Pode cruzar pai e filha?

Perguntado por: ecavalcante9 . Última atualização: 15 de janeiro de 2023
4.7 / 5 8 votos

O cruzamento entre pai e filha, ao contrário do que muitos pensam, pode ser uma das melhores formas de gerar um cão de raça pura e saudável.

Existem diversos problemas que podem aparecer na genética e na saúde do animal durante a gestação canina. Por isso, não é nada aconselhável acasalar cachorro com outro da mesma família, seja com irmão, mãe, pai ou filhote. O mesmo vale quando pensamos em cães de diferentes ninhadas que vieram da mesma mãe.

Cruzamentos consanguíneos (ou endocruzamentos) são aqueles em que os membros possuem algum ancestral comum. São relativamente comuns casamentos entre primos e, menos frequentes, casamentos de tio com sobrinha.

Não há nenhum impedimento em ter mãe e filho juntos, porém não é recomendável que eles cruzem. Porque se houver cruzamento entre eles, ocorrerá consanguinidade, isto é, cruzamento entre parentes próximos: mãe e filho, pai e filha e entre irmãos.

O principal motivo é a anatomia dos orgãos genitais. Na base do pênis há uma área chamada bulbo, que recebe muito sangue e aumenta de volume quando o animal fica excitado.

A partir de que idade os cães podem cruzar? Veterinários recomendam que o cruzamento de cachorro só aconteça a partir do 3º cio para as fêmeas e depois dos 18 meses de vida para os machos.

Não, essa prática não é indicada. Mães, pais ou irmãos, por exemplo, não devem ser cruzados. Há um risco maior dos filhotes terem órgão malformados ou doenças de origem genética.

Quando o cão e a cadela podem cruzar pela primeira vez? A recomendação de médicos veterinários experientes é que o cruzamento entre cães e cadelas ocorra a partir do terceiro cio para a fêmea e após 18 meses de vida para o macho.

O cruzamento entre cachorros irmãos é uma condição bastante complexa do ponto de vista genético. A partir do cruzamento de dois cachorros irmãos, os filhotes podem nascer com vários problemas de saúde. Isso sem contar as anomalias que podem aparecer no nascimentos dos doguinhos que não tem culpa de nada.

O acasalamento de animais com alto grau de parentesco (pais e filhos, irmãos ou meio-irmãos). Tio com a sobrinha, tia com o sobrinho e primos irmãos, são considerados por alguns inbreeding e por outros line-breeding.

Sim, gatos irmãos podem cruzar, mas não é indicado. Se você deixar um macho e uma fêmea, sem serem castrados, juntos, e eles forem irmãos, quando ela entrar no cio, eles poderão cruzar. Mesmo que sejam criados juntos desde pequenos, isso pode ocorrer. No entanto, por questões genéticas, não é indicado.

A consanguinidade entre as galinhas provoca a degeneração da raça, por isso o cruzamento entre aves do mesmo sangue deve ser evitado. Começam a aparecer defeitos como pés tortos, exemplares de pequeno porte e ovos pequenos, por exemplo.

O que o Código de Trânsito Brasileiro nos diz que é a preferência de tráfego nos cruzamentos de vias não sinalizadas é do condutor que está à direita, independente do fluxo ou tamanho das vias, mas como toda lei, ela também tem suas exceções.

Atualmente, O CTB diz que em cruzamento não sinalizado, tem preferência de passagem o veículo que se aproximar pela direita do condutor.

De maneira geral, a cadela precisa cruzar apenas uma vez para ficar prenha. Só que isto não pode ser considerado como uma regra geral, pois muitas cadelas não ficam prenhes com apenas um cruzamento.

1. Qual a idade mínima indicada para o cruzamento? Para os machos, a partir dos 18 meses. As fêmeas devem cruzar depois do terceiro cio.

Período fértil da cadela
Apesar de ser muito comparada com a menstruação feminina, o cio tem algumas particularidades: a cachorra só pode engravidar enquanto está nesta fase e, diferente da menstruação, o cio não ocorre em ciclos mensais, e sim em períodos que podem variar entre 6 e 8 meses.

A relação de cruza entre um cão macho e uma cachorra fêmea dura cerca de 30 minutos. Durante este tempo, os cães ficamgrudados” um ao outro no processo de fecundação. Caso o tempo seja menor que esse, as chances de a cachorrinha estar grávida diminuem consideravelmente.

A fase na qual a cadelinha está apta para a cópula, permitindo a monta, é o estro. Então, se você quer saber quantos dias depois do cio a cadela pode cruzar, a resposta é: entre 5 a 15 dias após o proestro.

A relação incestuosa - quando parentes, consanguíneos ou afins, mantêm relações sexuais - não é considerada crime no Brasil, a não ser quando envolve menores de 14 anos. O Código Civil apenas proíbe as uniões civis entre parentes.

Quanto mais próximo o parentesco, maior risco de doenças
Quanto maior o grau de parentesco, mais aumenta o risco de o filho de pessoas da mesma família ter doenças genéticas, afirma Carolina Fischinger Moura de Souza, especialista em genética médica.