Pode correr e pedalar no mesmo dia?

Perguntado por: lbotelho . Última atualização: 29 de janeiro de 2023
4.2 / 5 18 votos

Em termos de saúde cardiovascular, tanto a corrida quanto o ciclismo são igualmente benéficos. Ambas são atividades aeróbicas, que ajudam a fortalecer o coração para que ele possa bombear mais oxigênio para o corpo. Se você for iniciante, pode ser preciso limitar o tempo dos treinos para no máximo uma hora por dia.

Pedalar é um ótimo cross-training, até mesmo quando não se está lesionado. Por ser uma atividade livre de impacto, ajuda a não sobrecarregar articulações, músculos e ossos. Além disso, há a vantagem de trazer inúmeros benefícios cardiovasculares, já que dá para usar a bike para correr melhor.

3> Mudanças de ritmo: no mesmo treino ir intercalando séries de intensidade um pouco mais elevadas. Podes começar por três de cinco minutos cada e ir aumentando até às cinco ou seis séries. 4> Subidas: assim que tiveres uma boa condição de corrida, podes fazer alguns treinos difíceis para aumentar a intensidade.

Porém, não é qualquer suco que deve ser consumido antes de um pedal agressivo, já que você pode ter dores de estômago e acabar com o seu rendimento. Prefira sucos de laranja, limão ou mesmo abacaxi, que serão rapidamente absorvidos pelo corpo e dão aquele pico de energia que você precisa logo na largada.

Pois, quando corremos duas vezes ao dia, a produção de hormônios do crescimento também se multiplicam. Para quem deseja construir músculos, pode ser uma ótima alternativa. Além disso, correr duas vezes leva o indivíduo ao esgotamento, contribuindo para a queima de calorias.

É melhor correr todos os dias ou em dias alternados? A resposta para essas perguntas vai depender exclusivamente de você, da sua disponibilidade de tempo e do seu condicionamento. Algumas pessoas gostam de correr todos os dias; porém a maioria dos corredores precisa de pelo menos um dia de descanso por semana.

Segundo especialistas, expor o corpo ao mesmo tipo de exercício por vários dias seguidos e sem um período adequado de descanso não está entre as recomendações para um programa de treinamento saudável. Por isso, correr todos os dias, sem intercalar com outras atividades, pode, a médio ou longo prazo, provocar lesões.

Embora muitos acreditem que andar de bicicleta engrossa as pernas ou as coxas, na verdade, pedalar aumenta o ganho muscular, deixando-as mais firmes e torneadas. panturrilha: aqui, o músculo gastrocnêmio é que entra em ação. Muitos julgam que pedalar é capaz de aumentar a panturrilha.

Então, andar de bicicleta pode ajudar muito a criar o déficit de calorias necessário para perda de peso, e, consequentemente, perda de barriga. Além disso, andar de bicicleta tonifica os músculos das suas pernas, aumentando também sua queima de calorias em repouso, já que músculos queimam mais calorias do que gordura.

Aliás, os gastos calóricos que se tem pedalando equivalem aos de uma corrida, com a vantagem de que as articulações não sofrem impacto. Segundo Luciano Dornelles, professor do curso de Educação Física da Fadergs, pedalar 20 minutos por dia equivale a uma caminhada de 4km e tem um gasto de 800 calorias.

Como aumentar a resistência para pedalar com 5 exercícios?

  1. Pular corda. Uma das formas mais simples de aumentar a resistência para pedalar é pulando corda. ...
  2. Fazer agachamento. O agachamento é um exercício básico. ...
  3. Praticar burpee. ...
  4. Fazer flexões. ...
  5. Correr parado.

O treinador e diretor técnico da rede espanhola de academias Bodyon, Javier González, pondera: “O ideal seria correr 3 ou 4 dias por semana, somando, no total, de 8 a 12 quilômetros. De tal maneira que o trabalho diário dure sempre mais de 45 minutos. Assim é possível queimar gordura”.

Se você se pergunta “quanto tempo devo pedalar por dia”, não se preocupe, pois a quantidade recomendada por especialistas é pequena. O ideal é que as pessoas pedalem 30 minutos de bike por dia, o que pode ser considerado um curto período em comparação com outras atividades cotidianas.

O mesmo estudo alemão diz que 50 minutos são suficientes para acelerar o metabolismo e, consequentemente, queimar mais calorias do que seria esperado. Uma hora é suficiente para controlar ou perder peso. O ideal seria mesmo arranjar, pelo menos, três horas por semana para andar de bicicleta.

Coração. Outros benefícios de pedalar todos os dias estão relacionados ao coração. A prática estimula e melhora a circulação sanguínea, diminuindo os riscos de doenças cardiovasculares, além de fortalecer os músculos do coração e reduzir a pulsação em repouso.

O que comer antes de pedalar longas distâncias?

  • Não coma alimentos gordurosos nem muito açucarados;
  • Escolha proteínas magras, como queijo branco;
  • Coma frutas;
  • Não deixe de tomar o café da manhã.

Invista em carboidratos logo após o seu pedal, para recuperar o glicogênio do corpo, substância que supre a energia para os pedais. Para isso, pratos com massas, pães e tortas são boas pedidas. Outro ponto importantíssimo é a hidratação pós pedal.