Por que não devemos deitar do lado direito?

Perguntado por: mhernandes . Última atualização: 14 de janeiro de 2023
4.1 / 5 3 votos

Se estiver deitado do lado direito, a posição pode levar a pessoa a sofrer de refluxo ácido. Isso ocorre quando o conteúdo do estômago volta para o esôfago, que pode levar a desconfortos. Para reduzir o risco, é importante esperar um tempo após comer até a hora de ir deitar.

Dormir do lado esquerdo é melhor porque não faz pressão sobre os órgãos internos e promove um fluxo sanguíneo saudável, diz o Dr. Somers.

2. Melhora a circulação sanguínea. Nosso coração está do lado esquerdo do corpo, e dormir dessa forma impede a obstrução da artéria aorta, que bombeia sangue para o resto do sistema sanguíneo, explicou à CNN o médico William Christopher Winter, do Hospital Martha Jefferson, nos Estados Unidos.

Se estiver deitado do lado direito, a posição pode levar a pessoa a sofrer de refluxo ácido. Isso ocorre quando o conteúdo do estômago volta para o esôfago, que pode levar a desconfortos. Para reduzir o risco, é importante esperar um tempo após comer até a hora de ir deitar.

Dessa maneira, colocar um travesseiro entre as pernas durante o sono mantém a pelve neutra e evita que a coluna gire. Manter um bom alinhamento postural alivia parte do estresse nos tecidos das costas, reduzindo a dor causada por uma inflamação no nervo ciático, por exemplo.

Isso pode causar dores nos ombros, costas, pescoço e até cabeça. Apoiar a cabeça em muitos travesseiros também irá causar estes problemas.

Dormir de barriga para cima não é uma posição ideal, porém, não é totalmente prejudicial para o corpo. Nesta posição, as articulações relaxam, o que impede torções ou dores. Os prejuízos, no entanto, podem ser para a coluna, que não fica ereta perfeitamente.

Dormir de bruços faz mal pois o pescoço e a coluna não ficam em uma posição neutra quando você dorme de barriga para baixo e isso pode sobrecarregar a musculatura dessas duas regiões e causar dores. Se for difícil quebrar esse hábito, procure dormir sem travesseiro, ou com um baixo e bem macio.

Para dormir e descansar bem, o corpo precisa reduzir a temperatura nuclear em cerca de meio grau e mantê-la durante toda a noite. Dormir sem roupa facilita essa função corporal e, desta forma, é possível ficar mais tempo dormindo em fases mais profundas do sono, tornando-o mais reparador.

O processo de digestão lento pode desencadear problemas no sono e, consequentemente, indisposição no dia posterior. Além disso, dormir após as refeições podem causar refluxo, ou seja, o retorno do produto da digestão para o esôfago.

Uma pesquisa da Universidade de Cincinnati, nos EUA, revelou que aproximadamente um em cada sete Acidentes Vasculares Cerebrais (AVC's) – também chamados de derrames – ocorrem durante o sono. O estudo foi publicado pela revista “Neurology”, que é ligada à Associação Norte-americana de Neurologia.

De acordo com o trabalho, ir para a cama antes das 22 horas e depois da meia-noite aumenta em 24% e 25%, respectivamente, a probabilidade de episódios de acidente vascular cerebral e infarto. O período mais adequado é entre 22 e 23 horas, momento em que o risco de algum problema de coração chega a apenas 12%.

As informações são #FAKE. De acordo com especialistas, tossir não causará nenhum efeito capaz de retardar ou reverter a parada cardíaca. "A tosse é ineficaz para gerar um débito cardíaco (volume de sangue que é bombeado pelo coração em um minuto) suficiente para manter a perfusão do cérebro e a circulação normais.

Mas, também mostrou que o lado que se dorme na cama tem influência na hora do descanso. As pessoas que dormem no lado direito da cama se sentem mais sonolentas e exaustas pela manhã em comparação com as que dormem do lado esquerdo.

"Ficar com as pernas para cima melhora a circulação", diz. Segundo ela, a posição reduz a pressão arterial e a frequência cardíaca, o que facilita o relaxamento. Funções cognitivas, como memória e atenção, também são beneficiadas com a dormida provisória.

Alguns benefícios de elevar as pernas:
Alivia a sensação de pernas cansadas. Diminui a pressão dentro dos vasos sanguíneos. Reduz a retenção de líquidos nas pernas e nos pés. Proporciona momentos de relaxamento.

Hábitos de cruzar as pernas e dormir demais podem causar problemas na coluna. É comum problemas da coluna serem associados a postura incorreta, excessos de peso carregado durante a vida, osteoporose ou traumatismo. Mas, na verdade, essas são apenas algumas das causas que podem desencadear uma disfunção vertebral.

Prejudica e muito a circulação sanguínea para o cérebro e inervação local. Comumente pessoas que tem esse hábito referem dores na região do pescoço e costas, dormência nos braços e mãos, cefaléia, tensão nos ombros. Sofre também a coluna lombar que em posição de relaxamento tende a ficar sem apoio.