Pode colocar refratário de vidro?

Perguntado por: lpacheco . Última atualização: 19 de fevereiro de 2023
4 / 5 13 votos

As refratárias, por exemplo, são fabricadas para serem utilizadas no forno e por isso podem resistir a temperaturas altas, outros potes de vidros no entanto, são fabricados para serem utilizados em temperaturas mais baixas, e por isso não possuem o tratamento necessário que possibilite grandes variações de temperatura.

Não as use para cozinhar no fogão ou em uma churrasqueira, forno elétrico ou grelha.

Para você que procura como saber se o vidro é refratário, geralmente as peças de vidros refratários possuem símbolos de indicação e/ou apresentam o fundo rugoso; alguns utensílios de cerâmica podem ainda ter o fundo de outra cor. – Pode ser colocado diretamente na boca do fogão, ou terá um desenho relacionado ao fogão.

Vidro Temperado
Esta espécie de vidro possui grande resistência ao calor. Isso ocorre porque, enquanto um vidro comum suporta temperaturas em torno de 50 °C a 60 °C, o Vidro Temperado é capaz de aguentar temperaturas, de uma face para a outra, em torno de 200 °C a 300 °C.

O temperado aguenta uma variação de temperatura de até 200ºC. Por isso, se você vai aplicar vidros em ambientes como cozinhas e indústrias, essa é a melhor escolha para reduzir a possibilidade de acidentes.

Um dos motivos para isso acontecer é o contato do Marinex direto com a chama do fogão, causando rachaduras. Além disso, apesar de resistente a altas e baixas temperaturas, o Marinex pode trincar ou estourar se sofrer choque térmico.

Evite usar vasilhames e refratários lascados, pois a rachadura pode expandir e machucar! Para tirar manchas de gordura, uma mistura de detergente e bicarbonato de sódio podem auxiliar bastante. Vidros com detalhes metálicos precisam de atenção extra, os metais não podem ser utilizados no micro-ondas.

Presença de Sulfeto de Níquel é um dos motivos da quebra espontânea do vidro temperado. Uma das causas é a presença de partículas de sulfeto de níquel (NiS) na massa do vidro float, que não são visíveis e, portanto, não são detectáveis durante o processo de fabricação.

Por que o vidro comum resiste menos do que o pirex a choques térmicos, ou seja, a bruscas variações de temperatura? A resposta é que o coeficiente de dilatação do vidro é bastante grande e o do pirex, pequeno.

O vidro temperado costuma ser identificado em um dos cantos, apresenta pequenas ondulações em sua superfície (resultado do processo de fabricação) e pode ser detectado mais facilmente através de luz polarizada; já a laminação é possível perceber através da presença de uma 'linha' na borda do vidro, indicando a junção ...

O pirex, por exemplo, é um tipo de vidro delgado, e por isso sua dilatação é mais uniforme, evitando quebra e rachaduras ao ser levado ao fogo.

Olha, os refratários são travessas de vidro que contam com um tratamento especial pra aguentar altas temperaturas. Ou seja, podem ir pra forno, geladeira e micro-ondas. Mas, apesar de ser resistente, você não deve tirar do calor e colocar direto na pia fria.

Posso usar qualquer recipiente na Airfryer? Você pode usar qualquer tipo de forma de metal, seja alumínio, inox, antiaderente, assadeiras e potinhos de vidro refratário, porcelana ou cerâmica que suportem altas temperaturas e silicone.

Qualquer prato ou assadeira que possa ser levada ao forno poderá ser utilizada na Airfryer, seja de vidro, cerâmica, metal ou silicone. Você também pode usar copos de papel ou de silicone para cupcake ou formas para cupcakes, muffins ou pequenos gratinados.

Quando especificado com sabedoria, o vidro é o mais indicado para cobertura, pois pode receber beneficiamentos relacionados ao conforto térmico e esquentar menos que o policarbonato. O vidro ainda oferece melhor índices de bloqueio de raios UV e, devido à laminação, constitui uma eficiente barreira acústica.

Com o calor o vidro dilata e no frio ele contrai, por isso a folga é um fator determinante para seu desempenho correto em qualquer tipo de esquadria. Se a folga é muito pequena, ela não permite a movimentação do vidro dentro do caixilho.

Apesar de serem produzidos com vidro temperado, que é um material muito resistente, o ideal é evitar colocar panelas ou utensílios quentes e pesados diretamente sobre a mesa de vidro (essa recomendação é aplicável somente para as peças com trempes, que não são devidamente preparadas para esse tipo de procedimento como ...