Pode dirigir descalço nos EUA?

Perguntado por: osilva . Última atualização: 20 de fevereiro de 2023
4.8 / 5 18 votos

Dirigir sem sapatos é legal em todos os 50 estados americanos. No entanto, se a polícia julgar que sua falta de sapatos, de alguma forma, contribuiu para um acidente; você pode ser citado por condução negligente ou imprudente.

Os Estados Unidos e o Canadá são os destinos norte-americanos que aceitam a CNH brasileira.

A nova lei do estado irá simplesmente banir não só o uso de telefones celulares, mas de praticamente qualquer dispositivo eletrônico, por motoristas na direção de carro em movimento – isto é, será ilegal usá-los nessas circunstâncias. E vai aumentar as penalidades.

Insulfilm uma solução
No projeto de lei, propomos o índice de 30%, que é o permitido na Flórida (EUA) e tem o clima parecido ao nosso — argumenta. Para o presidente da Anepp, o Departamento Nacional de Trânsito utilizou-se de estudos antigos e vidros comuns para definir a lei.

Posso dirigir descalço? Sim. Segundo o Código de Trânsito Brasileiro somente calçados que oferecem firmeza nos pés podem ser utilizados para dirigir. Entretanto, o código não prevê punição a quem conduz veículo descalço.

Ao contrário do que muitos pensam, dirigir descalço não dá multa. O que é expressamente proibido pelo Código Brasileiro de Trânsito é dirigir veículo com calçado que não se firme nos pés ou comprometa a utilização dos pedais, de acordo com o Art. 252.

Para não errar, uma dica é deixar um tênis confortável no carro. Ou dirigir descalço. É isso mesmo, a prática é liberada.

Com quantos anos pode tirar carteira de motorista nos EUA? As idades variam de estado para estado. Na categoria “permissão para o curso prático”, a maioria dos estados adota 15 anos como idade mínima. Na “habilitação restrita”, 16 anos e “habilitação completa”, 18 anos.

Faça uma PID (Permissão Internacional para Dirigir):
Para dirigir nos Estados Unidos você precisará portar uma CNH válida e uma PID (permissão internacional para dirigir). É muito simples de solicitar a sua aqui no Brasil, fiz um artigo detalhando esse passo a passo.

O Japão só reconhece a Permissão Internacional de Dirigir com base na Convenção de Genebra, e o Brasil não emite suas licenças baseadas nessa convenção. Sendo assim, os motoristas habilitados no Brasil, tem que realizar a transferência de sua habilitação, afim de poder dirigir no Japão.

Roaming Internacional (chip do Brasil)
Não precisa se preocupar em trocar de chip e ativar linha nova. A qualidade da ligação pode ser ruim. Utilizar um plano internacional da própria operadora que você utiliza aqui no Brasil (Tim, Vivo, Claro) sem dúvidas seria a opção mais prática de chip para os EUA.

As locadoras sabem desse sistema e obedecem às leis. Nos EUA, entretanto, você não vai conseguir usar a sua CNH Digital para alugar um carro. É extremamente importante que você esteja com o seu documento físico, que é o único aceito. Não adianta tentar o jeitinho brasileiro, pois não será autorizado.

Furar o sinal vermelho é uma multa gravíssima no Brasil e em muitos outros países, mas nos EUA, você pode virar à direita com o sinal vermelho, desde que com caminho esteja livre de pedestres e de tráfego.

Nos EUA, por exemplo, na maioria dos estados o teto é de 80/85 mph (129/137 km/h).

Nunca passe dos limites de velocidade, pois, nos EUA os policiais têm radares em seus carros e motocicletas que pegam a quilômetros de distância. Se for multado, assine a multa e não discuta com o policial, tentando se justificar , isso só vai piorar sua situação.

Não é de hoje que as Havaianas são adoradas por gringos mundo afora. A novidade é que a Alpargatas inaugura, no dia 6 de julho, sua primeira loja exclusiva nos Estados Unidos, ao estilo daquelas que já tem espalhadas pelo Brasil.

Não existe área de serviço
Em vez de um espaço inteiro para varal, lavadora, secadora e itens de limpeza, as casas nos Estados Unidos possuem um tipo de closetbastante funcional e com tamanho suficiente para acomodar os eletrodomésticos e outros objetos.

Com modelos variados, os pares de chinelos havaianas do mais simples ao Swarovsky, vão de US$14,00 a US$128,00, são de encher os olhos.

Ou seja, não há nenhuma restrição referente a isso, assim como não há restrições referentes ao uso de biquínis, sungas ou demais roupas leves. Quanto aos motociclistas, é comum encontrar, também, dúvidas em relação ao uso de bermudas ao pilotar.

Braço engessado, colar cervical e tampão nos olhos são alguns fatores que limitam a capacidade física do condutor e que são proibidos por lei.