Pode dar palmadas no bebê?

Perguntado por: lgil . Última atualização: 7 de maio de 2023
4.2 / 5 11 votos

A revisão, publicada na revista científica The Lancet, concluiu que punições físicas como palmadas são “prejudiciais ao desenvolvimento e ao bem-estar das crianças”, disse a autora Elizabeth Gershoff, professora de desenvolvimento humano e ciências da família na Universidade do Texas, em Austin, nos Estados Unidos.

A palmada deve ser uma coisa bem pontual, que acontece pouquíssimas vezes por ano (e isso quando acontece). A melhor idade para introduzir as palmadas na disciplina da criança é entre os quatro e cinco anos.

Não há qualquer referência a palmada, mas é repetido o conselho do uso da vara como forma de castigo ou disciplina, no livro de Provérbios: "Não evite disciplinar a criança; se você a castigar com a vara, ela não morrerá. Castigue-a, você mesmo, com a vara, e assim a livrará da sepultura" (Provérbios 23.13-14).

Impactos no desenvolvimento infantil
Além de não ser eficaz, bater nas crianças pode aumentar a probabilidade de comportamentos problemáticos ao longo do tempo. Entre eles, a psicóloga lista o desenvolvimento de comportamentos agressivos, antissociais e disruptivos na escola.

A vida conjugal dos pais, os seus ritmos diários, os fatores ambientais, o barulho, a solidão ou o escuro afetam a criança. A falta de cuidados, de atenção, de afeto, a alimentação insuficiente ou o excesso de exigências também. São imensos os fatores que podem desencadear stress no bebé.

As broncas e as idades
A partir dos sete meses de idade, muitas crianças acabam se mostrando mais teimosas. Pode ser que você diga “não” para ela e ela repita a mesma ação, ao invés de obedecer.

Necessidade de contato ou tédio
Nesse caso, o bebê pode estar carente de atenção e inseguro. Esse choro pode ocorrer, principalmente, após horas de sono, em que o bebê acorda e se vê longe dos braços da mãe. Em geral, o choro é manhoso e passa quando você o pega. Nesse caso, brinque com ele.

12 a 24 meses
Por volta desta idade, as habilidades de comunicação do bebê estão florescendo, então é possível começar a explicar as regras básicas “não puxe o rabo do gatinho” por exemplo.

Então, a sua voz, um movimento leve, ruído branco (também chamado de white noise, som que lembra o útero e pode ajudar a acalmar o bebê) e uma bolsa de água quente são recursos para tranquilizar o seu filho, especialmente se ele estiver agitado ou estressado.

4- Posição do bebê: Posicionar no colo da mãe, de lado, estando de costas para a mãe, evitando o movimento de braços e pernas, pode deixá-lo muito confortável. É possível também enrolar e ninar nesta posição. 5- Sucção. O bebê necessita sugar algo, este ato faz com que o cérebro libere substâncias que acalmam.

ensina também que, em uma disputa, é aceitável usar da violência. ensina, por consequência, que se a mesma mão que oferece amor também oferece dor, que a violência é uma forma de expressar o amor. por fim, ela ensina a naturalizar a violência.

O que é a Lei da Palmada:
Também conhecida por “Lei do Menino Bernardo”, a Lei da Palmada define como “castigo físico” qualquer tipo de ação punitiva em que seja aplicado o uso da força física, resultando em sofrimento e lesão corporal.

Como impor limites a um bebê de 1 ano?

  1. Converse. Tente explicar de forma simples por que a criança não pode fazer certas coisas. ...
  2. Compreenda. ...
  3. Ofereça alternativas. ...
  4. Ser resiliente. ...
  5. Ter calma no momento da birra. ...
  6. Conversar após o momento crítico da birra. ...
  7. Como dizer não a um bebê de 1 ano?

Provérbios 13:24 Quem se nega a disciplinar e repreender seu filho não o ama; quem o ama de fato não hesita em corrigi-lo. Quem se nega a disciplinar e repreender seu filho não o ama; quem o ama de fato não hesita em corrigi-lo. Aquele que poupa a vara aborrece a seu filho; mas quem o ama, a seu tempo o castiga.

Usar a vara como disciplina, não como violência
Deus disciplina Seus filhos, de forma que possam andar segundo a Sua vontade. Dessa forma, quando o cristão disciplina seus filhos, deve lhes ensinar o caminho de Deus. Na perspectiva bíblica, o uso da vara deve ser de punição do erro, não como incentivo ao correto.