Por que a abóbora é o símbolo do Halloween?

Perguntado por: acunha5 . Última atualização: 5 de fevereiro de 2023
4.8 / 5 8 votos

A abóbora é o principal símbolo do Halloween em todo o mundo. O legume representa fertilidade e sabedoria. As pessoas tiram o recheio da abóbora e desenham um rosto assustador em sua superfície. Dentro, colocam velas para afastar os espíritos.

A tradição das abóboras iluminadas surgiu na Irlanda através de uma lenda conhecida como Jack o'Lantern. De acordo com a história de terror, Jack era um homem alcoólatra que cruzou com o ~demônio~ várias vezes e o enganava para não ser levado ao inferno.

A jack-o'-lantern (do inglês Jack da Lanterna) é o apelido em língua inglesa dado a uma abóbora iluminada feita como enfeite para o Dia das Bruxas (ou Halloween, em inglês). Em Portugal, esse enfeite é chamado de coca.

Quando Stingy Jack morreu, nem Deus nem o Diabo o aceitaram em seus domínios. Assim, Jack ficou solto, vagando nas noites com apenas um carvão em brasa para iluminar o caminho. Decidiu então esculpir um nabo, colocar o carvão dentro criando uma lanterna e sair para assombrar a Terra.

Oposicionistas. Muitos brasileiros criticam a influência da cultura norte-americana no Brasil. Além disso, o país tem uma forte tradição cristã, que se opõe a esse tipo de comemoração, pois ela está carregada de elementos contrários à doutrina religiosa.

Os gatos pretos se tornaram um dos símbolos do Halloween, pois durante a Idade Média, a comemoração era considerada pagã e acreditava-se na existência de bruxas que se transformavam em gatos pretos durante a noite.

Travessuras ou Gostosuras, Doçuras ou Travessuras, Doces ou Travessuras (trick-or-treat, em inglês) é uma atividade infantil e também adulta típica do Dia das Bruxas, celebrado principalmente nos países de língua inglesa, onde crianças vão de casa em casa, pedindo por iguarias (geralmente doces) através da pergunta ...

É neste momento que entra a famosa abóbora. No Reino Unido, o legume mais “entalhado” ou esculpido era o “turnip”, um tipo de nabo que costumava ser iluminado em referência ao ferreiro chamado Jack. Segundo a lenda, o homem era tão cruel que, ao morrer, foi rejeitado tanto no céu quanto no inferno.

A cultura da abóbora teve origem na América, onde foram domesticadas há cerca de 9.000 anos, pela civilização Olmeca e seu cultivo foi adotado pelas civilizações Maia, Asteca, Inca, entre outras. Atualmente, são cultivadas em todo mundo.

Tocou-a com a varinha mágica e a abóbora se transformou numa linda carruagem dourada! Em seguida a fada madrinha transformou seis formigas em cavalos lindos, tocando-os com sua varinha mágica.

Já a tradição da vela dentro da abóbora vem do folclore da Irlanda e está relacionada com a figura de “Jack da lanterna”. No entanto, na história original a abóbora era um nabo. Jack era um beberrão que, enganando o diabo, conseguiu escapar do inferno.

A princípio, sua figura surgiu na América do Norte, em paralelo à lenda do Cavaleiro Sem Cabeça, onde há uma abóbora no lugar. Apesar disso, entende-se que as primeiras abóboras com as feições do personagem surgiram a partir de 1834.

A lanterna mágica é um aparelho projetor equipado com lentes e que, numa sala escurecida, mediante o uso de luz artificial, permite a projeção amplificada, sobre um tela ou parede branca, de imagens pintadas sobre uma placa de vidro. Criada em meados do século XVII na Holanda 12.

Um ato comum no halloween é enfeitar uma abóbora com boca e olhos é uma lanterna dentro como ficou conhecida essa abóbora. Ficou conhecida como "Jack O'Lantern".

Ao contrário do que se pensa, Michael Myers não é 100% sádico, ele ainda tem um código de conduta, que é o de não matar crianças. Isso fica bem evidente em H2: Halloween 2, quando uma criança quer ser amiga de Michael.

As histórias contam que as bruxas participavam de festas realizadas pelo diabo, que normalmente eram realizadas em 30 de abril e 31 de outubro. Tal crença chegou aos Estados Unidos por seus colonizadores e a partir daí se espalhou por todo o mundo, tomando várias formas diferentes.

Fatos. A palavra Halloween é uma versão abreviada das frases All Hallows 'Eve ou All Hallows' Evening, que significa “Véspera de Todos os Santos”, ou “Noite de Todos os Santos”, na tradução para o português. O Halloween vem de um antigo festival pagão celebrado pelos celtas há mais de 2.000 anos, chamado Samhain.

A palavra Halloween surgiu da frase: All Hallows Eve, que significa a véspera de todos os santos – comemorada pela Igreja católica no dia 1º de novembro. A data surge, portanto, também como preparação para a celebração do Dia de Todos os Santos.