Qual a melhor hora do dia para correr?

Perguntado por: nassis . Última atualização: 17 de janeiro de 2023
4.9 / 5 6 votos

O melhor horário para correr, de acordo com estudos, é do meio para o fim da manhã (9h ou 10h) ou no final da tarde (16h ou 17h). Mas lembre que o importante mesmo é não deixar de praticar um exercício, independente do horário!

Assim como andar de bicicleta, os benefícios de correr pela manhã são inúmeros para o seu corpo e também para a sua mente. Correr durante a manhã vai fortalecer o seu sistema imunológico, protegendo-o contra o câncer, e reduzir o risco de diabetes e doenças cardiovasculares, como infarto e AVC.

Cardiologistas recomendam caminhadas na parte da tarde, principalmente para quem tem problemas cardíacos, pois as fibras do coração já estão aquecidas o suficiente para iniciar a atividade. Também é na parte da tarde que normalmente as pessoas estão mais dispostas. Porém isso não é uma regra, veja o porquê abaixo.

Tarde. Um período pouco aproveitado pelos atletas é a parte da tarde. Normalmente considerado um tempo de descanso, seja após sair do trabalho ou no período do almoço, muitos acabam não praticando exercício nesse meio tempo.

A prática consistente e regular de exercícios traz melhorias significativas para a saúde cerebral, a memória, concentração, força de vontade e capacidade de aprendizagem. Ou seja: correr todos os dias só traz benefícios!

Quais alimentos você não deve comer antes da corrida

  • Quais alimentos você não deve comer antes da corrida: café Apesar de sua capacidade em acelerar o organismo e dar aquela “acordada”, grandes quantidades de cafeína podem acelerar o corpo e o coração. ...
  • Leites, queijos e iogurtes. ...
  • Carne vermelha. ...
  • Gorduras e frituras. ...
  • Fibras.

Segundo a nutricionista de medicina funcional Karin Reiter, é melhor evitar alimentos pesados, gordurosos e fritos antes de uma corrida, como nozes e carnes, pois podem dificultar a digestão e ocasionar em cansaço e mal-estar. Inclua no cardápio pré-treino: aveia, banana, beterraba, chia, chá-verde e vegetais verdes.

Afinal, é possível emagrecer correndo? Sim. É possível emagrecer correndo, pois este é um exercício que permite um gasto calórico significativo, especialmente quando realizado dentro de uma rotina saudável.No entanto, só a corrida pode não ser o suficiente.

frutas secas. Frutas secas como damascos, figos ou tâmaras são doces, deliciosas e, o melhor de tudo, são o petisco perfeito para comer ante de correr. Sendo carboidratos simples, eles fornecem energia rapidamente. As frutas secas também são carregadas com minerais valiosos como potássio e magnésio.

Após uma corrida, é importante consumir uma boa combinação de proteínas e carboidratos para ajudar você a se recuperar adequadamente. Seu corpo usa principalmente carboidratos (armazenados na forma de glicogênio) como combustível durante exercícios de alta intensidade.

A forma correta de correr é aquela na qual o corpo acompanha as pernas e vice-versa. Não é interessante que o pé entre muito à frente do centro de gravidade do seu corpo, pois isso promove um vetor de força contrária à direção do movimento, ou seja, você acaba se freando a cada passo com a entrada do pé muito à frente.

Exercício físico é mais benéfico ao organismo quando praticado até 4 horas antes da hora de dormir. Antes de tudo, é importante destacar que a prática de exercício físico faz bem para o sono por uma série de motivos: ajuda a reduzir a ansiedade, a regular a respiração e garante mais bem-estar físico e mental.

- Os principais músculos utilizados na corrida envolvem os membros inferiores, que seriam o glúteo máximo (que faz o contorno), quadríceps (que faz a extensão do joelho e ajuda a absorver o impacto do peso durante a corrida). A musculatura posterior da coxa e a panturrilha também são fundamentais - disse.

Apesar de a caminhada ter menor intensidade e queimar menos calorias, ela elimina mais gorduras do que a corrida. Isso acontece porque ao caminhar o organismo utiliza o oxigênio no metabolismo, aumentando o nível de gordura perdida.

Quando você corre por mais de 30 minutos, seu organismo começa a produzir neurotransmissores (como a endorfina) responsáveis pela sensação de euforia, prazer e relaxamento. Eles turbinam o humor. O exercício ainda ajuda a aumentar o nível de testosterona, hormônio ligado ao vigor e à disposição física.

Correr sob sol escaldante aumenta o desgaste do corpo e amplia as chances de lesões. Por isso, são precisos cuidados especiais. Os especialistas recomendam evitar os horários de sol forte. Prefira correr cedo da manhã ou à noite.

Independente da aptidão física do corredor, variar na intensidade pode acelerar a queima de gordura. Por exemplo, para cada 3 minutos de caminhada, 1 minuto de corrida. Ou para 4 minutos de caminhada, 2 minutos de corrida. Aproximadamente 300 calorias podem ser queimadas em 30 minutos de atividades aeróbicas.

As contas são simples: correr entre 5 a 11 km por semana reduz o risco de AVC, doenças coronárias, diabetes e hipercolesterolemia. A conclusão é do National Runners and Walkers, um estudo do Laboratório Nacional Lawrence Berkeley, na Califórnia.

A resposta é simples: pode sim, mas vamos contextualizar. Sempre que você fizer uma atividade física e não se alimentar direito, pode perder músculos - na corrida, no ciclismo, na dança ou até mesmo na musculação.