abdômen.

- Os principais músculos utilizados na corrida envolvem os membros inferiores, que seriam o glúteo máximo (que faz o contorno), quadríceps (que faz a extensão do joelho e ajuda a absorver o impacto do peso durante a corrida). A musculatura posterior da coxa e a panturrilha também são fundamentais - disse.

A corrida envelhece a pessoa: mito
Isso dá a sensação de envelhecimento, mas pode ser prevenido com o uso de um protetor solar adequado.”