Pode colocar dipirona na unha?

Perguntado por: ngodinho6 . Última atualização: 17 de janeiro de 2023
4.9 / 5 9 votos

A dipirona não funciona para tratar a micose de unha. A única forma realmente eficaz e definitiva de tratar micose na unha é com o uso de medicamentos antifúngicos, que devem ser indicados e orientados por um dermatologista.

Não há necessidade de extraçãom mesmo porque o fungos não permanece somente na unha mas também em seu leito que é vascularizado. Porém, PODOLOGISTAS podem fazer a remoção da unha afetada sem comprometer a matriz da mesma. E assim, não só a estética ficará melhor mas também os tratamentos tópicos serâo mais eficientes.

Arrancar uma unha não resolve o problema da micose, pois o fungo se aloja abaixo da unha, na área chamada de leito ungueal. Portanto, retirar a unha, simplesmente, não leva à cura e não é uma modalidade de tratamento. O único tratamento possível para uma micose instalada é utilizar medicamentos antifúngicos.

A unha inflamada pode ser tratada com o uso de cremes e pomadas com antibiótico na composição, que impedem que a infecção e a inflamação se agravem. Assim, algumas pomadas com antibióticos como neomicina e bacitracina (Nebacetin ou Nebacimed, por exemplo) podem ser indicadas.

O tratamento das lesões ungueais é feito geralmente com recurso a uma anestesia local, minimizando a dor do paciente. Após a reparação da unha, o dedo deve ser imobilizado provisoriamente com uma tala durante 2 a 3 semanas, mas permitindo a mobilização das restantes articulações.

Alguns dos antibióticos mais usados para unha inflamada são:

  • Bactroban® (mupirocina) - pomada.
  • Neosporin® - pomada.
  • Nebacetin® - pomada.
  • Cefalexina - comprimidos.
  • Eritromicina - comprimidos.
  • Clavulin® - comprimidos.

A micose de unha, conhecida como onicomicose, é causada principalmente por dermatófitos, os mesmos fungos responsáveis pelo frieira ou pé de atleta. O fungo da unha do pé é o mais difícil de curar de todas as infecções por fungos.

É tipicamente causada por micro-organismos que rompem a pele e instalam a infecção, provocando traumatismo na dobra na qual unha e pele se encontram, perda da cutícula e até irritação crônica. Ela promove dor, calor, vermelhidão, inchaço e pus sob a margem da unha ou debaixo dela.

As unhas quando acometidas por fungos, quase sempre se apresentam ocas; Porém outras situações podem gerar este acometimento, como por exemplo a manipulação constante das unhas. Procure um PODOLOGISTA , marque sua consulta.

Não é recomendável, pois os fungos gostam de ambiente úmido, aquecido e escuro para de proliferar. O uso do esmalte vai impedir que a luz atravesse o corpo da unha.

A principal causa da micose na unha é o contágio por diversos tipos de fungos, que provocam a infecção. Entretanto, os ambientes quentes e úmidos, como piscinas, saunas, vestiários e outros, formam condições ideais para que fungos se alojem.

A duração do tratamento completo para eliminar micose de unha varia em média de seis meses a um ano, pois depende do crescimento das unhas, que é um processo lento. É fundamental que a pessoa não abandone o tratamento no meio, pois o problema pode recorrer.

Para unhas engrossadas pela micose, vc deverá lixar em formas circular com delicadeza e superficialmenteTODA VEZ QUE FOR PASSAR O ESMALTE. Para UNHAS FINAS contaminadas, fazer o procedimento de lixar APENAS 1 vez por mês.

Essa pigmentação acontece pelo aumento na produção de melanina, o pigmento que dá cor à pele. Isso acontece na raiz da unha, a chamada matriz ungueal, estrutura interna localizada na base da unha”, explica o Dr.

Água quente e sal também podem ajudar a reduzir a inflamação. O granuloma piogênico é uma complicação da unha encravada e é popularmente conhecido como “carne esponjosa”.

7 chás anti-inflamatórios poderosos no combate às inflamações

  1. Chá de hortelã ...
  2. Chá de dente-de-leão. ...
  3. Chá de cravo da índia e gengibre. ...
  4. Chá de cúrcuma. ...
  5. Chá de agrião. ...
  6. Chá de macela. ...
  7. Chá de erva-doce.

Tente “levantar” a unha que está encravada e inserir um algodão embaixo (fazendo uma espécie de alavanca), minimizando assim o atrito entre a pele e a unha e aliviando o incomodo nos cantos. Esse procedimento deve ser feito logo após a imersão do pé na água morna, pois a região estará mais maleável.

Sempre recomendamos aquele kit básico de gelo, anti-inflamatório e analgésico, mas se for uma lesão um pouco mais extensa, um hematoma mais abrangente, seria interessante uma avaliação em um pronto atendimento para excluir lesões mais graves.

Indico banhos de água morna com sal para reduzir a inflamação e o edema e massagem no sentido de liberar a pele inflamada do canto da unha. Caso isso não melhore o quadro em 2 a 3 dias, é hora de consultar o médico dermatologista, que irá prescrever antibiótico.

Basta extrair o suco de uma cebola e aplicar diretamente sobre a unha ferida. Para isso, liquidifique uma cebola em 250 ml de água e coe. O próximo passo é colocar o pé da unha encravada no suco. Deixe que a unha fique imersa no suco até ficar completamente encharcada.

A água morna, além de relaxar os pés e tirar um pouco a dor, vai amolecer a unha, sendo assim, mais fácil de tratar (cortar ou tirar debaixo da carne). Pegue um recipiente grande e despeje a água morna e sal (pode-se usar, no lugar do sal: iodo, vinagre branco ou água oxigenada, aí fica ao seu critério).