Pode comer muita abóbora?

Perguntado por: dlessa . Última atualização: 27 de maio de 2023
4.9 / 5 19 votos

Uma xícara de abóbora tem cerca de sete gramas de fibras (20% da quantidade diária recomendada). Assim, tal componente promove saciedade, ajuda a estabilizar o açúcar no sangue e mantém sua energia durante todo o dia. Porém, como a abóbora é fonte de carboidratos, sugere-se não consumi-la em grandes quantidades.

Além de vitaminas a abóbora é rica em ferro e ácido fólico, componentes importantíssimos para o sistema imunológico, diminuindo bastante o risco de doenças, como a anemia.Portanto, adicione a abóbora em seu cardápio diário.

Ideal para dietas
Além de todos os seus benefícios nutricionais, a abóbora é um alimento ideal em uma dieta para perda de peso por ter poucas calorias e ser rica em fibras alimentares.

Selecionar carboidratos mais saudáveis para comer à noite também faz diferença no emagrecimento. Segundo Gisela Peres, deve-se dar preferência àqueles de baixo índice glicêmico, cuja digestão é mais demorada. São frutas, cereais integrais e legumes como abóbora e cenoura.

Fontes de Gorduras Poliinsaturadas também são boas escolhas, como Semente de Abóbora, Gergelim, Linhaça, Chia, Óleo de peixe, Atum, Sardinha e Nozes!

Pobre em calorias e rica em fibras, a abóbora regula o intestino e ajuda a manter a sensação de saciedade por mais tempo, sendo indicada nas dietas para redução de peso e das taxas de colesterol ruim (LDL) no sangue.

Protege o sistema digestivo: ajuda a combater a gastrite, a constipação e o excesso de acidez.

Abóbora cabotiá é a queridinha dos nutricionistas por seu valor nutricional. Ela contém menos calorias (40 calorias por cada 100 g) e menos carboidratos (10 g em 100 g de cabotiá) do que outras abóboras e é rica em vitaminas A e C, além de potássio e magnésio.

  • É benéfica para a visão. A abóbora é famosa por ser um alimento benéfico à visão. ...
  • Preserva a saúde da pele. ...
  • Ajuda a perder peso. ...
  • Melhora a saúde cardiovascular. ...
  • Reduz a pressão arterial. ...
  • Aumenta a imunidade. ...
  • Ajuda na prevenção do câncer.

E a resposta é sim! A abobrinha tem apenas 17 calorias por 100 gramas consumidas. Isso nos permite comer bastante do vegetal e ficar satisfeito, com uma ingestão baixa de calorias. Outro fato interessante é que a abobrinha aumenta nosso metabolismo, o que nos ajuda a queimar gordura.

Embora comestível, muitos culinários preferem não fazer o consumo desse tipo de casca de abóbora, uma vez que ela pode ficar dura, pegajosa e difícil de mastigar. Além disso, ela não é tão saborosa e não adiciona muito valor nutricional aos pratos que compõem. Portanto, é recomendável a remoção da sua casca.

Semente de abóbora
Com altos níveis de Potássio e Zinco, elas são um dos alimentos que diminuem a ansiedade. Seus efeitos são o controle do humor, da pressão arterial e a redução da sensação de ansiedade generalizada.

Como substituir o arroz: abóbora
Ela também é fonte de vitaminas A e C, potássio e betacaroteno.

Graças ao seu rico valor nutricional, a abóbora também tem benefícios no crescimento e saúde do cabelo. Um bom exemplo são os minerais potássio e zinco de que a abóbora é rica. O potássio promove o crescimento do cabelo e o zinco tem um papel importante da vida dos fios, ajudando a manter o cabelo saudável.