Pode deixar o recém-nascido dormir a noite toda?

Perguntado por: asanches . Última atualização: 15 de janeiro de 2023
4.4 / 5 16 votos

O número de horas que o bebê deve dormir depende da idade e do seu grau de desenvolvimento, mas o recomendado é que o recém-nascido durma entre 16 a 20 horas por dia, distribuídas em períodos de poucas horas ao longo do dia. No entanto, com o crescimento, é possível que o bebê durma a noite toda e sozinho.

Nas primeiras semanas de vida, é natural e esperado que o bebê acorde sozinho várias vezes durante a noite para mamar. Isso porque os bebês comportam apenas um pequeno volume no seu estômago, que ainda é muito pequeno nessa idade, o que faz com que eles sintam fome em intervalos menores e acordem mais vezes.

O melhor horário para o bebê dormir à noite é entre 20h e 21h. Ao pegar no sono nesse período, a criança terá mais chances de atingir todas as fases do ciclo circadiano e se desenvolver melhor. Além disso, a probabilidade do bebê dormir a noite toda é maior.

É normal que os recém-nascidos durmam muito nos seus meses iniciais de vida, principalmente nos primeiros dias. Eles dormem bastante por um bom motivo: o sono é fundamental para o desenvolvimento cognitivo, do Sistema Nervoso Central e da memória do bebê e, por essa razão, deve ser priorizado pelos pais.

O seu recém-nascido ainda não entende os conceitos de “dia” e “noite”. Durante as primeiras semanas de vida, os bebês ainda não têm o ciclo circadiano estabelecido, o que começa a acontecer a partir dos 3 meses, quando o corpo passa a produzir a melatonina, o hormônio do sono.

"Normalmente, quando o seu bebé tem uma boa sessão de amamentação, logo a seguir parece "bêbedo de leite". Fica descontraído e a sua linguagem corporal mostra que está saciado," diz Cathy. "Não se esqueça que as fraldas também são um bom indicador de que está a receber leite suficiente.

Toda a vez que a mãe estiver com o peito cheio, com sensação que precisa de alívio (você sentirá isso) ela deve oferecer o peito também. Um trabalho publicado no Pediatrics mostrou que bebês de 0 a 6 meses de idade podem variar a frequência de mamadas de 6 a 18 vezes em 24h (incluindo mamadas noturnas)!

“Os sintomas, quando presentes, são inespecíficos podendo ser apatia, recusa alimentar, náuseas, vômitos, choro débil, irritabilidade, tremores finos de extremidades, extremidades arroxeadas, aumento ou diminuição a frequência cardíaca, parada respiratória e convulsão.

Os responsáveis pela pesquisa acompanharam 298 recém-nascidos durante os seis primeiros meses de vida e observaram que, para cada hora acrescentada ao sono noturno — período entre 19 horas e 8 horas, os bebês passaram a ter um risco 26% inferior de engordar.

"Não há nada de errado em um bebê dormir por mais horas seguidas durante a noite, é até importante para que ele estabeleça hábitos diurnos. Como a glândula pineal, que exerce ação reguladora, ainda está imatura, ele é incapaz de reconhecer dia e noite.

Se o bebê estiver com fome, ele provavelmente irá mamar mais e logo dormir. Se acordar por hábito, vai mamar pouco, mais vezes, e demorar para adormecer. Observe o quanto o bebê dorme após mamar. Se ele esticar pelo menos 3 horas de sono, pode estar acordando por fome.

Como fazer o bebê dormir a noite toda

  1. Oferecer de mamar antes de dormir. ...
  2. Massageie o bebê ...
  3. Presar por conforto no quarto do bebê ...
  4. Verificar o conforto no berço do bebê ...
  5. Cuide da higiene da criança. ...
  6. Estimule o bebê durante o dia. ...
  7. Criar uma rotina de sono.

7 dicas para o seu recém-nascido dormir feito um bebê

  1. Comece a embalar o bebê de maneira suave para dormir.
  2. Feche as cortinas do quarto.
  3. Se precisar falar alguma coisa, use um tom de voz baixo e suave.
  4. Ligue um brinquedo relaxante que emita sons ou toque músicas tranquilas.

A partir do momento que ela começar a ficar mais horas acordada, à noite, coloque-a no berço sempre no mesmo horário. O quarto deve estar escuro, ou apenas com a luz do abajur, e silencioso. Fique ao lado dela, cante uma música e dê um beijo de boa noite.

“Ambientes com bastante barulho, falta de rotina e uso de estratégias equivocadas são os fatores que mais atrapalham”, aponta a pediatra Regina Terse, do Departamento de Medicina do Sono da Sociedade Brasileira de Pediatria (SBP). E o que não falta é tática duvidosa sendo repassada por aí.

Estimular X observar
Por outro lado, devemos ficar atentos pois o excesso de atividades também pode ser prejudicial, fazendo com que a criança fique cansada e estressada. Por tanto, é importante que a criança tenha tempo para tudo: brincar e descansar adequadamente”.

Geralmente, o choro de cólica acontece em um determinado período do dia, o bebê fica muito irritado, fecha as mãozinhas, trata-se de um choro mais forte, mais inconsolável. Já o choro de fome, o bebe chora bastante também mas é um choro mais calmo; e ele dá sinais de que está procurando o peito.