Pode comer tomate depois da cirurgia?

Perguntado por: lcrespo . Última atualização: 17 de janeiro de 2023
4.8 / 5 10 votos

Rico em Vitaminas e Minerais. Um único tomate é capaz de providenciar aproximadamente 40% da vitamina C recomendada para um dia, o que por si só já faz com que comer a fruta no pós-operatório seja quase uma obrigação. A vitamina C é muito importante nesse período, pois ajuda a reduzir o estresse oxidativo do organismo.

Mas no período pós-cirúrgico, os alimentos ricos em vitamina C podem auxiliar na cicatrização, por exemplo, as frutas cítricas como goiaba, laranja, morango, acerola, caju, kiwi, abacaxi e limão e verduras como brócolis, espinafre e tomate.

A princípio não há contra-indicacao em ingerir saladas e frutas, pelo contrário, são alimentos saudáveis, que devem ser ingeridos! Espero ter ajudado!

Frutas cítricas são ricas em vitamina C, têm potencial cicatrizante e anti-inflamatório. Quando se trata de fortalecer o sistema imunológico e combater inflamações, as frutas cítricas, como limão, laranja, abacaxi, acerola, ameixa e kiwi, funcionam como grandes aliadas.

5 alimentos que inflamam o corpo e que devem ser evitados

  1. Açúcar. Nosso organismo não consegue processar o açúcar com rapidez. ...
  2. Alimentos ricos em gorduras saturadas ou gordura trans. ...
  3. Carboidratos refinados. ...
  4. Álcool. ...
  5. Alimentos ultraprocessados à base de carne.

Os tecidos internos também passam por esse processo de cicatrização. Portanto, o corpo pode levar até 2 anos e meio para recuperá-los totalmente.

E sabe o que pode ser um ótimo aliado na cicatrização? O chazinho!
...
4 tipos de chás que auxiliam a cicatrização

  1. Camomila. A camomila pode ser uma grande aliada para a cicatrização da cirurgia plástica devido às suas propriedades antibacterianas, além de acelerar em processos de edemas. ...
  2. Aloe Vera (Babosa) ...
  3. Carobinha. ...
  4. Arruda.

Rico em Vitaminas e Minerais
Um único tomate é capaz de providenciar aproximadamente 40% da vitamina C recomendada para um dia, o que por si só já faz com que comer a fruta no pós-operatório seja quase uma obrigação. A vitamina C é muito importante nesse período, pois ajuda a reduzir o estresse oxidativo do organismo.

As frutas cítricas como laranja, acerola, abacaxi, mexerica e limão, são excelentes anti-inflamatórios por serem ricos em vitaminas B e C e minerais como potássio, magnésio, fósforo e cobre, além de flavonoides e carotenóides, que agem diminuindo os danos nas células que podem causar inflamação e desenvolvimento de ...

Fatores locais, ou seja, ligados à ferida podem interferir no processo cicatricial, como: a dimensão e profundidade da lesão, grau de contaminação, presença de secreções, hematoma e corpo estranho e necrose tecidual e infecção local.

Aves, peixes, feijão, lentilha e ervilha
Ricos em ferro, ajudam a prevenir a anemia e problemas de cicatrização. Podem ser consumidos durante o pós-operatório.

Sendo assim, é comum ter indicações para retirar os alimentos remosos da alimentação em caso de algum processo de cicatrização. Por isso, quando uma pessoa está em recuperação de cirurgias, tatuagens ou piercings, os profissionais normalmente recomendam evitar esses alimentos.

A seguir, com exclusividade, a lista dos 40 campeões da pesquisa, selecionados - um a um - pelo poder anti-inflamatório:

  • Frutas. - Uva. - Abacate. - Limão. - Maçã ...
  • Temperos. - Alho. - Gengibre. - Pimenta vermelha. - Alecrim. ...
  • Verduras e legumes. - Brócolis. - Pimentão vermelho. - Cebola. - Tomate. ...
  • Cereais. - Lentilha. - Ervilha. - Feijão.

Sucos cicatrizantes
As proteínas estão entre as principais opções de alimentos cicatrizantes, mas o suco verde também pode trazer esse benefício, além de ser antioxidante e conter compostos de enxofrados bioativos. Para um suco rico inclua: 2 laranjas; 3 folhas de couve; 1 lasca de gengibre; 1 litro de água.