Pode deixar roupa de recém nascido no varal à noite?

Perguntado por: ymaia . Última atualização: 28 de abril de 2023
4.3 / 5 7 votos

Evite deixar as roupas do bebê penduradas no varal por muito tempo ou do dia para noite.

Você pode estender as roupas do bebê em um lugar arejado e com sombra, evitando a incidência direta do sol e o ressecamento dos tecidos. Além disso, após secá-las, deixe as roupas resfriarem em cima da cama ou da tábua de passar antes de guardar nas gavetas ou vestir o bebê.

A roupa de bebê, em geral, pode secar tanto no sol quanto na sombra, ou mesmo na secadora. Mas vale sempre consultar, antes da primeira lavagem, as instruções da etiqueta, que geralmente informam as possíveis restrições de secagem.

Bebê pode pegar vento? O bebê recém-nascido pode pegar vento contanto que esteja bem agasalho e protegido.

Ah, e todas as roupinhas tem que ser passadas pelo lado avesso, assim você garante que todos os germes ou bactérias sejam mortos e não causem algum tipo de mal ao bebê. Afinal, é a parte interna que fica em contato direto com a pele sensível da criança.

Por conta das condições climáticas e aspectos culturais, os brasileiros costumam dar um banho por dia em seus filhos, mesmo aqueles que acabaram de nascer. Entretanto, de acordo com as sociedades americana e europeia de pediatria, se um recém-nascido tomar de três a quatro banhos por semana, já é o suficiente.

Recém-nascidos até podem tomar mais de um banho por dia, desde que haja necessidade, como maior transpiração e fezes em grande quantidade, e os responsáveis sigam cuidados específicos.

“Sendo assim, podemos iniciar com um body ou camiseta de manga longa, uma calça de moletom e um agasalho, de preferência com capuz, por cima”, exemplifica a enfermeira. Se o bebê sentir calor, basta tirar alguma peça sem que seja preciso trocar toda a roupa.

Uma boa dica é guardar as peças lavadas e passadas em sacos de TNT. Esse tipo de embalagem permite que as peças fiquem arejadas, ao contrário de sacos plásticos que podem abafar e criar umidade nos tecidos.

Até quando lavar a roupa do bebê separada do restante da família? Segundo a dermatologista, não há um tempo exato durante o qual é preciso manter as lavagens separadas, mas é importante que isso seja feito até que o bebê comece a ter um contato maior com o ambiente externo.

A secagem de roupas de bebê deve ser ao sol, para as peças brancas e de cores claras e à sombra e em local arejado para as demais.

Secagem das roupas de bebê
Se você lavou as roupinhas à mão, o ideal é não torcer as peças com força. Por isso, você deve enrolá-las em toalhas e depois torcer a toalha para tirar o excesso de água.

Recomendações: – Bebês com menos de 6 meses, de 5 a 10 minutos de banho no sol, no corpo todo, ou até 30 minutos apenas nos braços e pernas. Sendo ideal entre 7 e 10h da manhã ou após as 16h, pela menor incidência de raios solares. – Após os 6 meses já é possível utilizar protetor solar adequado.

Muitos pais podem questionar se vale a pena passar as roupas de bebê. Afinal, elas são tão pequenas e podem ser vestidas em segundos. No entanto, passar as roupas do seu bebê pode realmente ser benéfico para sua saúde e conforto. As rugas nas roupas do bebê podem causar desconforto e irritação na pele delicada do bebê.

Confira a seguir a lista com as 7 fases em que o bebêmais trabalho e demanda mais atenção.

  • Primeiro mês do recém-nascido.
  • Os primeiros 3 meses.
  • Nascimento dos dentes e introdução alimentar.
  • Angústia de separação, entre o mês 7 e 8.
  • Aprendizado dos primeiros movimentos.
  • Momentos em que está doente.
  • Começo da independência.

três meses de idade

É nessa idade que o bebê começa a enxergar com um pouco mais de profundidade. Aos três meses de idade, os bebês já têm uma visão tridimensional e se tornam capazes de seguir objetos e pessoas com o olhar. Aos 4 meses conseguem enxergar todas as cores e podem prever o movimento de um objeto.