Pode deitar depois de tomar remédio?

Perguntado por: ameireles . Última atualização: 20 de janeiro de 2023
4.2 / 5 8 votos

Segundo pesquisa da Johns Hopkins, o ideal é tomar as medicações deitado do lado direito. Em muitos casos, depois de tomar um comprimido, temos a sensação de que o remédio está levando um tempo maior para fazer efeito.

“Pela via oral, cada medicação pode ter seu tempo de início e de pico variados, porém levam em torno de 40 minutos, em média, para começar a fazer efeito agudo”, afirma a especialista.

Diversas posturas foram testadas pelos especialistas e a melhor postura encontrada foi estar deitado no lado direito, alcançando uma dissolução do remédio 2,3 vezes mais rápida do que estando em pé.

Na maioria dos casos, 30 minuto são suficientes para que o medicamento seja absorvido, principalmente se ele tiver sido tomado com o estômago vazio.

O correto é ingerir os medicamentos sempre com um copo cheio de água, pois outros líquidos podem interagir com o medicamento, diminuindo ou potencializando seu efeito.

De fato, tomar remédios com o estômago vazio (pelo menos uma hora antes das refeições ou duas horas após ingerir alimentos) pode garantir absorção mais rápida e completa da medicação. Em contrapartida, o jejum facilita a intolerância gastrointestinal caso o remédio em questão possua teor de acidez muito elevado.

Rápido: As cápsulas tendem a agir mais rápido que os comprimidos. Sem sabor: as cápsulas geralmente não têm o mesmo sabor medicinal dos comprimidos.

Se o paciente vomitar até 30 minutos depois de ser medicado, deve-se repetir a dosagem completa da medicação, pois esse tempo é insuficiente para a absorção do princípio ativo.

Dissolução das Cápsulas A cápsula mole demora de 20 a 30 minutos para se dissolver no estômago. Ao entrar em contato com água, a parte externa absorve a água e começa a inchar, acabando por dissolver completamente.

Segundo eles, é mais eficaz deitar-se sobre o lado direito ao se medicar. Isso trará alívio mais rápido da dor. Posicionar-se do lado contrário, no entanto, poderá retardar significativamente a dissolução da pílula e seu efeito.

Hidrate-se: a água tem a função de auxiliar na limpeza do organismo e eliminar toxinas através da urina, suor e fezes. Tenha uma dieta saudável: opte por alimentos ricos em minerais e vitaminas. Se movimente: atividade física é uma ótima opção para ajudar no processo de eliminação de toxinas.

Misturar medicamentos pode gerar um problema que recebe o nome de interação medicamentosa, ou seja, ocorre a competição entre os medicamentos de forma a um impedir a ação do outro. Isso pode causar o atraso na melhora ou piora do quadro clínico.

Para ser eficientes, devem ser tomados no mesmo horário e administrados no intervalo correto, que varia entre 6, 12 e 24 horas, dependendo da tecnologia de cada medicamento. Não seguir o cronograma pode até intensificar a ação das bactérias”, explica.

Não corta o efeito.

Consumo de suplementos alimentares, em grande variedade no mercado, deve ser feito de forma cautelosa. Médicos alertam para a necessidade de avaliação nutricional anterior. O que vai no prato pode ter efeito significativo sobre nossa saúde, prevenindo e mesmo tratando doenças.

Na verdade, a maior parte do princípio ativo – a substância química que irá provocar a cura – é absorvida não no estômago, mas no intestino. Depois disso, o medicamento ainda percorre um longo caminho até agir no ponto exato do corpo onde está o problema.